PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Luto no U2: morre Gwenda Evans, a mãe de The Edge

Faleceu na noite desta segunda feira, dia 11 de maio, a mãe do guitarrista The Edge, do U2.
Gwenda sofria de uma doença que não foi divulgada pela família. Edge era muito próximo de sua mãe.
Bono disse que Gwenda apoiou demais o U2 no começo de carreira.
Gwenda vivia em Malahide com o pai de Edge, Garvin, desde a década de 60, e estava com mais de 70 anos de idade.

EM 2008, O SITE U2BR PUBLICOU A TRADUÇÃO DE UMA ENTREVISTA COM GWENDA:
Gwenda Evans pode ser conhecida por muitos como a mãe do guitarrista do U2, The Edge. Mas depois de quase 50 anos em Malahide, a nativa galesa se estabeleceu como uma artista por direito, como Robin Kiely descobriu.

Me fale sobre você e como você veio morar em Malahide.

Meu marido Gavin e eu somos ambos galeses e ele estava trabalhando para a companhia Plessey em Londres. Eles pediram a ele que viesse para Swords quando a Plessey estava lá, para dirigir a fábrica deles.

Foi sugerido que nós morássemos em Malahide, porque havia muitos outros nacionalistas vivendo lá na época, por mais estranho que pareça. Pessoas escocesas de Aer Lingus e coisas do tipo.

Essas casas estavam sendo construídas na época, há 45 anos atrás. Garvin comprou uma, eu vim, olhei pra ela, e disse sim, e nós estamos aqui desde então.

A Plesseys não durou, Garvin começou sua própria firma então de *engenheiros consultores*, e ele está quase pra se aposentar, ele vive me dizendo. Os dois meninos nasceram na Inglaterra, e quando nós viemos para cá, nossa filha Gill nasceu aqui.

Era um lugar muito diferente naquela época?

Naquele tempo era um vilarejo. E ainda mantém aquele tipo de atmosfera. Se você for às lojas locais aqui, tem que dedicar no mínimo uma hora ou duas, porque você sempre encontra alguém e conversa.

É uma vizinhança muito boa e nós tivemos muita sorte, porque nós realmente não tínhamos idéia sobre lugar algum.

Na primeira vez que você veio aqui lhe fez lembrar de Gales?

Realmente não, porque o lugar de onde viemos, Llanelli, era bastante industrial e antigo, enquanto que Malahide era bastante novo. Eles estavam construindo uma boa quantidade de casas na época. As pessoas eram muito, muito amigáveis e pareciam mais como os celtas, os galeses.

Nós apenas nos sentimos em casa aqui, enquanto que nós não tínhamos sentido isso em Londres. Nós sentimos que era mais parecido com uma volta para casa.

Antes de mencionarmos o seu filho famoso, como você o chama?

E o chamo de Dave, mas na maior parte do tempo em que estou falando sobre ele o chamo de Edge porque é assim que as pessoas o conhecem.

Como ele era quando criança e quando ele demonstrou algum interesse pela música pela primeira vez?

Ambos meu marido e eu somos muito musicais, nós dois cantamos no coral local, Enchiriadis. Nós temos um concerto chegando no The Helix no dia 6 de Dezembro. Estamos apresentando o Messiah.

A música sempre fez parte das nossas vidas. Eu costumava cantar para as crianças, então ele tinha um bom ouvido para música em uma idade bem nova. Todos três têm. As pessoas me dizem que eu devo ter muito orgulho do Edge, e eu digo a elas que tenho orgulho de todos os meus filhos.

Isso é obviamente uma coisa galesa também, com a forte história do canto?

Bem, em Gales eles cantam, sim. Toda a minha família cantou em corais e o mesmo aconteceu com Garvin. Nas igrejas que nós íamos, toda a congregação cantava em harmonia, e muitos hinos faziam parte do nosso serviço. Eu suponho que isso cresce em você.

O Edge tocou muitos instrumentos quando era jovem?

Ele tocou piano e teve aulas de piano. Ele começou a tocar guitarra quando tinha cerca de 14 anos, eu acho, 15. Richard, seu irmão mais velho, ensinou a ele alguns acordes.

Uma vez que o Edge teve a guitarra em suas mãos, ele não iria deixar aquilo de lado. E nós falávamos, você pode fazer silêncio um minuto, nós só queremos ouvir as notícias. Ele obviamente gostou.

O que ele queria ser quando era mais novo?

