PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Christy Dignam conta sobre a primeira vez que se encontrou com Bono, e a rivalidade Aslan X U2


A banda Aslan esteve participando do Late Late Show, enquanto o líder Christy Dignam contou sobre a primeira vez que se encontrou com Bono na década de 80, e a rivalidade Aslan X U2.
Aslan foram convidados no programa para marcar o lançamento da edição do 30º aniversário de seu álbum de estréia, 'Feel No Shame'.

Depois de tocar um medley de músicas do disco, Christy Dignam e o guitarrista Billy McGuinness se juntaram a Ryan Tubridy no sofá para contar a história da banda - e sua história com o U2.
Enquanto o U2 estavam em seu caminho para se tornar a maior banda do mundo, o Aslan estava ensaiando em um local abandonado de criação de porcos, perto do Aeroporto de Dublin - pensando se seria bom para eles um negócio oferecido pelo selo de gravação fundado pelo U2 - Mother Records.
Uma reunião foi agendada no pub The Dockers em Dublin.
"Naquela época, a Mother Records tinha um selo e a vibe, a missão era ajudar as jovens bandas irlandesas a terem sucesso e continuar", explicou Dignam.
"Havia muito interesse das gravadoras, mas era uma bagunça. Eles tinham interesse em nós, ficavam com nós durante 6 meses e depois nos dispensavam. Nós éramos uma jovem banda irlandesa, nós precisávamos de um tipo de ajuda, e nós simbolizávamos o que a Mother Records necessitava. Então, nós conseguimos marcar com Bono no The Dockers ao meio dia. Então eu e Joe [Jewell, guitarrista do Aslan] entramos."
No entanto, as coisas não foram tão bem quanto Dignam esperava.
"Nós entramos na reunião e Bono apareceu às 2 horas da tarde. Eu fiquei praguejando durante todo o tempo! 'Quem é que esse cuzão pensa que ele é ? Deixando a gente sentados este tempo.'
Então ele entrou e disse: 'Você quer um sanduíche de salsicha?' Se eu quero um sanduíche de salsicha? Eu queria matá-lo naquela hora! Obviamente, eu estava lambendo seu rabo porque eu queria conseguir nosso single com ele!
Então, de qualquer maneira, ele estava falando conosco e ele estava agitado. Então eu e o Joe saímos dali e estávamos agitados também. E o Joe disse: 'o que diremos aos rapazes quando chegarmos ao chiqueiro?' E eu disse: 'eu acho que ele nos disse para cair fora, e eu nem sequer percebi isso!'
Você conhece o modo como Bono é ótimo em falar e então você pergunta: 'O que ele disse?', e ele na verdade não disse nada! Foi algo assim. Então, isso causou um pouco de gosto azedo naquela época".
Houve outro gosto azedo alguns meses depois, contou Dignam.
"À partir disso, qualquer entrevista que fizemos, todas as entrevistas que fizemos, foi tudo - especialmente na imprensa britânica - 'Você é o novo U2?'; 'Você bebe no mesmo pub que o U2?'; 'Vocês ensaiam no mesmo lugar? - e tivemos que carregar isso.
Então, o que aconteceu foi que estávamos fazendo uma entrevista para a NME e o cara nos fez todas essas perguntas, e eu estava ficando realmente irritado. Então, a meio da entrevista, eu escrevi o número da Principle Management que gerenciava a carreira do U2 e eu disse: 'Ouça, aqui está - qualquer coisa que você queira saber sobre o U2', e eu saí da entrevista.
Então, o cara sai depois de mim, pedindo desculpas, porque ele estava vindo de Londres para conseguir esta entrevista. Ele disse: 'o motivo pelo qual eu estava perguntando é porque sei que você é do mesmo lugar que o U2'. E isso não me fez ir embora de vez!
Eu disse: 'Ouça, o U2 vive em um pequeno oásis de riqueza entre Finglas e Ballymun. Eles não vivem onde vivemos! Enquanto eles estão na glória em tudo isso, nós somos das zonas pobres, ainda temos que nos foder muito, ainda temos que morar lá'.
Depois deste discurso de 30 segundos, ele diz: 'olha, sinto muito por isso' e nós fomos embora e provavelmente foi a melhor entrevista que eu dei sobre o Aslan e o que éramos e sobre o que era o álbum 'Feel No Shame'. Foi completa!
Então, na terça-feira seguinte, recebi o The Daily Mirror e havia um anúncio para o NME que dizia: "U2 afirmam que eles são de favelas de Dublin e o recém-chegado Aslan quer endireitar as coisas. Leia tudo sobre isso no NME de amanhã!"
No próximo minuto, começamos a receber telegramas do U2 - eles estavam nos Estados Unidos na época - e eles estavam dizendo: "Que história é essa? Por que você está falando mal de nós na imprensa?"
Mas não foi realmente assim. Não era que eu estava falando mal deles. Eu estava tentando explicar como isso aconteceu e o que estávamos enfrentando e tudo mais."
O relacionamento só melhorou quando Dignam foi diagnosticado com câncer em 2013.
"Por anos, houve um pouco de mal entendido por causa disso", admitiu o cantor. "Houve algumas pequenas coisas que suavizaram ao longo dos anos e então, quando fiquei doente naquele tempo, ele [Bono] veio até a minha casa e ele me trouxe um livro de poesia, um livro de Seamus Heaney. Nós nos sentamos e nós tivemos uma boa conversa e ele foi muito legal. E então, para o 'Night For Christy' - quando todos pensavam que ia morrer e eu não morri! - o U2 fez uma versão de "This Is".
Isso me surpreendeu porque "This Is", como uma música, é uma música muito complexa. Então, não teria sido uma música que eles simplesmente se juntariam em cinco minutos, eles teriam que se sentar e ensaiar isso e outras coisas. Eu realmente achei que eles nos respeitaram. Foi muito decente por parte deles.
E outra coisa: toda vez que fazemos um show, um show em Dublin - como quando tocamos no Iveagh Gardens - tinha uma cesta no camarim com champanhe.
Então, dissemos: "Toda vez que U2 estiver tocando em Dublin, temos que mandar algo". E nunca mandamos! Eu lhes mandaria um sanduíche de salsicha!"

Do site: RTE
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...