PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

As favoritas e as revelações de Cheryl Engels, que trabalha na pós-produção de áudio dos álbuns do U2 - Parte II


Veja os créditos nos seus álbuns do U2 e você notará que Cheryl Engels tem mais menções do que a maioria, geralmente por algo misteriosamente intitulado 'pós-produção de áudio'. Ela trabalhou com The Edge na remasterização dos álbuns da banda.
O site U2.COM pediu para ela montar sua playlist favorita do U2:

8. Van Diemen's Land

Sou fã de qualquer coisa que tenha Edge nos vocais. A sequência em que rola os créditos de abertura no filme 'Rattle And Hum', de Phil Joanou, é uma montagem aérea de paisagens irlandesas, paisagens urbanas de Dublin e imagens da banda no ensaio em Dublin, todos sonorizados com "Van Diemen's Land" - é um momento poético - uma abertura perfeita para o filme.

9. Love Is Blindness

(Pensando em "Love Is Blindness" e na versão Temple Bar Mix de "Who's Gonna Ride Your Wild Horses"). "Love is Blindness" é um desespero, temperamental, coração das trevas, uma canção sensual. Minha versão favorita da música aparece no DVD 'Zoo TV Live From Sydney'. "Wild Horses", para mim, lida com assuntos similares. Quando este álbum estava sendo masterizado, eu estava em um relacionamento que estava fora de controle e se desfazendo diante dos meus olhos. As letras de "Horses" e "Blindness" falaram diretamente sobre a minha situação. "Você é um acidente esperando para acontecer; um pedaço de vidro deixado lá na praia". Tocando essas músicas consecutivamente, eu tive que me perguntar se alguém estava lendo meu diário - mas não, são meramente uma marca de excelente música universal.

10. Numb

Diversas razões para a inclusão dela, mas não estão limitadas a:
1. Larry no backing vocal
2. O Video Single
3. A performance de Edge em 1993 no MTV Video Awards
4. Soul Assassins Remix
5. O jeito que apresenta "Lemon" tão bem no álbum
6. Vocal de falsete de Bono
7. Gimme Some More Dignity Remix
8. A performance do DVD 'Zoo TV Live from Sydney', completa com imagens e efeitos sonoros do Emergency Broadcast Network
9. Aqueles uniformes azuis

11. If You Wear That Velvet Dress

Eu ouvi essa faixa pela primeira vez quando chegou ao Masterdisc em Nova York para a masterização do álbum 'POP'. Lembro-me de ouvir o álbum em um estúdio à luz de velas com Flood e o engenheiro de masterização na noite em que ele chegou, e instantaneamente me apaixonei por essa música sexy para as garotas. Alguns dias depois, a banda entrou e todos estavam sentados juntos no estúdio, tocando as faixas. Eu estava atravessando a sala e quando passei por Bono, ele pulou de seu assento, me puxou para um abraço apertado, e nós dançamos devagar de rosto colado no estúdio, enquanto todos os outros se sentavam e olhavam (ou pelo menos era assim que pareceu). Eu estou mais pro lado do autoconsciente, então tudo aquilo me envergonhou tremendamente. Eu acho que ele estava experimentando para ver como a música tocaria na turnê - ele poderia usá-la para trazer as garotas da platéia para o palco para uma dança lenta? Obviamente, ele achou que funcionava e, subseqüentemente, toda vez que eu o vi dançar lentamente com um membro da platéia durante "Velvet Dress", eu me lembro daquele dia - é claro que o tempo suavizou o momento em uma memória difusa morna.

12. Miss Sarajevo

Sou uma fervorosa admiradora de Luciano Pavarotti desde o final dos anos 70, quando a Public TV nos EUA transmitiu uma série de master classes que ele conduziu para jovens cantores. Ele era bem conhecido no mundo clássico na época, mas isso foi bem antes dos Três Tenores terem sido pensados, e ele não era um nome familiar nos círculos pop. Eu imaginava ele como minha 'descoberta secreta'. Eu amava a maneira carinhosa que ele se dirigia ao jovem talento em suas aulas - apenas observando seu rosto enquanto os ouvia cantando. Quando "Miss Sarajevo" apareceu, não pude acreditar que eu teria uma participação com minhas mãos ao equalizar os vocais masters. Este foi um território sagrado para mim - e hoje eu ainda não consigo acreditar que trabalhei nessa música. O vídeo continua sendo um dos meus visuais favoritos do U2. Os vocais de Bono nesta música durante a turnê Vertigo foram simplesmente notáveis.

13. Stuck In A Moment You Can't Get Out Of (Radio Edit)

Esta para mim é uma melodia 'me apaixonei na primeira vez que ouvi'. Eu amo o refrão gospel no final, e as letras estão entre as minhas favoritas do U2. Quando o single foi lançado, precisávamos de uma versão para o rádio; muitas ideias foram tentadas ao longo de vários dias, mas a banda não ficou satisfeita com nenhum dos resultados. Eventualmente, estouramos o prazo para entrega, e ainda não tínhamos um mix. Poderes superiores informaram que uma decisão tinha que ser tomada em uma data específica, que também era o dia de um dos shows em Paris na turnê Elevation. Antes do show, Edge telefonou dando instruções, e meu editor e eu freneticamente montamos muitas variações de edição em um estúdio em Los Angeles.
Após o show, a banda foi levada para uma festa organizada pela gravadora em uma pequena boite parisiense. Ao chegar à festa, Sheila Roche levou Edge para o banheiro masculino (ou talvez o banheiro feminino), colocou um telefone em sua mão e mandou que ele ouvisse nossas edições até que ele pudesse escolher uma. Ela ficou de guarda do lado de fora da porta do lavatório pela próxima meia hora, enquanto tocávamos mixagens ao telefone e fazíamos mais ajustes na mesma hora (o epítome da engenharia de alta tecnologia). Ouvi de alguém na gravadora como os hóspedes ficaram incomodados durante essa meia hora, mas as bexigas que se danem, nós tivemos nossa radio edit naquela noite.

14. 'Kite' (Live From Sydney, November 2006)

(Pensando nisso com "Tower Of Song" (do filme 'Leonard Cohen: I'm Your Man')
Menção honrosa tem que ir para esses dois B-Sides do single "Window In The Skies". "Kite" vem repleta de didgeridoo, um glorioso solo de guitarra de Edge, e uma dedicação a Cate Blanchette (uma das maravilhas de Deus). Os vocais de Bono são algo para se escrever. Uma perfeita experiência ao vivo - acredito que houve até mesmo uma pipa de verdade voando alto no céu de Sydney naquela noite. O U2 colaborou em performances ao vivo com muitos artistas: "Tower Of Song" é uma, e é uma obra-prima discreta - que música deliciosa de Leonard Cohen - a guitarra de Edge é tão gostosa - há um vídeo, que adiciona outra camada para esta rica fatia de bolo de chocolate. "Eu disse a Hank Williams: 'Quão solitário é isso?' Hank Williams ainda não me respondeu, mas eu o ouço tossindo a noite toda, cem andares acima de mim, na torre da música".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...