PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Contando A História: como Scott Sherratt ajudou Bono a elevar 'Surrender' a uma 'forma de arte de audiobook'


Contando A História

'O novo livro de memórias de Bono eleva o audiobook a uma forma de arte', informou o Times no Reino Unido na semana passada. Seu diretor e produtor, Scott Sherratt, trabalhou com uma série de artistas estelares, tem um Grammy de 'Palavra Falada' em seu nome e acaba de ser indicado a outro, pelo livro de Questlove, 'Music Is History'. Mas o que poderia prepará-lo para um verão trabalhando com Bono, em busca do 'próximo nível'?
Brian Draper falou com ele para o U2.COM 

Aqui está a Parte 1 da conversa especial de duas partes.

Parabéns por criar algo realmente especial aqui, Scott! O que, para você, torna um audiobook ótimo?

Minha ideia de um audiobook é uma obra de arte criativa autônoma. Não é uma peça complementar do livro impresso, mas sua própria criatura. Se o livro é o roteiro, o audiobook é o evento cinematográfico. Esperançosamente!
Começa com o básico; a história, a voz, o narrador, o performer. E 'Surrender' honestamente seria ótimo se eu tirasse tudo e fosse apenas Bono contando a história. Ele tem uma voz tão bonita, ele é um ótimo narrador.
E ótimo é um ótimo lugar para começar.

E de lá?

Bono está sempre procurando o próximo nível. Ele quer ver onde 'isso' pode ir. Como podemos permitir que tenha frescor, seja imprevisível? E para mim, isso é incrivelmente emocionante.
Ele queria fazer todas essas coisas malucas e me deu acesso total a toda a sua história musical. Isso nunca acontece - ser capaz de encontrar e incorporar as primeiras demos, vocais isolados, músicas inéditas!
Com a bênção de Bono, o pessoal dos arquivos do U2 nos dava tudo o que pedíamos, o que parecia um pouco: "De jeito nenhum! Isso é loucura!" Ser confiável e encorajado a mergulhar, remodelar e brincar com essas gravações maravilhosas é uma honra.
Há também o incrível bônus de que a banda reimaginou sua música para 'Songs Of Surrender'. Então, algo novo iria acontecer. E embora as 'Songs Of Surrender' sejam novas versões, ainda tive que retrabalhá-las para o audiolbook, então há muitas coisas que não existem em nenhum outro lugar do mundo. Surpresas e mimos por toda parte!

O que você acha que Bono estava procurando em você?

Tivemos uma longa conversa antes de eu ir para a Europa para me juntar a ele, para sentir um ao outro e para ele me conhecer. Nunca quero aplicar nenhuma ideia ou noção preconcebida a nenhum projeto e acho que meu 'seja lá o que for' fez sentido para ele.
Elvis Costello diz que quando Paul McCartney o convidou para ir a sua casa para escrever músicas com ele, ele não podia simplesmente aparecer com seu cartão de fã dos Beatles. Ele tinha que estar preparado. Mesma coisa aqui. Eu tinha que estar pronto, e eu estava.

E assim, ao trabalho!

Montamos o quarto dele dessa forma especial. Há muitas coisas que faço para garantir que soará fabuloso (a gravação de voz longa é diferente da gravação comercial ou até mesmo de podcasts) e eu queria que ele se sentisse confortável o suficiente para começar a cantar se quisesse - o que ele fez!
Eu nunca sei que tipo de contador de histórias alguém será, mas Bono é incrível. Suas palavras escritas tornaram-se mais fluidas, mais abertas à sua imaginação visual, conforme ele as falava. Eu o observava descobrir coisas, como se fosse a primeira vez, enquanto gravava todos os dias.

E você começou a encontrar uma química?

Em nossos primeiros dias, enquanto Bono e eu trocávamos ideias um com o outro, eu me retirava para o meu quarto de hotel e criava rascunhos durante a noite, para tocá-lo no dia seguinte. De alguma forma, maravilhosamente, parecíamos estar na mesma página, e Bono me encorajou a "ir à loucura!".
Ele também é muito engraçado. Ser capaz de rir um com o outro. Um com o outro é essencial quando vocês estão isolados juntos por semanas a fio. Na maioria das vezes, éramos apenas Bono e eu, então caímos em um bom ritmo recíproco e coisas requintadas começaram a acontecer.
Fazíamos ajustes no texto, na performance, à medida que avançávamos. Ele é incrivelmente ativo, todas as palavras estão cheias de energia e ele está cem por cento presente para todas essas voltas e reviravoltas aliterativas… Em parte, tratava-se de mantê-lo onde ele queria estar.
Uma coisa em particular significou muito para mim. Estávamos discutindo sobre uma 'deixa musical'. Ele não tinha certeza sobre isso, enquanto eu amava isso na peça. Levei uma eternidade para encontrar uma alternativa com a qual isso pudesse funcionar, mas estava soando mais como um documentário naquele momento. Bono disse: "Sabe, simplesmente não soa como nós". E eu achei isso tão bonito, porque ele havia internalizado onde estávamos. O "nós" era eu, ele e essa coisa nova e maravilhosa que estávamos criando.

Qual foi sua abordagem para usar o material do U2?

