PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Jack Healey precisava do apoio de músicos de rock para aumentar a conscientização sobre a Anistia Internacional nos EUA. Então ele viu Bono e o U2 em show no Madison Square Garden


Era 1986. Jack Healey, com 48 anos, havia sido um monge franciscano por 10 anos, um padre católico por 4 anos, e ele mantinha o estilo amigável de conversação e o charme de um clérigo da vizinhança.
Mas Healey, diretor executivo da Anistia Internacional nos Estados Unidos, ficava visivelmente comovido quando falava durante conferências de imprensa sobre a tortura de prisioneiros políticos. Seu corpo tremia literalmente, de indignação.
Sentado em seu quarto de hotel após uma das entrevistas coletivas de imprensa para a turnê A Conspiracy Of Hope, Healey disse: 
"Eu poderia ter sofrido incidentes ainda piores - como a maneira como eles estupram mulheres repetidas vezes na frente de seus maridos ou filhos, mas me contive. O que as pessoas não entendem é que esses não são incidentes isolados. Eles acontecem o tempo todo em um terço dos países do mundo.
Estamos falando aqui de pessoas cujo único crime é a expressão não violenta de suas crenças políticas ou religiosas. . . algo tão simples como um aluno escrevendo uma redação para o jornal da faculdade ou brindando à liberdade em um bar público. Nossa organização tenta acabar com tudo isso colocando pressão pública sobre os governos envolvidos".
Ex-oficial do Peace Corps e arrecadador de fundos para projetos contra a fome, Healey percebeu, assim que se juntou à equipe da Anistia em 1981, que a organização, bem conhecida em grande parte do mundo, precisava de um perfil mais elevado nos EUA.
Ele viu o rock 'n' roll como uma forma de aumentar a conscientização sobre a Anistia lá - especialmente a conscientização entre os jovens. Durante anos, no entanto, ele se deparou com um beco sem saída tentando conseguir o apoio de músicos de rock. O impasse terminou em 1984, quando ele viu o U2 em show no Madison Square Garden.
"Quando ouvi a música "Pride" e os vi na tela de vídeo com flashes de fotos de Martin Luther King Jr. e de índios americanos, soube que tinha meu homem", disse Healey.
Bono gosta de dizer que bastou uma reunião de 10 minutos em Dublin para que o U2 concordasse em participar, mas Bono já havia pensado muito sobre a Anistia.
Bono tinha uma presença quase evangélica no palco ao chegar aos fãs com mensagens de esperança e determinação.
"Eu acredito no poder da música para nos afetar", disse ele durante uma entrevista em um restaurante de hotel em Chicago, a quarta parada da turnê.
"Por exemplo, aprendi sobre a Anistia Internacional ao assistir ao concerto do Secret Policeman's Other Ball (um concerto beneficente de 1981 em Londres com Sting, Pete Townshend e outros). Eu fui lá apenas para me divertir, como você vai na maioria dos shows, e ri como todo mundo quando John Cleese chamou Sting de "String". 
Mas fiquei intrigado com o que era a Anistia Internacional e por que esses músicos a apoiavam. Então, eu não acredito quando as pessoas dizem que os fãs estão preocupados apenas com a música. Acho que muitos deles querem ir embora tocados de uma forma mais permanente".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...