PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A música e suas ideias: "I Still Haven’t Found What I’m Looking For" com Hugh Masekela na África Do Sul em 2011


Steve Stockman, autor do livro 'Walk On: A Jornada Espiritual Do U2', em seu blog Soul Surmise:

Quando 'The Joshua Tree' foi lançado em março 1987, a canção "I Still Haven’t Found What I’m Looking For" chamou muito a atenção. Certamente ela era a canção que provava que Bono e seus companheiros irlandeses não eram cristãos, e se tivessem mesmo sido, eles tinham se desviado. Como poderia um cristão não ter encontrado o que ele está procurando? Houve um debate sobre a canção em todo o mundo com os cristãos, sobre a falta de fé do U2.
Mas eles perderam duas coisas: primeiro, eles perderam a Bíblia onde, em Filipenses 3, St. Paul acrescenta à sua declaração de que ele encontrou pela fé uma justiça gloriosa que está além da lei - "Não que eu já tenha obtido tudo isso ou já tenha chegado ao meu objetivo, mas eu pressiono para apoderar-me daquilo pelo qual Jesus Cristo se apoderou de mim." St. Paul parecia ainda não encontrar o que ele procurava!
A segunda coisa que eles perderam foi a letra da canção em si: "você quebrou os laços/soltou as correntes/carregou a cruz e minha vergonha/você sabe que eu acredito nisso". Uma teologia tão sucinta da obra de Cristo foi o número 1 nos EUA por quatro semanas e os cristãos perderam.
Estes mesmos cristãos podem ter perdido um detalhe crucial: o álbum foi lançado quando o mundo do rock esquentou o protesto contra o regime do Apartheid da África do Sul.
O U2 tinha realizado uma gravação de "Silver And Gold", à partir de uma versão da mesma canção com Bono, Keith Richard e Ronnie Wood para o álbum 'Artists United Against Apartheid'.
A linha "Eu acredito na vinda do Reino, então todas as cores irão juntar-se em apenas uma" em "I Still Haven’t Found What I’m Looking For", podem levar à África do Sul.
Estas linhas descreveriam sobre o que era o Reino. Eu refleti sobre como a ideologia do Apartheid, construída sobre uma teologia cristã, poderia destruir a visão do Reino de Deus que São João tinha no Livro do Apocalipse, quando eles arrasaram um pedaço enorme de Cidade do Cabo para dividir o branco do preto. A visão do U2 sobre o Reino de Deus seria uma antítese e teria sido construída sobre as linhas que seguiram: "você quebrou os laços/soltou as correntes/carregou a cruz e minha vergonha/você sabe que eu acredito nisso". O Reino do U2 não era uma torta etérea no céu, mas foi construído sobre a vida e obra de Jesus.
No álbum ao vivo 'U22', há uma potente versão e talvez definitiva da música e destas ideias.
Durante o seu show no FNB Stadium, em Joanesburgo, em 13 de fevereiro de 2011, o U2 recebeu Hugh Masekela, o trompetista sul-africano, uma lenda e um ativista exilado contra o Apartheid. É um ponto alto musical do 'U22' e é um tour de força política e espiritual. À medida que seu trompete de jazz negro se mistura no sulco do rock do estádio do U2, o Reino de Deus das palavras torna-se som para habitar por um momento ou dois entre nós. É a beleza sagrada que o melhor da arte sempre deve ser. Isso nos dá uma visão de uma maneira melhor e uma base para construir o mundo que ainda não encontramos, mas pela graça de Deus, continuamos a procurar.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...