Os 40 títulos dos capítulos com títulos de músicas nos deram uma estrutura, e os ouvintes ouvirão partes das novas 'Songs Of Surrender' que iniciam cada capítulo - embora posteriormente reimaginadas para o audiobook.
Inicialmente, um dos engenheiros de Bono, Duncan Stewart, mencionou uma parte de uma música para mim, apenas uma pequena parte do teclado de "Pride". E pensamos: "Essa é uma ótima ideia!" ... e então perguntei a Bono: "E se eu dissecar essas músicas, abrir mixagens, retirar partes de teclado, vocais e partes de guitarra e encontraremos coisas que façam sentido para esses cabeçalhos e momentos internos?"
Na maioria das vezes, se relacionam com a música que dá título ao capítulo, mas nem sempre. Pode ser uma parte de teclado de três segundos de "Love Is Bigger" ou uma parte de bateria de outra coisa.

E foram muitas letras para dar vida?

As letras são uma parte crucial da história que ele está contando. Às vezes ele apenas cantava; às vezes fazia sentido fazer uma nova mixagem sob medida com apenas um violão ou piano e a voz de Bono, e trazê-la à tona sob sua narração.
Bono sendo Bono, as letras às vezes são do segundo ou terceiro verso (não do primeiro), ou parte de um refrão, então não há como usar uma música contínua desde o início da música. Felizmente, confiaram em mim para remixar e reinventar esses momentos - eu trazia seu vocal, editava, trazia aquele verso e, se talvez não fizesse sentido cortá-lo ali mesmo, Bono me dava licença para criar o final perfeito ou transição.
Eu poderia então fazer algo grande e feio para fechar tudo com o teclado e nos levar para algum outro lugar enquanto a história ziguezagueia no tempo!

E você também usou efeitos sonoros como material dentro das histórias.

Sim, efeitos sonoros, o que chamamos de 'foley', atmosfera, tudo guiado pelo texto, pela performance do Bono. Se está debaixo d'água, vamos colocá-lo debaixo d'água! Ou no espaço sideral? Vamos lá!
Pedi a um amigo em Galway que gravasse um pequeno papel para mim com três jovens, 'um grupo de garotas rindo e gritando do lado de fora da janela', no primeiro ensaio da banda na cozinha de Larry. Temos um Brian Eno cantando, cenas de bar cheias com clientes barulhentos, efeitos especiais e música…
Eu tento evitar coisas que são redundantes, "Dois tiros soam" - Bang bang! Só sinto algo se realmente tiver valor aditivo.

Você pode nos dar exemplos de onde a música em particular ajuda o livro a se tornar aquela obra de arte 'autônoma' de que você falou?

Bono me encorajou a brincar com o tempo, como usar um piano da música "Stuck In A Moment" de 2000, quando o U2 ainda é apenas uma banda jovem nos anos 70 encontrando seu som.
Em outro lugar, por exemplo, igualei o som da guitarra de Edge e toquei (como se eu fosse Bono) com tremendos gritos de feedback no nascimento de "I Will Follow".
Uma das muitas coisas que aprendi ao pesquisar a música do U2 é que essas músicas são muito bem trabalhadas. Em uma das primeiras cenas do livro, quando Iris desmorona ao lado do túmulo de seu pai enquanto ele é baixado ao solo, eu uso uma parte de guitarra de uma música de tom maior muito nada triste, "Landlady". É um momento breve, mas poderoso, que é outro ponto de partida de várias maneiras.

Como essa ideia surgiu para você?

Eu estava procurando através de décadas de música para descobrir 'wipes', como os chamamos, que ajudam na transição de uma cena para outra. Eu criei uma variedade de opções, mas não tive tempo de digerir todas elas.
A parte de guitarra de Edge realmente me impressionou. Você pode ouvir as cordas puxando os captadores e, quando nuas assim, percebi como era triste. Há algo de empático nisso, e ele apresenta uma parte lindamente melancólica de Fender Rhodes que pedi a um amigo, Freddie Khaw, para tocar. Nós projetamos totalmente o som dessa cena, realmente brincando com o campo estéreo.

Você tem um momento musical favorito que se destaca?

A partir de hoje, é "The Wanderer" com Johnny Cash. Isso começou como um momento vocal isolado de Johnny Cash, então Bono mencionou uma parte de guitarra que ele tocou na música original que eu realmente queria ouvir. Eu tive uma sessão completa da música do arquivo, uma transferência de uma fita de duas polegadas.
A parte da guitarra Gretsch de Bono é uma melodia maravilhosa e vibrante que banhamos em um tremolo e reverberação Fender Twin. Fiz disso o foco em torno de Johnny e o ritmo da música, o motor. É uma partida de seu design eletrônico original. A guitarra e o reverb dão uma boa qualidade de Clash e a voz de Johnny é de outro mundo!
Há também uma cena em que Bono vai para uma pequena capela na França, no alto de uma colina, depois que seu pai faleceu. Após o culto, ele volta aos bancos e pede desculpas ao pai. "Eu o perdoei por seus próprios crimes passionais, mas nunca lhe pedi perdão pelos meus".
Por baixo, comecei a sobrepor "Sometimes You Can't Make It On Your Own" - apenas piano e o canto de Bono. É um rearranjo da música, e é lindo. Parece que o piano está naquela igreja. Toquei para Bono e ele adorou. É lindo e assustador.
Enquanto o piano toca, ele reflete: "Nunca saberei se foi por causa de eu ter pedido perdão naquela capelinha, mas depois que meu pai morreu, algo mudou".
Não vai ficar um olho seco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...