PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

The Good Book: a entrevista de Bono para a Hot Press - Parte II


Eu sei que envolve muito trabalho duro, mas houve momentos em que você realmente gostou de escrevê-lo?

Houve momentos em que foi exasperante e frustrante, mas muito mais vezes em que foi um exercício alegre. Quando está fluindo para fora de você, é uma libertação, e eu realmente ansiava pelas primeiras manhãs quando tinha tempo para escrever. Deu um bug. Fazer o audiobook foi brilhante pra caralho. Eu amei. Não a leitura que levou séculos, mas trabalhar com o produtor Scott Sherratt para colocar os elementos musicais e transformar essas páginas 2D em paisagens sonoras surround. Foi divertido. Voltar ao estúdio de gravação é sempre uma emoção. Eu queria fazer os desenhos para levantar um pouco as páginas. Quando você está acostumado a gravar músicas, as letras são apenas uma parte, é um ajuste trabalhar apenas com as palavras para contar histórias. Os desenhos pareciam um rufar de tambores para cada capítulo.

Há muita escrita boa no livro. Existe uma passagem de destaque para você - uma que, acima de tudo, você sente que adoraria que todos lessem?

É como me pedir para escolher minha música favorita do U2. É um livro longo, mas eu o escrevi em quarenta contos para que os leitores possam mergulhar. As pessoas estão ocupadas.

Sua caligrafia não mudou muito!

Em que as pessoas ainda não conseguem ler?

Você menciona no livro que poderia ter se tornado jornalista – houve momentos em que, observando jornalistas em ação ao longo dos anos, pensou: Estou feliz por não ter ido por esse caminho horrível!

Observando jornalistas que descobrem fatos e verdades colocando-se em risco, só sinto profunda gratidão. (RED) teve um cachecol de edição limitada de Ed Ruscha intitulado "A ciência é a verdade descoberta".

Há uma linha curiosa sobre Ali – que seus filhos lhe deram permissão para escrever sobre eles, e que Ali pode fazer isso em algum momento – isso é uma piada entre vocês dois? Deve haver uma preocupação de que se torne muito intrusivo!

Ali é uma pessoa reservada, estava nervoso para mostrar isso a ela. Mas ela me surpreendeu, como sempre faz. Houve um parágrafo que ela me pediu para tirar porque era muito pessoal, e então ela corrigiu minha ortografia. Ela sempre seria a primeira e a última editora. É mais do que corrigir minha gramática e checar minhas memórias. Desde que nos conhecemos na Mount Temple, Ali sempre foi meu editor-chefe.

Você ainda sente-se zangado com o fato de que seu trabalho no Drop the Debt e DATA foi tão frequentemente caracterizado erroneamente como uma forma de conluio?

Eu queria escrever nosso relato sobre as reviravoltas de como essa defesa funciona e o que está por trás das fotos. É uma viagem louca e acabei em alguns lugares desconfortáveis, com certeza, mas nunca fui muito bom em me sentir confortável! Eu recebo muitos holofotes por causa do U2, mas o trabalho sobre dívidas e AIDS foi um grande esforço de pessoas de todo o mundo. Estou muito orgulhoso do que foi alcançado e orgulhoso de que a banda tenha colocado nossa fama para trabalhar dessa maneira. Envolveu compromissos difíceis e às vezes caros ao longo do caminho, mas quaisquer custos para nós não são nada comparados ao impacto do que fizemos parte. O Banco Mundial registra que, no caso da campanha Drop The Debt, mais de 54 milhões de crianças foram à escola nos países mais pobres do planeta. $ 130 bilhões em dívidas injustas canceladas. Foi um privilégio ter um papel pequeno, mas significativo. A honra de uma vida.

Muitas pessoas usam um livro de memórias ou autobiografia para acertar velhas contas – houve alguma tentação de fazer isso?

Era um favo de mel.

A religião está no cerne do livro, mas também parece uma celebração da dúvida - isso é justo?

É uma celebração de não saber, mas saber. Depois de 40 anos de casados, Ali ainda é um mistério para mim, mas sei que aconteça o que acontecer, se um de nós se perder, o outro encontrará. Minha fé é assim.

Você cita com aprovação a linha de abertura de Nick Cave em "Into My Arms" - "Eu não acredito em um Deus intervencionista ..." - não é? Se a resposta for sim, então como é que ele/ela/eles fizeram tanta bagunça?

A maneira que escolhi para ler Gênesis, foi Adão quem expulsou Deus do jardim e culpou Eva. "Paraíso na Terra, precisamos disso agora, estou cansado de tudo isso por aí…" Talvez estejamos apenas nascendo. Afinal, um bilhão de anos é um dia aos olhos de Deus... talvez sejam apenas dores de crescimento. Somos nós que estamos fazendo a bagunça, mas como adoramos culpar o Deus em que não acreditamos. Dores de parto são abundantes.

Se não, ou se houver dúvida, então todo o mito cristão – e de fato as versões judaica e islâmica – são essencialmente um monte de histórias muito poéticas.

Somos as histórias que contamos a nós mesmos, criamos mitos.

Eu perguntei a Van Morrison não faz muito tempo se Deus existe – e ele disse "Você não pode saber disso. Ninguém sabe disso". Existe algum problema com a religião, na medida em que insiste "Você pode responder a isso – e existe"...?

Qualquer pessoa que insiste em qualquer coisa para outra pessoa é religião com R maiúsculo. Estou mais interessado no que você insiste para si mesmo e como isso se desenrola em sua vida diária. Falho todos os dias, mas tento todos os dias também.

No final, o que emerge com mais clareza é que "o amor é a lei superior" – essa é a mensagem essencial de 'Surrender'?

Acho que sim, mas também é um exame do próprio amor. Encontramos um terreno comum alcançando um terreno mais alto. Devo admitir demais escrever um livro com um título que ainda estou tentando entender completamente.

Você se sente completamente tranquilo em relação ao seu relacionamento com seu pai, Bob, agora?

Eu gostaria que tivéssemos conseguido derrubar nossas defesas antes, mas conseguimos passar por cima delas antes que ele morresse. No livro que escrevo sobre ir pedir perdão em uma pequena capela depois que ele faleceu, um momento que sinto que mudou minha voz, assim como minha atitude. Foi depois do fato que a verdadeira paz surgiu e isso foi um verdadeiro presente para mim.

Foi fácil aceitar a notícia sobre seu novo irmão, Scott?

Sim, é a coisa mais estranha, mas não fiquei surpreso ao saber que ele era nosso irmão. Fazia todo o sentido para mim, sempre me senti muito próxima dele.

A impressão é terrivelmente final: havia algo que você estava chutando a si mesmo que não disse no livro, uma vez que a assinatura final aconteceu?

Acabei recebendo muitas ligações longas para explicar por que meu editor manteve um grande amigo na sala de edição.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...