PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

U2 atualiza mensagem pró-UE em show em Manchester pela eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018


Antes do U2 iniciar a perna europeia da eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018, Bono avisou que a bandeira europeia se tornaria o pano de fundo, substituindo a grande bandeira americana que era mostrada em "American Soul" na primeira parte da turnê, e o megafone de Bono também mudou, sendo o pintado como a bandeira europeia.
Em uma entrevista gravada para a BBC, uma pergunta: a banda pensou em como a mensagem pró-UE vai cair no Reino Unido?
"Certamente será uma recepção interessante", disse Adam Clayton. "Eu acho que nosso público provavelmente será dividido de várias maneiras diferentes, e eu acho que o que queremos ver é o que sai disso".
Hoje aconteceu o show em Manchester, Inglaterra. E o que se viu foi uma modificação na mensagem com a bandeira sendo atualizada trazendo uma estrela com a bandeira do Reino Unido, com um coração destacando ela.
Confira no final do vídeo abaixo:



Para entender: em 2016, foi anunciada a saída do Reino Unido da União Europeia, após uma votação. Em suas redes sociais na época, o U2 escreveu: "Aos eleitores irlandeses no Reino Unido, não saiam. Europa sem Reino Unido nos parece inimaginável".
As palavras da banda foram acompanhadas por um vídeo sobre os Acordos de Paz da Sexta-feira Santa, que puseram fim a 30 anos de conflito na Irlanda do Norte e tiveram forte apoio da UE.
O show do U2 abre com imagens do continente em ruínas após a Segunda Guerra Mundial e termina com a banda tocando em frente à bandeira da UE, fazendo um apelo por tolerância e unidade.
"Começar o show depois da Segunda Guerra Mundial, naquela devastação, naquele horror foi um pouco assustador para nós", diz Bono.
"Abrimos a turnê em Berlim e ficou apenas um silêncio, por razões muito compreensíveis. Mas fora dos escombros veio a ideia da Europa e que, talvez, apesar de falarmos línguas diferentes, pudéssemos de alguma forma usar a mesma voz. Eu acho que é um conceito bonito e romântico, a Europa, mas acabou sendo um conceito frio para muitas pessoas. Você só pensa na burocracia em Bruxelas, e é por isso que eu acho que muitas pessoas no Reino Unido queriam sair".

Extraordinário pensar também que quando o U2 dirigiu pela primeira vez pela M1 de Londres para tocar em Manchester - em maio de 1980 - eles tinham acabado de escrever uma nova música. Eles tocaram ela naquela noite e tocaram de novo esta noite - "I Will Follow" - trinta e oito anos do mês em que foi lançada como o quinto single da banda!
Ainda permanece no setlist e soa como fresca!

'I was on the outside when you said
You needed me
I was looking at myself
I was blind, I could not see...'
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...