Eu acho que não era muito claro. Como você sabe, ele foi para Mount Temple, mas nessa época a banda havia começado. Ele tinha cerca de 15, 16 anos. Ele foi aceito em Kevin Street para fazer Ciência Geral ou algo assim, mas ele perguntou se podia ter um ano fora da escola para que pudesse ver se a banda iria a algum lugar ou não. Nós dissemos que tudo bem, se então no fim daquele ano nada acontecesse, então vá para universidade. Ele ficou um ano fora e trabalhou muito com a banda. E no fim, ele não havia conseguido um contrato de gravação, então ele foi para Kevin Streets, por apenas cerca de seis semanas, e então veio contrato de gravação. Ele parou e o resto é história.

Foi então que você percebeu que ele poderia ter uma carreira na música?

Nós pensamos que ele poderia tentar. Nós dissemos, e se a banda não der certo, e ele disse não se preocupem, ele poderia ganhar o suficiente para viver como um *músico de sessão*. Ele realmente queria tentar.

No começo nós pensamos que a banda era um ótimo hobby, e nós gostamos do fato de que ele tinha algo para lhe ocupar de verdade. Nós não esperávamos a carreira em que ela se transformou naquela época. Nós estávamos bem preparados para lhe deixar fazer uma tentativa e o encorajamos de verdade.

Você ia para os primeiros shows?

Ah sim! Eu fui sua primeira roadie! Não, estou brincando. Eu tinha um velho Beetle, e nós podíamos carregar os equipamentos nele. Ele não dirigia naquela época, então nós costumávamos pegá-lo, e normalmente deixá-lo e então ouvir um pouco, e então saíamos para fazer alguma coisa, e depois voltávamos. Então, desde o começo eu gostava da música deles e do que eles estavam fazendo, desde o comecinho. Eu ainda gosto.

Você ainda ouve as músicas deles?

Oh sim, eu ainda vou aos shows. Nós normalmente tentamos escolher um lugar exótico do mundo em que nós nunca fomos antes e temos um feriado também.

Qual a sua memória pessoal favorita da história de sucesso do U2?

Eu acho que a primeira vez em que ele vieram para o Croke Park (em 1985). Eles haviam estado em Turnê, e a filha do Edge, que agora tem 23 anos, era um bebê. Foi a multidão e o tipo de excitação pura por eles estarem em casa, tocando na frente de seu próprio povo. Eu tinha um nó enorme na garganta e as lágrimas estavam escorrendo pelo meu rosto.

Depois eu fui até os bastidores e disse isso foi incrível. Toda a multidão sabia as canções e estavam cantando, como sempre haviam feito. Foi maravilhoso. Eu lembro de dizer para o Edge oh eu me sinto tão boba, Eu estava chorando.

Não se preocupe mãe, ele disse. Não havia um olho seco nos bastidores também, com a equipe. Eles ainda têm a maior parte da equipe original trabalhando para eles.

É como uma família estendida.

Você mesmo é uma pessoa bastante criativa. Me conte sobre os seus projetos.

Meu trabalho era lecionar, era uma professora primária. Mas porque eu não falava Irlandês eu não podia lecionar na Irlanda.

Quando eu estava na faculdade em Londres, fiz arte como uma matéria especial. Quando as crianças eram pequenas. Eu não podia praticar de jeito nenhum. Eu pinto com tinta a óleo.

Eu não fiz nada por anos. Por mais estranho que pareça, o que me fez começar de novo foi Gill, minha filha, que tinha 21 anos, ela disse: Sabe o que eu amaria mãe? Eu amaria se você pintasse um quadro para mim. Eu peguei as velhas tintas à óleo, e fiz para ela uma pequena Violeta Africana - quando eu olho para trás agora é difícil, porque era realmente horrível. Mas ela amou e isso fez com que eu me interessasse de novo.

Eu fui a várias aulas e tentei outros meios, mas voltei para as tintas à óleo e estive pintando desde então. Isso foi há cerca de 20 anos atrás.

Eu sou membro do Grupo de Arte Portmarnock e nós temos uma exposição todo ano no Hotel Links. Eu vendo minhas pinturas também e eu vendo o suficiente para me dar encorajamento.

É um hobby lucrativo e eu gosto muito. O Grupo de Arte Portmarnock é um ótimo grupo para fazer parte. Nós todos somos artistas que pintam separadamente, não pintamos juntos. Nós temos palestras durante os meses de inverno, e vamos para a cidade para a National Gallery como um grupo, então é muito bom.

Você tem preferência por qual tipo de pintura que você faz?

Minhas pinturas favoritas são as impressionistas francesas e eu gosto do realismo. Eu não sou muito boa em entender arte moderna, então eu tendo a ir por cenas locais.

Eu amo o mar e eu pinto o mar freqüentemente e suas várias mudanças.

Apesar de as pessoas amarem pintar em lugares externos, é muito difícil por causa do clima. Mas eu tenho pintado no sul da França.

