PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Tom Dunne do Something Happens fala sobre o U2 e 'Achtung Baby'


Tom Dunne é um locutor de rádio irlandês da Newstalk e cantor / compositor da banda Something Happens. Antes de ingressar na Newstalk, Dunne trabalhou na Today FM, apresentando seu programa de rádio muito popular e muito bem-sucedido 'Pet Sounds', que começou a ser transmitido em 1999.
Ele escreveu para o Irish Examiner sobre o 30° aniversário de 'Achtung Baby' do U2:

'Achtung Baby' do U2 completa 30 anos esta semana. Foi o álbum que provou que 'The Joshua Tree' não era um acaso. Desde então, dividiu os fãs em dois campos: aqueles que preferem a pureza de 'The Joshua Tree' e aqueles que preferem a diversão diabólica de 'Achtung'. Naturalmente, não estou em nenhum dos campos.
Estou em um campo marcado 'Aqueles Que Também Estavam Em Uma Banda Na Época Do U2'. Este não é um campo fácil. É um campo de amargura e divisão. Muitos neste campo já foram chamados de 'O Próximo U2'. A história, aquela amante cruel, desde então revelou que o U2 era de fato o próximo U2, e o U2 depois disso também.
Ser contemporâneo deles não foi fácil. Era como se crianças, fingindo ser astronautas, de repente tivessem percebido que quatro delas haviam construído uma nave espacial de verdade e ido para a lua. Ainda estávamos fazendo barulhos da nave com nossas bocas. O U2 estava em outro planeta.
Meu melhor amigo foi o primeiro a detectar o enorme potencial do U2. Seu trabalho principal era avaliar outras bandas de Dublin. Eu citaria uma e ele, invariavelmente, dizia, "Merda". Quando eu disse "U2", ele disse: "Particularmente uma merda!" antes de acrescentar, "mas eu só os vi como The Hype, não à partir de quando se tornaram U2". Mas então nós os vimos, aabrindo para Patrick Fitzgerald, no Project Arts Center. Eles foram bons, mas depois do show, alguém tocou um pré-lançamento de seu single de estreia, 'U23', no PA. Suas três faixas nos paralisaram. Olhamos um para o outro, horrorizados. Estava longe de ser uma merda. Foi espetacular.
Este foi o começo do meu fandom U2. Fiz fila para o Dandelion, acompanhei seu progresso no Reino Unido, comprei tudo o que pude. Eu assisti nervosamente quando eles finalmente fizeram o Top Of The Pops. Se eles tivessem parado naquele ponto, já teriam excedido minhas maiores expectativas em relação a eles. Mas, obviamente, não a deles.
Alguns anos depois, conforme a ascensão do U2 continuava, eu estava com membros do Aslan em um clube na North Great George's Street quando ouvimos "Pride" pela primeira vez. É o mesmo riff no verso e no refrão. Eu olhei para Aslan. Aslan olhou para mim. "É o mesmo riff", todos nós dissemos.
Parece uma coisa pequena agora, mas nenhuma outra banda irlandesa teria pensado nisso na época. A página 1 do manual do compositor afirma: "Faça o verso e o refrão diferentes". Em que página estava o U2?
No dia em que apareceram na capa da Time Magazine, quase bati com o carro. Estava dirigindo na Baggot Street. Eu dizia ao mundo e à mãe que eles seriam grandes desde 1979. Mas eram os Stones, os Beatles, os grandes! Isso era maior do que grande.
Seu sucesso foi um tiro no braço para todas as bandas irlandesas. "Olha o que pode ser feito!" foi dito. As bandas de toda a Irlanda dobraram de tamanho: escreveram mais, tocaram mais, acreditaram mais. Logo, banda após banda, incluindo nós, estávamos assinando contratos.
Em 1990, como muitos deles estavam produzindo álbuns realmente ótimos, as coisas ficaram interessantes no mundo do U2. Algumas pequenas fissuras começaram a aparecer no edifício U2. 'Rattle And Hum' não eram universalmente amado. As pessoas estavam admitindo uma pequena sobrecarga de U2. O U2 Mark 1 parecia ter seguido seu curso.
No mundo do Something Happens, nosso segundo álbum chegou ao topo das paradas, nossa turnê irlandesa esgotou ingressos e os danos (por entusiasmo) aos assentos na Cork Opera House chegaram à primeira página dos jornais nacionais. Fomos até eleitos a Melhor Banda Irlandesa na Hot Press, um prêmio que até então era privilégio absoluto de, bem, você sabe quem.
Em 1991, enquanto ensaiávamos para nosso terceiro álbum no The Factory, a principal instalação de ensaio de Dublin, o U2 montou equipamentos em sua maior sala. Por incrível que pareça neste ponto, a expectativa era baixa em torno do que seria seu sétimo álbum. Houve um boato de que eles estavam tendo problemas.
Ainda me lembro do momento. Ray, nosso guitarrista, e eu caminhávamos pelo longo corredor que saía da cantina. Enquanto caminhávamos, The Edge começou a tocar o que se tornaria o riff de abertura de "Mysterious Ways". Ele reverberou contra as paredes em toda a sua glória épica e impressionante.
Eu olhei para Ray e Ray olhou para mim. Sentimos o ar sair de nossos pulmões. Então, o U2 não iria embora depois de tudo!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...