PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 24 de agosto de 2014

A Miss Sarajevo fala sobre "Miss Sarajevo"

Quando Inela Nogic tinha 17 anos, ganhou o título de Miss Sarajevo de 1993. No concurso, imagens dela com uma faixa implorando por ajuda ganharam as manchetes. A moça também se transformou em inspiração para a música “Miss Sarajevo”:

“Nunca achei que o U2 fosse cantar uma música sobre mim. Quando assisti ao videoclipe de "Miss Sarajevo" pela primeira vez, tudo retornou — o cerco, o concurso de beleza. Foi a minha mãe quem me inscreveu. Eu tinha 17 anos e era uma menina meio moleque, nunca teria ido por conta própria. A luta naquela época estava acontecendo fazia um ano. Assim como a maior parte da garotada, eu fiquei feliz quando a guerra começou, porque fecharam a escola. Mas achávamos que voltaríamos logo. Em vez disso, os bombardeios só pioraram.
Na noite do concurso, estávamos todos muito animados. Tentávamos fingir que a vida era normal. Isso era muito importante. Durante uma situação assim, você anseia pela normalidade. Não me lembro de quem foi a ideia de levar a faixa, mas tínhamos visto os fotógrafos na plateia e queríamos enviar uma mensagem ao mundo. Nunca imaginamos que ficaria tão famosa. Quando anunciaram que eu tinha vencido, não acreditei. Subi ao palco e havia flores voando pelo ar.
Saí de Sarajevo pouco depois. Casei com um jornalista holandês e fomos para Paris. Teria sido romântico — só que a minha mãe, o meu pai e as minhas irmãs continuavam em Sarajevo. Felizmente, todos sobreviveram.
A primeira vez que Brian Eno me ligou foi em 1996. Não fazia ideia de quem era, mas ele disse que havia escrito uma música sobre mim. Até hoje me emociono quando a escuto. De vez em quando, meus filhos fazem perguntas sobre aquela época, mas estão mais interessados no U2 do que na guerra. Para ser sincera, nunca senti necessidade de falar do assunto com eles.”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...