PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Bono e William Blake: The Fly


'Songs Of Experience', o novo disco do U2, é o companheiro para 'Songs Of Innocence' de 2014 - os dois títulos que foram inspirados em uma coleção de poemas, 'Songs of Innocence and Experience', pelo poeta inglês místico do século XVIII, William Blake.
Recentemente, o site U2 Tour achou uma curiosa citação de Bono na revista de música britânica NME de 13 de Junho de 1992: "Depois de ler Blake, eu acabei de escrever uma música para o nosso novo disco chamado 'Songs Of Innocence And Experience'."
Foi também nesta mesma época que Bono criou seu personagem The Fly, para a ZOOTV Tour. Para batizar o personagem, Bono claramente utilizou como referência um trabalho de Blake.



The Fly é um poema de 'Songs Of Experience', de 1794. Blake imprimiu o poema com o texto colocado nos ramos das árvores, uma imagem de uma enfermeira e uma criança em primeiro plano, e uma menina ao fundo com uma raquete prestes a bater em uma peteca.
Traz como eu-lírico um homem que acaba de esmagar um inseto que fazia no ar suas brincadeiras de verão. Tomado por remorsos por ter aniquilado a mosca, ele chega a uma identificação mística com o inseto.

Little Fly
Thy summer's play,
My thoughtless hand
Has brush'd away.

Am not I
A fly like thee?
Or art not thou
A man like me?

For I dance
And drink & sing;
Till some blind hand
Shall brush my wing.

If thought is life
And strength & breath;
And the want
Of thought is death;

Then am I
A happy fly,
If I live,
Or if I die.

Pequena mosca,
com minha mão
bruta, cortei
teu jogo vão.

Não serei, mosca,
um igual teu?
Ou não és tu
homem, como eu?

Pois amo a dança,
canções, bebida,
até que a mão cega
me corta a vida.

Porque danço
e bebo, e canto
até que alguma mão cega
me arranque a asa.

Se o pensamento é vida,
fortaleza e alento;
e a ausência
de pensamento é morte;

então eu sou
uma mosca feliz,
se vivo,ou se morro.

No ano de 1965, o poema foi adaptado como música por Benjamin Britten.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...