PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Bono e Elton John em um papo sobre Joe Strummer e The Clash


The Music Interview - 142 Revolution Rock

Joe Strummer, o vocalista do The Clash, transformou a música com seu espírito rebelde. Em 2003, no primeiro aniversário de sua morte, Bono e Elton John, duas lendas, discutiram o legado de um dos artistas mais inovador, irrepreensível e influente do rock n roll.
Revelações curiosas são feita para os fãs do U2, sobre as canções "Out Of Control" e "Bullet The Blue Sky"!

Elton John: Então, Bono. Como você sabe, este é o primeiro aniversário da morte de Joe Strummer. Para marcar a ocasião, eu queria ter um momento para falar com você sobre a enorme importância do seu trabalho, que foi muito político e experimental, assim como o Streetcore (Hellcat), o álbum que ele estava gravando com sua banda, Mescaleros, no momento de sua morte. Uma vez ouvi você dizer que, se não fosse pelo The Clash, nunca teria havido o U2. O que Joe e seu trabalho significam para você?

Bono: Bem, sem exagero, o Clash foi a primeira banda de rock n roll que já vimos tocar. Foi em 1977, em Dublin, na turnê 'Get Out Of Control' do Clash, nós escrevemos uma música chamada "Out Of Control" depois de ver aquele show. Eu tinha 17 anos na época e lembro de ter medo porque havia muita agressão no portão. Mas eu também estava exultante. Fiquei admirado com a visão ao olhar suas roupas - eles estavam usando um estilo de guerrilha militante, equipamento arte-ataque - e havia uma atmosfera na multidão que parecia que algo ia acontecer, como se alguém pudesse morrer ou uma revolução pudesse começar. Foi uma daquelas noites que acabou de virar o seu mundo de cabeça para baixo.

Elton John: Como era o Joe naquela época?

Bono: Quando eu era adolescente, algumas das coisas do punk-rock que estavam acontecendo na época eram um pouco idiotas, um pouco bobas - você sabe, crianças de classe média fingindo que eram da classe trabalhadora. Mas Joe parecia estar cantando em um lugar diferente - o tipo de lugar que eu suponho que Bob Dylan canta, ou John Lennon cantou. Ele era parte criado na cidade e parte contador de histórias. Os Sex Pistols eram punks, e eu os amava por causa do tipo de personagem de Richard III que John Lydon estava tocando, e apenas pelo barulho das guitarras; mas o que o Clash fez foi mais como música de raiz. Eles eram uma banda de garagem, mas eles também estavam flertando com reggae, rockabilly e bluegrass - Joe colocou todas essas ideologias diferentes no liquidificador. Houve essa ideia que surgiu em sua música de que é possível, como disse mais tarde Patti Smith, "lutar contra o mundo dos tolos" - que o mundo é muito mais maleável do que se imagina.

Elton John: Eles também se interessaram pelo pop americano antiquado, com músicas como "Should I Stay or Should I Go" no Combat Rock [1982]. Você pode ouvir as raízes do reggae dessa música e, de repente, ela se transforma nessa grande música pop.

Bono: Eles fizeram algo que foi muito, muito pouco legal na Inglaterra em meados da década de 1980: eles se apaixonaram pela música americana. Eu acho que a música rock 'n' roll original dos anos 50 era importante para Joe porque era o zeitgeist quando ele era adolescente. Você sabe, a razão pela qual as pessoas entram na música nunca é intelectual. É porque eles ouviram o seu piano tocando ou eles ouviram você cantar uma música, e ela entrou em seus corações quando eles são jovens; isso os fez pensar que as melodias são algo em que você pode se agarrar em sua vida - você certamente teve esse efeito em mim. A coisa impressionante sobre o Clash era que, por mais universal que fosse o apelo, todas as influências em sua música poderiam ser atribuídas a alguns quilômetros quadrados de Londres. Quando penso nelas, penso na Ladbroke Grove, no oeste de Londres - vejo as portas e as lojas de discos. Lembro-me do cheiro dos restaurantes jamaicanos. Era algo muito distante de peixe e batatas fritas. Também foi emocionante ver uma banda britânica estourar, o que não aconteceu desde The Who e Rolling Stones.

Elton John: Você já teve a chance de conhecer o Joe?

Bono: Eu o encontrei algumas vezes. Ele foi muito gentil e simpático comigo, embora eu possa ter sido irritante para ele - éramos um grupo muito jovem, desajeitado e insensível quando começamos. Com o U2, sempre achei que tínhamos muita coisa errada, mas, no final, tínhamos algo especial. Muitas bandas ao nosso redor eram muito melhores, melhores músicos, melhores compositores - eles tinham tudo. Mas nós tínhamos o "algo" - o que "algo" pudesse ser - e construímos em torno disso. Essa ideia vem do Clash - que você poderia sair do público, subir no palco, pegar o microfone e, se tivesse algo a dizer, você teria uma razão válida para estar lá. Essa ideia mudou minha vida: é a razão pela qual o U2 existe hoje.

