PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Cherry Dragon, cantora negra que cresceu na Irlanda, diz na Hot Press que pergunta feita à ela em programa de rádio, jamais teria sido feita ao U2, um artista irlandês branco


A cantora, compositora e produtora Cherry Dragon compartilha na Hot Press seus pensamentos e experiências como parte de '100 Voices: #AllAgainstRacism'.
"Crescendo na Irlanda, de certa forma tive sorte. Não experimentei racismo violento ou muitos xingamentos, que são algumas das histórias que ouvi de pessoas que cresceram em Londres. 
No geral, acho que a Irlanda tem me aceitado. No entanto, o tipo de racismo que experimentei foi muito mais encoberto. Também muito disso era ignorância: como ser perguntada por garotas da escola: "Você queima no sol? Por que seu cabelo seca tão rápido depois de nadar? Por que seu cabelo está tão crespo?" Também fui importunada e liguei para Macy Gray quando andava pela rua. Mas até o meu próprio familiar, que é branco de outro casamento da minha mãe, me disse para parar de ser tão séria quando expressei minha raiva - ele riu com eles e disse que estavam apenas brincando. Eu me sentia muito sozinha e com muita vergonha na verdade.
Um apresentador de TV e rádio muito conhecido na Irlanda, cujo nome não irei citar, foi definitivamente racista comigo. Eu tenho trabalhado com música nos Estados Unidos, indo e voltando por cerca de quatro anos nessa fase. Eu me apresentei em seu programa de rádio e ele me perguntou "você se considera americana agora?" Eu estava lá com meu guitarrista negro dos Estados Unidos. Senti algo em meu estômago e meu corpo ficou tenso imediatamente. Eu sabia que estavam indo fundo e era uma violação, mas estava no ar e eu não sabia o que fazer. Respondi: "Claro que não, sou irlandesa". Ele nunca teria feito essa pergunta a um artista branco irlandês. O U2 passou metade do tempo nos Estados Unidos, e não consigo imaginá-los fazendo essa pergunta. Era porque eu era negra. Ele tinha o problema de eu ser negra e irlandesa. Então, ele passivamente me deixou ciente ao vivo que não estava me considerando uma irlandesa de verdade.
Mas sinto que muito disso já passou. A geração mais velha estava mais nessa vibe. Ainda sinto que, em geral, os irlandeses são alguns dos mais calorosos que existem. Nos próximos dez anos, as coisas continuarão crescendo. Quanto menos ignorância houver, menos essas situações ocorrerão. Portanto, ter esse tipo de conversa é definitivamente o caminho a seguir".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...