PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

30 Anos de 'Achtung Baby': Flood relembra as gravações


No dia 18 de novembro de 1991, chegava às lojas 'Achtung Baby' do U2!
Engenheiro do disco, Flood relembra a gravação, as tensões em Berlim, como ele ajudou Bono a encontrar sua voz para a faixa "The Fly" e por que foi como 'estar no topo do Everest' quando eles finalmente terminaram o álbum.
"Foi muito tenso, mas de certa forma eu tinha o papel mais fácil de todos. Tecnicamente, eu era apenas o engenheiro. Havia muitas tensões dentro da banda - mas eu só descobri isso mais tarde, porque nada disso estava sendo trazido para o estúdio. Isso é o que diferencia o U2. E mesmo sendo tudo muito difícil, era apenas porque nada parecia funcionar. Isso não significa dizer que as pessoas não estavam tentando; era como se você estivesse batendo a cabeça contra uma parede de tijolos e seu rosto estivesse ficando cada vez mais sangrento.
Depois de Berlim, lembro-me de Brian Eno indo às sessões de Dublin em fevereiro ou março, ouvindo o que tínhamos e dizendo: 'Tudo parece realmente cinzento'. Essa foi a única vez que levei algo para o lado pessoal e comecei a sentir uma pressão real.
As coisas começaram a se encaixar durante a primavera. Lembro-me de Chris Blackwell chegando e ouvindo, e dizendo: 'Gente, vocês simplesmente não sabem o quão bom é este álbum.' Isso fez com que todos dissessem: 'Vamos! Nós podemos fazer isso'.
Bono estava ficando muito frustrado por não conseguir encontrar um vocal certo para "The Fly". Ele pediu para tentar de tudo na música, em diferentes jeitos, e eu tinha que ter tudo pronto para que ele pudesse fazer isso. Era difícil naquela época, mas mesmo assim não estava funcionando.
Eu disse: 'Bono, eu tenho tentado um monte de efeitos e isso pode te ajudar'. Então, eu coloquei distorção na voz dele. Na época, em 1991, eu trabalhando com o maior frontman do mundo e colocar distorção na voz dele, me fez rir.
Mas ele ouviu isso e disse "UAU!" e transformou. Ele se desconectou. Isso deu uma chance a ele para uma nova personalidade, uma voz nova que poderia ajudá-lo a expressar o que ele queria dizer. Isso foi muito importante.
Da mesma forma, havia uma versão inicial para "Zoo Station", que não estava funcionando. Bono me sugeriu que eu tentasse um mix industrial, para ver como soaria. Então eu fiz, e eles adoraram a introdução. Bono escutou no carro e achou que seus auto-falantes haviam quebrado.
Seis meses depois, nós estávamos mixando e a música surgiu. E o Bono quis colocar o mix inacabado que eu tinha feito da introdução junto com o mix atualizado que tínhamos. Essa era a mentalidade: tudo poderia ser tentado.
Eu escutei o som da necessidade, o som de algo que precisava de mudanças. A velha ideia de um álbum é que ele registra as emoções da época, do lugar, das pessoas. E é isso que é o 'Achtung Baby'.
Eu estive lá e fiz parte daquilo. Todo mundo estava dando o máximo de suas forças e nós queríamos isso para todos. Foi uma das sessões mais criativas que eu já trabalhei.
Mas todo mundo estava totalmente emocionalmente cru também. A gravação daquela época é uma coisa que não dá para ser esquecida.
Eu lembro do último dia mixando 'Achtung Baby'. Havia muitas e muitas pessoas trabalhando, mixando. A banda estava no andar de cima com Danny e Brian, todos bêbados, decidindo a ordem das faixas, e no último minuto trocando tudo, então o Lado 2 se tornou o lado Lado 1. E Edge estava entrando num taxi com as fitas master.
Havia um sentimento de realização, de ter chegado naquele ponto. Era como estar no topo do Everest. Você fez aquilo, escalou a montanha com uma mão só e um picador de gelo e sem oxigênio, mas com todos os seus amigos lá para te ajudar no topo.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Roger disse...

Então pode se dizer que nesse processo todo que tão difícil foi a gravação desse disco e no final a sensação de ter chegado ao pico do Everest, é que ELES ENCONTRARAM O QUE ESTAVAM PROCURANDO RS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...