PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Jolyon Thomas revela segredos da produção de 'Songs Of Experience', o novo disco do U2


"Entrei nisso através de um ponto de vista completamente musical. Eu era um baterista originalmente, e então eu conheci muitos músicos e comecei a trabalhar com pessoas e mergulhei em vários tipos diferentes de música. Eu fiz muitas coisas antes de alguém me chamar de produtor".

O mundo viu hoje o lançamento de 'Songs Of Experience' o novo disco do U2 que Jolyon Thomas ajudou a produzir junto com Jacknife Lee, Ryan Tedder, Steve Lillywhite e Andy Barlow.

Jolyon conservou com o site Audio Media International e deu detalhes sobre as gravações com o U2:

Você pode falar sobre a nova canção do U2, "Get Out Of Your Own Way"?

Essa foi uma das primeiras músicas que eu trabalhei com a banda. Bono e eu fizemos uma demo dela primeiro. É realmente produzida por mim e Ryan Tedder e eu acho que algumas outras pessoas podem ter alguns créditos lá, mas, essencialmente, sou eu e Ryan Tedder. Eu também sou creditado por tocar guitarra na faixa, porque essa melodia no coro foi algo que Bono e eu viemos com isso já logo no começo. Isto permaneceu, embora esta faixa tenha passado por algumas versões diferentes, como sempre acontece com o U2 e algumas versões diferentes é um eufemismo. É assim que eles funcionam, sempre tentando ideias diferentes.
Eles podem sair em uma tangente e ir, vamos torná-la acústica ou vamos torná-la eletrônica, ou vamos fazê-la half time. É bastante experimental. É isso que é fascinante em trabalhar com eles. Eles estão realmente em produção e eles estão realmente com os produtores. Eles sempre creditam os produtores por ter uma grande contribuição em suas canções, o que depois de fazer isso, eu experimentei. Todos os álbuns do U2 são feitos ao longo de cerca de dois anos, então eu mergulhei dentro e fora. Essa foi uma das primeiras músicas que eu trabalhei no início, quando eu os conheci. Foi provavelmente dois anos atrás, quando eu fiz a primeira versão. Só me lembro de ter criado aquela melodia com o Bono. Era só eu e ele. Eu estava tocando violão, ele estava cantando. A primeira versão dela eu toquei todos os instrumentos sobre ela. Apenas escrevendo e criando uma demo em torno do vocal que ele tinha.

Como você acabou trabalhando com eles?

Como eu disse, eles estão realmente interessados em produção e produtores. Eles sabem quem fez o quê. Então, se eles ouvirem um disco que eles realmente gostem, eles vão descobrir quem o produziu. Eles não são desinformados. Eles sabem quantos produtores estão trabalhando em um disco. Eles conseguem. Eles sabem o que estão fazendo. Ouvi um rumor que o U2 me citou numa conversa. Foi algo como, incrível, que é um elogio muito bom. Uma semana depois, o Bono me ligou em meu celular, tipo, Hey, é o Bono! Eu tipo, tudo bem companheiro? E ele apenas disse, você quer vir e trabalhar no álbum? Eles realmente gostaram de coisas que eu tinha trabalhado, como Slaves, por exemplo, e a crueza daquilo. Eles pensaram que foi gravado de uma forma legal. Existem diferentes produtores no álbum, como eu mencionei, então acho que trago muito mais energia jovem e ...

Punk Rock?

Um pouco disso, sim. Eles mencionaram antes, como Jolyn está mais para o lado do rock. Ironicamente, das músicas que eles acabaram usando no álbum, as minhas têm um monte de sensação eufórica sobre elas. A introdução de "Get Out Of Your Own Way" eu fiz no meu iPad. É minha voz que eu fiz um sampler. Eu fiz esse tipo de som eufórico, reverb e algumas das outras faixas do álbum tem esse tipo de situação eufórica acontecendo. Então eu não sei se minhas músicas são punk rock, mas a energia delas pode ser, eu espero. E também esta canção e outra canção ambas têm Kendrick Lamar nelas.

Como é trabalhar com Bono e The Edge?

Divertido. Eles são pessoas realmente legais e muito legais. Eles também são muito inteligentes. Então, você pode dar muito e eles dão muito de volta. E, claro, eles sabem o que estão fazendo no estúdio. Eles obviamente fizeram um monte de hits de sucesso e eles sabem do que estão falando. Então, você pode estar muito aberto, porque se você apresentar ideias ou tocar uma parte de guitarra, eles estarão abertos à ideia. Eles vão ouvir e tentar aquilo. Então, dessa perspectiva, realmente lhe dá liberdade para se expressar. Eles são uma ótima banda, o que é evidente. E em relação aos limites, eles não têm nenhum.
Claro que eles têm um bom orçamento, então não há limites lá, mas isso traz, naturalmente, o problema de que você pode acabar fazendo um disco eternamente, que é algo com o qual eles lutaram. Houve inúmeras vezes em que eles disseram que estaria sendo lançado, então acabou atrasando mais um ano ou algo assim, mas, em última análise, a liberdade significa que você pode ser experimental e sorrir e tentar coisas e fazer coisas que você não poderia necessariamente fazer se tivesse três dias no estúdio. E também, através de tudo isso, eles ainda têm a estética do punk. Todos os vocais são feitos com um SM58 em uma sala. Para o som da guitarra de Edge, você coloca um microfone na cabine e faz a gravação. Não há nada muito elaborado. Você entra na sala, coloca um microfone e grava. Então, se algum engenheiro de som perguntar: como você conseguiu esse som? Você apenas colocou um SM58 na frente da fonte. Não há outra resposta.

E as configurações?

Mínimas. Você está escrevendo uma música à medida que você está indo junto, então não há tempo para essas coisas, realmente. É claro que há pequenas peças que estavam configuradas, mas nada realmente vale a pena mencionar. A maioria do som veio de Edge e de seu amplificador. Eu fiz muitas coisas com os meus sintetizadores e pedais e tudo isso, mas nada que um "engenheiro de som nerd" sinta medo. Não houve tempo. Você literalmente entra na sala e seria como: nós estamos gravando uma guitarra, ok bem, SM58, vamos lá. Isso é tudo. DI, vai. MIC, na mão. Não há um microfone ao redor, está jogado no sofá, e Bono vai e o pega. Eu acho que é legal que eles ainda estão fazendo essas coisas atualmente. Isso dá uma abordagem bastante fresca. Não estávamos gravando coisas de forma estéril.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...