PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A Longa Entrevista Na Rolling Stone: Bono fala sobre o U2, sobre o mundo e o que ele aprendeu ao quase morrer - Parte 2


Em "Lights Of Home", você escreve: "Eu não deveria estar aqui porque eu deveria estar morto. Posso ver as luzes na minha frente. Eu acredito que meus melhores dias estão à frente, eu posso ver luzes na minha frente. Oh, Jesus, se eu ainda sou seu amigo, o que diabos, o que diabos você tem para mim?"

Há uma referência de Bob Dylan nessa canção. Só vou dizer porque sei que você ama o Bob. "Ei, agora, você sabe o meu nome? Para onde vou? Se eu não conseguir uma resposta em seus olhos, eu vejo, as luzes de casa." Pelo menos na minha cabeça, a referência é para uma das minhas canções favoritas de Dylan, "Señor Señor". Nessa música, ele encontra um anjo e ele, tipo, vai nessa viagem com ele. Sempre imaginei que fosse o anjo da morte.

O nome completo da música é "Señor (Tales Of Yankee Power)". Isso ajuda a explicar?

Não, acho que é Bob colocando você fora do caminho.

Sua música pergunta: "Jesus, o que você tem para mim?" Bem, o que você acha que ele tem para você?

Existe uma libertação inacreditável ao abrir mão. Eu pensei que eu já tinha conseguido, mas esta foi a próxima parcela de confiança. Você sabe, pessoas de fé podem ser muito irritantes. Como quando as pessoas nos Grammys agradecem a Deus por uma música e você pensa: "Deus, essa é uma canção de merda. Não dê crédito a Deus por isso - você deveria pegar para você mesmo!" Estou certo de ter feito isso sozinho. E alguém, tipo: "Eu peguei isso diretamente da boca de Deus!" E você está pensando: "Uau, Deus não tem gosto!"

Ele não consegue escrever uma porra de melodia!

Tipo, "isso é uma rima ruim, Deus!" Então você tem que ter muito cuidado com isso, mas se você está me perguntando o que eu aprendi, eu aprendi a tentar colocar o tempo de lado para meditar no dia seguinte. Eu não quero ficar com religiosidade o tempo todo te enchendo, então me perdoe, mas se você estiver interessado, esta é a meditação de hoje. Vou compartilhar isso com você porque é bonito e porque pode fazer você sorrir. Aí vem ela. Este é o Salmo 18, e é um daqueles Salmos de Davi que foi traduzido para um idioma moderno por este homem chamado Eugene Peterson – grande escritor. Ele diz: "Deus fez a minha vida completa quando eu coloquei todas as peças antes dele. Quando comecei a agir em conjunto, ele me deu um novo começo. Agora, estou alerta aos caminhos de Deus. Não tomo Deus como garantido. Todos os dias revejo as formas como ele trabalha. Tento não perder um truque. Sinto-me remontado, e estou assistindo meu passo. Deus reescreveu o texto da minha vida quando abri o livro do meu coração aos seus olhos." Não é lindo?

Isso é lindo. Conte-me sobre o tema do amor neste álbum. Começa o disco com "Love Is All We Have Left".

Vai levar um tempo para responder suas perguntas, mas vou respondê-las eventualmente. Eu estava imaginando um Frank Sinatra estilo ficção científica. "Amor e amor é tudo o que nos resta". É quase cômico em um sentido, exceto que arranca seu coração. Comédia trágica. Achei que seria interessante escrever uma música do ponto de vista de uma pessoa que talvez não cantasse outra canção novamente. Uma das coisas que eu me pergunto sobre este álbum é: "se você tem uma coisa a dizer, o que é? Se isso é tudo o que resta, estou contente com isso - o amor."
O que eu queria fazer neste álbum é, ocasionalmente, ter uma conversa dialética, onde o meu eu mais jovem ataca meu eu mais velho. E assim você tem essa voz modificada em "Love Is All We Have Left": "Agora, você está no outro lado do telescópio/sete bilhões de estrelas em seus olhos/tantas estrelas, tantas maneiras de ver/Hey, este não é o momento para não se estar vivo". É a sua inocência falando com a sua experiência e dizendo que está tudo bem. Eu estou um pouco em paz com aquele fanático mais jovem que eu costumava ser. E eu acho que aquele fanático mais jovem não iria desaprovar onde eu acabei. Talvez o processo de chegar lá ele poderia não ter gostado.

Você não está apenas cantando canções de amor. Estas são meditações profundas sobre o poder do amor.

É provavelmente o nosso grande assunto como uma banda. Quando cantamos ""Pride (In The Name Of Love)", que era uma coisa tormentosa para um jovem macho cantar, você pensa sobre isso. Mas se você está perguntando de que lado do amor isso está, você sabe, o idioma inglês é tão rico, mas é limitado nesta palavra "amor". Há muitas outras palavras...

E a canção "Ordinary Love"?

Isso é amor não-romântico. O amor que as pessoas criam, os negócios que as pessoas fazem para ficarem juntos. O que Yeats chama de "paixão fria". Eu amo a ideia de que grandes relacionamentos têm uma temperatura mais baixa.

Não um amor transacional, mas uma vontade do dia-a-dia de tolerar e aceitar, o que requer mais paciência e menos paixão.

