PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A Longa Entrevista Na Rolling Stone: Bono fala sobre o U2, sobre o mundo e o que ele aprendeu ao quase morrer - Parte 3


Você disse uma vez que estava no negócio de se candidatar para o trabalho de melhor banda do mundo. Ainda está nesse negócio?

Quero dizer, olha, o cantor é um agitador de multidões e um animador, um feirante. Temos que chamar a atenção para a nossa banda, e o fogo de artifício que vou jogar nas cidades é algo ultrajante como: "estamos reaplicando para ser a melhor banda do mundo." É só fazer com que as pessoas fiquem aborrecidas ou falando sobre isso.

Mas também para se agitar um pouco.

Isso é verdade. Nós apenas vivemos com essa ideia, mesmo nos primeiros 10 anos da vida da banda: "e se nós não estragarmos tudo como todo mundo faz? Não seria incrível ficarmos juntos por 30 anos?" Quero dizer, isso foi uma loucura. Estamos em 40 anos agora, e eu acho que a única maneira que podemos conceber isso é imaginar 'e se o The Clash ainda estivesse ao redor'? Teríamos muito interesse em ver que trabalho eles teriam feito. E, você sabe, o fato de que os Rolling Stones estão por aí é um tipo de milagre e graça.

Você está escrevendo sobre humildade no álbum. Como você fica humilde em sua posição, especialmente em uma época de uma própria auto-promoção?

Há uma diferença entre humildade e insegurança. Eu tenho a insegurança do artista, como eu disse anteriormente. Como artista, você pode sentir a sala. Mesmo se for algum tipo de reunião, um jantar ou uma inauguração, eu posso sentir a sala - que é insegurança. A humildade é um sentido genuíno do seu lugar no universo e compreendo que é bom desempenhar um papel silencioso e solidário na vida dos outros.... Ainda não estou lá. Grandeza como uma pessoa vem de não persegui-la. Consideravelmente maçante se você é um performer - a exibição de fogos de artifício é por que as pessoas estão no show.
Eu costumava pensar que a minha insegurança era a humildade, porque eu não lanço o meu peso ao redor, porque eu tento tratar quem eu encontrar, com respeito. Mas não tenho certeza se foi realmente humildade. Eu acho que poderia ter sido apenas boas maneiras.
Eu ainda tenho aquela coisa, aquele "cão do inferno no meu rastro", qualquer que seja a imagem de Robert Johnson. Quando estou no palco, ainda encontro aquele outro eu, esse tipo de sombra. Eu ainda tenho algum trabalho a fazer em mim para chegar a um lugar que você pode reconhecer como humildade.

Mas é uma luta que você empreende constantemente.

Eu acho que sim. Espero que você não tenha me visto se comportar de uma maneira muito arrogante.

Nada que eu possa recordar.

E tentei não ser assim, tentei não derramar café em todas as pessoas. . . .

O que você acha da crise de refugiados que está acontecendo na Europa?

Posso voltar atrás e tentar dar uma imagem mais macro antes de entrar nisso? No mundo ocidental, em nossa vida, nunca houve um momento, até muito recentemente, quando a equidade e a igualdade não estivessem melhorando. Havia revoltas, mas era como se o mundo estivesse em uma trajetória para a equidade e justiça e igualdade para todos.

Existe a famosa citação de Martin Luther King sobre isso.

"O arco do universo moral é longo, mas se inclina para a justiça". Você e eu crescemos em um mundo onde as coisas estavam melhorando, apesar de todos os contratempos. Isto não estava no mundo mais vasto, não em todo o mundo, mas no mundo em que crescemos. E a razão para isso foi em grande parte porque após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se muito claro pela primeira vez que na história da raça humana tivemos a capacidade de extinguir toda a vida.
Isso foi um choque para o sistema que não foi devidamente calibrado. Mudou a forma como Giacometti fez arte. Mudou a forma como Picasso pintou figuras humanas. Tudo mudou conscientemente e inconscientemente. O rock and roll entrou em erupção. Todas as coisas de amor e paz vieram de pessoas nascidas dos escombros da Segunda Guerra Mundial.
Quando a eleição [2016] aconteceu e as pessoas tiveram a intuição que algo terrível e algo sem precedentes estava acontecendo, havia um sentimento de tristeza. Nós tivemos o Brexit, assim os povos na Europa sentiram isso também. E eu pensei: "isto é melodrama." Por que as pessoas, pessoas racionais que eu conheço, estavam com um sofrimento, um sentimento como se alguém tivesse morrido? É uma eleição, e isso será corrigido, de alguma forma.
Mas então eu percebi que algo tinha morrido. A inocência das pessoas tinha morrido. E uma geração que tinha crescido pensando que o espírito humano tinha uma evolução natural em direção à justiça e a justiça estava aprendendo que talvez não fosse esse o caso. Minha atitude foi: "Ok, bom. Agora é hora de acordarmos e percebermos que não podemos aceitar nada disso". Grandes primatas têm estado ao redor muito mais tempo do que a democracia, e esse cara que não deve ser nomeado - ele é apenas uma nova manifestação desse grande primata. Nós ficamos abalados. Mesmo na Europa, as pessoas esqueceram o que o fascismo lhes fez. Se era fascismo descrito como Stalin ou Mao no comunismo do estado, o que quer que você queira chamar. Está esquecido.
Na verdade, vamos voltar a ser como costumávamos ser. O novo normal é o velho normal. Isso é aterrorizante. A demonização do "outro" retornou.
Mas para voltar à sua pergunta. Na Europa, as pessoas temem as suas vidas, os seus estilos de vida e os seus meios de subsistência e a sua homogeneidade cultural, e começaram a colocar muros em torno da sua definição de Europa. Está se tornando a fortaleza Europa, e há uma mentalidade acima - se erguendo, provavelmente alimentada por forças externas. A vergonha é que, no início da crise dos refugiados, você teve aquelas fotografias incríveis de famílias que chegavam da Síria em trens na Alemanha, em Munique, e a recepção maravilhosa que receberam. Pessoas trazendo sapatos e roupas para as crianças - espontaneamente, não organizado. Apenas a bondade genuína do povo alemão. E [Angela] Merkel de repente se torna não só o chefe da Europa, mas o coração da Europa. E o que acontece?
Houve um momento na França em que se Le Pen tivesse vencido a eleição, não Macron, a unificação da Europa estaria ameaçada. Pense nisso. Um dos grandes pontos positivos que saiu da negatividade da Segunda Guerra Mundial poderia ter sido perdido.