Elton John: Sempre houve algo para tirar das letras de Joe. Ele estava sempre tentando aumentar a conscientização sobre o que estava acontecendo no mundo, tanto social quanto politicamente.

Bono: Você sabe, esse aspecto da música deles realmente teve um impacto em mim. O Clash recebeu críticas terríveis por Sandanista! [1980]. Mas se não fosse por esse disco, eu nunca teria ouvido falar da Nicarágua ou acabado indo até lá e encontrando-me com Daniel Ortega, o líder da revolução, e Ernesto Cardenal, Ministro da Cultura, ou terminado "Bullet the Blue Sky" "porque minha mente foi levada pela experiência. Aquelas eram as portas que o Clash e Joe, em particular, abriram para mim, e havia mundos atrás delas.

Elton John: Que tipo de influência você acha que o Clash teve nas bandas políticas que vieram depois, como Pearl Jam ou Public Enemy?

Bono: Eu me lembro de quando éramos uma banda de adolescentes mesmo, estávamos no Gramercy Park Hotel em Nova York, e o Clash, nossos ídolos, entraram pela porta. Paul Simonon, o baixista, parecia alguém de West Side Story [1961] cruzado com um machado. Ele tinha essa jaqueta, e na parte de trás estava o nome de uma gangue local. Eles estavam saindo com algumas das gangues, ouvindo hip-hop inicial; então eles criaram "This Is Radio Clash", encontrando em Nova York esse tipo de interface entre a música em preto e branco que haviam encontrado em Londres. Esse foi um momento real quando o Clash estava cruzando gêneros. O hip-hop estava presente na época, e Chuck D, do Public Enemy, saiu daquela cena. Eu sei que Elvis não significava nada para Chuck D, como ele disse uma vez, mas aposto que o Clash sim. Eles também significavam algo para os outros: Manic street Preachers, Rage Against the Machine, Beastie Boys.

Elton John: Joe tinha aquela qualidade rara que dois outros cantores que perdemos no ano passado - Nina Simone e Johnny Cash - tiveram: no que quer que ele tenha te afetado, foi porque era tão cru. Sua voz tinha algo que exalava mágoa e raiva. Pegue sua versão de "Redemption Song" em Streetcore - apenas ele sozinho, com um violão. Ele apenas faz sua música.

Bono: Sim, de todas as músicas para o Joe fazer um cover. Sabe, quando você colocou o Streetcore, eu já tinha começado a me mexer desconfortavelmente no meu lugar mesmo antes de saber que era o Joe que estava cantando - os pelos da minha nuca já haviam começado a arrepiar. Eu não sei se Joe era religioso de alguma forma, mas "Redemption Song" é uma espécie de hino, e se houvesse um hino que Joe pudesse cantar, esse seria o único. "Não tenha medo da energia atômica" e "Ninguém, a não ser nós mesmos, pode libertar nossas mentes" - essas letras são lindas e tão prescientes agora, porque são tempos muito pesados. Ouvir Joe cantar essa música, em sua voz, significa muito.

Elton John: Em Streetcore, Joe soa mais em paz consigo mesmo. Enquanto ele ainda é um tipo um pouco espinhoso, ele também parece feliz em seu próprio caminho.

Bono: Isso me deixa tão triste, mas acho que você está certo. Você quer acreditar que havia mais ápices, mas parece que ele chegou em algum lugar de sua vida. É enfurecedor perceber que o mais enlouquecedor dos clichês se tornou verdade, e Streetcore, o último disco de Joe, é provavelmente o seu melhor. Eu odeio o som disso quando sai da minha boca - você sabe, "Foda-se. Por que você não disse a ele que o último disco do Mescaleros era ótimo?" Bem, há algumas grandes coisas em seus outros álbuns com os Mescaleros, mas neste, tudo vem junto.

Elton John: É um ótimo álbum. Espero que chegue a muita gente. Os Joe Strummers deste mundo não aparecem muito frequentemente, mas quando o fazem, brilham como faróis por causa do que têm a dizer e da paixão com que o dizem. Embora Joe pareça satisfeito com o Streetcore, acho que ele nunca parou de procurar por novos sons, novas ideias.

Bono: Que havia mais por vir - sim, eu sei. Eu acho que a curiosidade intelectual, que erguem pedras - mesmo que às vezes haja rastejantes por baixo - é importante. É o que nos coloca em problemas em nossas vidas, mas também é o que nos mantém relevantes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...