Eu tenho tirado muitas fotos das cenas. Eu gosto de ver onde estou pintando e eu tenho uma idéia na minha cabeça de como é de verdade. São na maioria paisagens.

Você acha que Malahide e Fingal são lugares bastante criativos?

É incrível a quantidade de grupos de arte que existem. Em Malahide existem três. Nós temos vários artistas vivendo aqui. Richard Hearns. Se qualificou como artista e ele faz um trabalho maravilhoso. Ele é muito bom e eu o encorajei desde o começo, porque eu podia ver seus talentos quando criança.

Algum de seus filhos começou a pintar?

Não, não os meus, mas meus netos começaram. Dois deles estão estudando arte, por mais estranho que pareça. Um deles está na Universidade em Kingston, estudando design de produtos. É incrível o caminho que a arte segue. Nossa neta mais velha era muito artística, e todos eles têm aquela veiazinha artística.

Esses tempos parece que você pode jogar tinta em uma tela e chamar isso de arte.

Eu não consigo entender isso. Aparentemente a intenção é lhe dar um sentimento. Meu próprio sentimento sobre a arte é que eu quero retratar o mundo maravilhoso de Deus e a beleza que há nele. Eu sei que existem lados obscuros também.

Eu gosto que as minhas pinturas sejam bem coloridas normalmente. Eu amo cor e luz e sombra. Eu sinto que é bom retratar a beleza do mundo.

Minha neta estava me explicando sobre arte urbana. É uma palavra elegante para grafite. Alguns dos artistas que fizeram esse tipo de trabalho estão ganhando quantidades imensas por suas telas.

'Fair enough' é uma moda, é como Picasso, mas pessoalmente eu preferiria Monet, se eu não tivesse feito arte como um projeto especial na faculdade de treinamento de professores, eu provavelmente nunca teria pintado. Então isso é estranho.

Vocês voltam à Gales?

Não muito agora. Nós uma vez ou outra voltamos a Gales.

Vocês obviamente se sentem muito galeses?

Oh sim. Especialmente quando Gales está jogando em Lansdowne Road.

Uma parte de vocês se sentiria irlandesa?

Sim, nós nos sentimos. Nós temos muito carinho pela Irlanda e somo muito protetores se as pessoas a criticam. Mas nós somos galeses e ainda nos sentimos galeses.

Os meus filhos se sentem mais irlandeses. Uma vez perguntei a Richard se ele se sentia Irlandês ou Galês. Ele disse que se sentia Europeu. Qualquer coisa, eles se sentiriam mais irlandeses.

Você gosta de Rugby?

Eu gosto de assistir. Desde que vieram todas as novas regras, eu acho que ficou muito violento. Eu me preocupo às vezes. Ambos os garotos jogaram na escola e Garvin costumava jogar na faculdade também.

Você faz alguma idéia de quando sairá o novo álbum do U2?

Eles esperam que saia por volta de fevereiro. Eles ainda estão trabalhando nele, você acreditaria, e eles voltaram para polir algum do material. Enquanto estamos conversando, eles estão trabalhando para finalizar o álbum.

Eles esperam tê-lo finalizado em Dezembro, e então é claro que leva tempos para sair. Eles falam no fim de fevereiro, mas as suas adivinhações são tão boas quanto as minhas.

Eles estiveram trabalhando nele por não sei quanto tempo agora, dois anos eu acho.

Você está esperando por ele tanto quanto todo mundo?

Sim. Vai ser interessante ver porque eles foram em uma tangente a um tempo atrás, mas o último álbum foi de volta às suas origens, como eu chamo e o que gosto.

Você alguma vez dá conselhos a eles?

Eles não aceitariam. Quando eles eram pequenos eu costumava dizer baixem essa barulheira infernal. Mas não, eles são muito bons. Uma das coisas das quais eu também me orgulho deles, é que eles usam sua fama para o bem.

Bono especialmente é um orador maravilhoso. Ele não se importa com quem está falando para deixar claro o ponto sobre a África e as coisas horríveis que aconteceram por causa da AIDS e por aí em diante.

Ele usa seu nome para abrir portas para ele e é muito bom nisso. E ele é o líder deles, eles todos sentem a mesma coisa, mas o Bono é capaz de colocar seu ponto de vista muito bem para as pessoas e ele está preparado para gastar tempo. E é tempo e esforço e energia. Edge está envolvido na Music Rising, uma instituição de caridade para conseguir novos instrumento e escolas em New Orleans. Todos os músicos perderam seus instrumentos e suas casas e tudo. Fico satisfeita de que eles não ficam só sentados em seus traseiros.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...