O que aconteceu aqui nos Estados Unidos é como se Le Pen ganhasse.

Exato. Eu acho que o momento só precisa ser recuperado. Esta é certamente a era mais sombria desde Nixon. Isso certamente mina a própria ideia da América, o que está acontecendo agora. E os republicanos sabem disso, os democratas sabem disso - ninguém está se saindo bem aqui. Nós sabemos que alguns que deveriam saber melhor tentaram pegar a celebridade do homem para fazer coisas. Eles vão viver para se arrepender. Antes de sair contra ele nas prévias, liguei para muitos amigos republicanos e disse: "Eu não posso, absolutamente, ficar quieto como essa tomada de controle hostil de seu partido e talvez com o que aconteça com o país". E eu fiz a citação, e ainda acordo com isso: "A América é a maior ideia que o mundo já teve, e essa é potencialmente a pior ideia que já aconteceu com ela".

Em "American Soul", você disse que a América é um sonho que o mundo inteiro possui.

Sim, está neste álbum. A Irlanda é um país muito agradável. A França é um grande país. Grã-Bretanha é um grande país, mas não é uma ideia. A América é uma ideia, e é uma grande ideia. E o mundo sente uma participação nessa ideia. O mundo precisa da América para ter sucesso, agora mais do que nunca.
Na América, tivemos tantos republicanos quanto os democratas indo nos ver na última turnê. Isso não é brincadeira. Senadores, pessoas do congresso, mesmo tendo um momento no espetáculo onde houve uma referência ao homem que não deve ser mencionado.

Você foi associado a Aung San Suu Kyi, a líder de fato de Mianmar, cuja libertação você defendeu quando ela era uma prisioneira política. Agora, ela parece estar, no máximo, de pé de braços cruzados enquanto seu país perpetra o que parece ser uma limpeza étnica. Qual é a sua opinião sobre o que está acontecendo lá?

Isso é muito difícil, e eu estou - eu me sinto com náuseas sobre isso. Eu realmente me senti mal, porque não posso acreditar no que a evidência demonstra. Mas há limpeza étnica. Isso realmente está acontecendo, e ela tem que se afastar porque sabe que está acontecendo. Estou certo de que ela tem muitas razões excelentes em sua cabeça do por que ela ainda não se afastou. Talvez seja que ela não quer perder o país de volta às forças armadas. Mas ela já perdeu, se as imagens são o que está se passando, de qualquer forma. Os direitos humanos que estão sendo incendiados, as vidas que estão sendo queimadas no Estado de Rakhine são mais importantes do que uma unidade sem eles.

Acha que ela deveria renunciar?

Ela deveria, no mínimo, falar mais. E se as pessoas não ouvem, então renuncia. Isto é tudo muito preocupante. Ainda estou muito confuso com isso, na verdade.

É surpreendentemente brutal.

É o que nós projetamos para as pessoas o que queremos que sejam? Encontramos alguém que gostamos e dizemos à nós mesmos que existe uma pessoa que é melhor que nós. Mais capaz que nós. Uma bússola moral mais verdadeira que nós. Nós os impregnamos com todas essas qualidades. Fazemos isso com as pessoas. Acho que já fiz isso comigo. As pessoas têm sua versão de você, eles projetam o que eles querem ver em você. Talvez ela sempre foi uma política. Ela não era uma Santa. Ela não era uma espécie de Salvadora. Talvez estivéssemos sempre errados, e só temos de aceitar que estávamos errados. Ou talvez algo terrível aconteceu com ela que nós simplesmente não sabemos.

Você fez a 'The Joshua Tree Tour', você conseguiu lançar um novo disco, e agora você está se preparando para voltar para outra turnê na primavera. Quais são seus pensamentos agora que o ano acabou? Alguma última palavra de sabedoria?

Estou me agarrando na ideia de que através da sabedoria, através da experiência, você pode, de alguma maneira importante, recuperar a inocência. Quero ser brincalhão. Quero ser experimental. Eu quero manter a disciplina da composição em progresso que eu acho que nós deixamos ir por um tempo. Eu quero ser útil. Essa é a nossa oração familiar, como você sabe. Não é a oração mais grandiosa. É justo, estamos disponíveis para o trabalho. Essa é a oração do U2. Queremos ser úteis, mas queremos mudar o mundo. E queremos nos divertir ao mesmo tempo. O que há de errado com isso?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...