PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Aoife McArdle conta como Bono ajudou à criar 'Every Breaking Wave'


Aoife McArdle, diretora de 'Every Breaking Wave', conta como lhe foi dada livre escolha por Bono, para ela criar 'algo emocional' como um veículo para mais novo single do U2, e como escolheu atores desconhecidos de Belfast para ajudar a contar a sua história:

Não é todo mundo que pode dizer que recebeu total licença criativa de um super-grupo, como o U2, para fazer seu mais recente vídeo musical, mas para uma talentosa diretora da Irlanda do Norte, é verdade.
Aoife McArdle está por trás do curta aclamado pela crítica, 'Every Breaking Wave', o vídeo oficial do novo single do U2 com o mesmo nome.
Filmado na área de New Lodge em Belfast durante algumas semanas, a peça de 13 minutos foi inspirada tanto em "Every Breaking Wave", como em outra canção do U2, "The Troubles".
A faixa de punk icônica do Stiff Little Fingers, "Alternativa Ulster", entretanto, é que abre o filme. Interpretado por atores locais, conta a história de um jovem casal – um católico, um protestante – que se apaixonaram durante o The Troubles. 'Eu realmente amei o resultado,' diz McArdle. 'Estou muito orgulhosa disso.'

McArdle, que atualmente trabalha com a empresa Somesuch, inicialmente foi abordada por Jefferson Hack da revista Dazed, que perguntou se ela estaria interessada em fazer um curta-metragem para o U2. Hack disse para McArdle que ele queria trabalhar com ela por um tempo e pensava que ela seria perfeita para liderar o projeto.
'Eu não estava muito segura, pois eu não sabia o que eles queriam ou o que eles esperavam de um diretor', diz McArdle. 'Mas Bono me telefonou e me disse que eles queriam que eu fizesse fazer qualquer filme que eu quisesse. Ele disse para ouvir a música e fazer tudo o que me viesse à mente.'
Com total licença artística concedida, McArdle posteriormente terminou seu roteiro durante um fim de semana intensivo de escrita, com Bono mantendo contato durante todo o processo. McArdle descreve ele como 'realmente envolvente e engraçado', dizendo que o homem de frente do U2 'telefonou e respondeu às coisas, mas nunca de forma negativa'.
'Ele é um cara muito legal. Foi apenas com Bono que tive contato direto, mas ele estava realmente animado com todo o processo criativo. Talvez seja por isso que o U2 tiveram essa longevidade como uma banda, estão tão envolvidos. Foi realmente contagiante.'
Embora ela tivesse programado para se reunir e conhecer a banda, a data proposta colidiu com o aniversário da mãe dela, mas McArdle sabe que tudo tem seu tempo: 'Acabou que eu não conheci eles pessoalmente, mas eu falei muitas vezes com Bono no telefone. Ele me disse sobre a história da canção "Every Breaking Wave", que é sobre seu relacionamento com sua esposa. Eles se conheceram quando tinham 14 ou 15 anos e se apaixonaram. Então o U2 se tornou grande e eles tinham tudo isso sobre como eles iam ficar juntos. Foi ótimo para obter esse pano de fundo.'
Equipada com a história por trás de Bono, McArdle respondeu ao seu pedido de 'algo emocional' injetando um pouco de sua própria personalidade para o filme. E então Belfast. 'Ficaram muito contentes que a história se estabeleceu na Irlanda do Norte', acrescenta a diretora. 'Bono disse que eu deveria também escutar "The Troubles", e a ideia veio para mim através de ambas as músicas. Ele nunca ia ser um vídeo convencional. É um filme conduzido por sua música e diálogo.'

Uma defensora de se ter elenco de atores de rua, McArdle chegou em Belfast e imediatamente saiu em busca de seus atores. Posteriormente veio com dois protagonistas masculinos das ruas da cidade – ambos melhores amigos na vida real – e achou que eles eram perfeitos. 'Eu gosto de trabalhar com jovens que talvez nunca pensaram que pudessem atuar.'
'Eu queria ser uma diretora desde os sete anos', recorda McArdle. 'Lembro-me de assistir Humphrey Bogart e filmes noir com meu pai – e Taxi Driver com minha mãe – pensando: "Eu quero fazer isso."
McArdle também é fotógrafa.

Do site: www.culturenorthernireland.org

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...