PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Jornalista conta como criticou 'The Joshua Tree' do U2 e recebeu email de Bono 30 anos depois


David Cohen é um escritor de Wellington, Nova Zelândia, e autor de sete livros, mais recentemente como editor do The RNZ Cookbook (Massey University Press).
Ele escreveu para o site Newsroom:

Há dois testamentos arqueando a narrativa do novo livro de memórias de Bono: uma vez o jovem santo que queria ser um pecador, agora o pecador maduro que realmente quer ser santo. Curiosamente, sei um pouco sobre essas duas encarnações por ter desempenhado um pequeno papel nas duas conhecidas apresentações locais do clássico de consenso de sua banda, 'The Joshua Tree', que o U2 fez uma turnê na Nova Zelândia em 1989 e depois novamente como uma celebração de 30º aniversário pouco antes da pandemia de Covid.
Antes da apresentação anterior, publiquei uma, digamos, avaliação divergente de 'The Joshua Tree'. Repleto de apartes sobre o que me soava como devoções roucas e pretensões emaranhadas ao som de sinos estupendamente familiares.
A peça ofereceu uma espécie de mapa para a gravação, uma jornada como faz, por fantasmagóricas cidades mineiras inglesas, Death Valley, Plaza de Mayo, até mesmo o subúrbio de Auckland de One Tree Hill. Sem esquecer o espetáculo lírico de Hewson, o jovem rico de Dublin, ainda com menos de 30 anos, no alto de uma colina em um local não revelado da América Central, sacudindo ridiculamente o punho ossudo para os "aviões de combate" americanos zumbindo no alto.
Tudo sem caridade, admiti. Mas assim foi a resposta mais tarde na mesma noite com Hewson no palco na frente de 50.000 fãs citando partes da peça para rugidos de desaprovação de alguns.
O que aconteceu naquela noite distante não é muito importante agora. O que continua interessante, eu acho, é o que aconteceu 30 anos depois, depois que a banda voltou aqui para sua segunda apresentação da mesma gravação em Auckland. E assim aconteceu, na tarde daquele show, recebi um e-mail inicial do cantor.
Foi prefaciado com uma mensagem dos escritórios de Londres da empresa de gestão do U2, que também representa Damon Albarn e PJ Harvey: "Bono me pediu para passar esta nota abaixo. Deixe-nos saber se por acaso você pode estar no show".
Bono escreveu: "Querido David, foi há muito tempo... 30 anos... mas você escreveu uma resenha depreciativa de The Joshua Tree que eu usei como adereço em nossa turnê LOVETOWN ... Não me lembro do que disse... Tenho certeza de que era para ser engraçado, mas não foi... Desculpas.... Ao contrário de seu review, que foi feito para ser sério - e foi, mesmo que arrogante e jovem à sua maneira. Se você estiver 30 anos depois para testemunhar aquele álbum de merda... você será muito bem-vindo esta noite. E você não precisa gostar desta vez nem por todo o seu brilho gospel, é uma beleza negra. Bono".
Bem, me chateou gentilmente.
Nós dois éramos muito mais jovens naquela época, escrevi de volta, e quem diria que eu estava certo na primeira vez. Ora, até mesmo um dos meus filhos, Eliot, estes dias achava o U2 uma chatice. Infelizmente, com todos os voos disponíveis lotados (que estavam mesmo), não pude comparecer ao show.
No dia seguinte ao show na Nova Zelândia, porém, ele voltou a entrar em contato, enviando-me cuidadosamente um clipe do show que perdi. A filmagem era da canção de assinatura de 'The Joshua Tree', "I Still Haven’t Found What I'm Looking For".
Também era uma versão bastante elegante, com um riff falado de Van Morrisson no meio sobre o abandono religioso. Eu assisti com novo prazer. Como fiz com a inesperada e doce despedida do cantor no palco: "Isso é para Eliot Cohen!"
E, eu acho, para seu velho pai.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...