Sim. Ali e eu estamos provavelmente mais apaixonados agora do que quando nós ficamos juntos a primeira vez. Eu não acho que é dado muito crédito, mas quando as pessoas trabalham através de seus problemas e ficam juntas - "Ordinary Love" (Amor Comum) é isso. Espero que seja interessante escrever canções de amor. Não as centenas de milhares de canções sobre a paixão e perder a sua cabeça ao amar. Não é interessante escrever músicas frias, medidas, estilo "como chegamos aqui"?

"Landlady" é uma canção de amor extraordinariamente bonita sobre você e Ali, agradecendo à ela por tanta coisa.

Chegar em casa - essa é a grande chave para mim. Eu não posso acreditar nisso porque eu cresci dormindo em sofás das pessoas, dormindo no chão, fugindo para o circo e se juntando a uma banda rock & roll. Levei muito tempo para descobrir onde era a minha casa. Eu saí de casa provavelmente na semana em que minha mãe morreu. Quero dizer, eu fiquei lá na casa 10 da Cedarwood Road nos próximos anos, mas eu não estava realmente lá. Em 'Songs Of Innocence', "This Is Where You Can Reach Me Now" explica a realização que eu tive, enquanto estava sentado lá, mudando de endereço. Eu estava com a banda. A banda era onde eu vivia. Eles eram minha outra família.
Levei muito tempo, mas acho que finalmente voltei para casa. Mas a única maneira que eu poderia dizer isso é com algum humor. E então em "Landlady" há uma pequena linha genérica de Bob Dylan, que é "nunca saberei o que os poetas que passaram fome queriam dizer, porque quando eu estava sem dinheiro, foi você que sempre pagou o aluguel". Eu aprendi muito com Bob Dylan ao longo dos anos, e uma coisa que eu aprendi é que no seu momento mais sério você precisa de humor. Você precisa de um maldito humor. É por isso que estou tão orgulhoso do álbum. Você tem todas essas coisas mal-humoradas, mas você também tem humor, em "The Blackout", "o dinossauro se pergunta por que ele ainda caminha na terra. Um meteoro promete que não vai doer." Isso é engraçado, mas "Landlady" também é, e é por isso que "Landlady" funciona. Espero que tenha apenas o humor suficiente e humildade para não ser uma porra dolorosa.

Deixe-me perguntar sobre "Summer Of Love", que é sobre a Síria e os refugiados. De onde veio essa música, musicalmente?

Tem um cara trabalhando com Ryan Tedder, que escreveu uma bela parte da guitarra. E isso foi Edge passando por sua pequena excitação, dizendo: "Oh, se você quer alguma coisa, é só pedir. Como hip-hop, vamos usar um sampler. Vamos samplear, ou reproduzir isto". Era uma grande liberdade para ele. Isso também fazia parte do espírito deste disco. Era como: "vamos olhar em lugares que você normalmente não olha." E então nós temos esse belo humor, e nós temos esse estilo melódico de uma quase ode aos Beach Boys e The Mamas And The Papas, e então encontramos o toque. E a reviravolta é a costa oeste da Síria. E não a costa oeste da Irlanda ou da Califórnia, como muitas pessoas têm escrito em reviews do disco.

As paradas destes novos dias são dominadas por atos mais jovens. Quase tudo no Top 40 é hip-hop ou pop. O rock já não está no centro da nossa cultura. Onde é que o U2 se encaixa neste novo mundo?

Houve uma mudança. Agora, streaming está no modelo baseado em anúncios. E isso é muito, muito jovem, e é muito, muito pop. É dominado pela frequência das reproduções, mas isso não é realmente uma medida do peso de um artista. Quando você se move de um modelo baseado em anúncio para um modelo de assinatura, uma coisa engraçada acontece. Então, o artista que irá fazer você se inscrever é realmente mais valioso.

Aquele que você paga?

Aquele que você paga. Se você é um adolescente e você está ouvindo o que quer que seja que o ato pop faça, você provavelmente está ouvindo-os 100 vezes por dia. É uma paixão adolescente, mas daqui a um ano não vai mais se importar com isso. Mas os artistas que têm uma conexão com você e sua vida, você paga para o serviço de assinatura. Na verdade, vamos presenciar uma revolução na forma como os artistas e seus fãs interagem. Chance the Rapper, que tem uma alma bonita e uma mente para combiná-la, não tem gravadora. Ele está fazendo isso sozinho, e ele é bem sucedido ao ponto onde ele pode dar um milhão de dólares para o sistema escolar de Chicago.
Mas se a sua música está na Apple ou no Spotify, você pode falar diretamente para as pessoas. O que você precisa das gravadoras são recomendações e, você sabe, ajudar com a forma como você gerencia sua banda ou marca ou o trabalho artístico e os vídeos e tudo isso. Este é realmente um período de transição. Tem sido muito hostil para muitos artistas. Eu sabia que o Spotify viria através de pessoas, mas muitos dos meus amigos estavam com raiva por acreditar em mim, porque eles disseram: "Estamos apenas recebendo micro-pagamentos." Eu disse que as coisas iam mudar quando isso atingisse à escala, e vai demorar um pouco. Vai ser desagradável. Não é uma boa hora para ser Cole Porter neste momento.

Spotify está começando a pagar?

À medida que ele escala. . . se as gravadoras não compartilham o que estão recebendo da Spotify, os artistas irão ignorar as gravadoras e ir direto para o Spotify ou a Apple.

E assim, na ecologia disto, onde você se encaixa?

Nós demos nosso último álbum; ou melhor, a Apple deu. E muito generosamente, eu acredito. Mas o álbum antes desse, 'No Line On The Horizon' era muito adulto, fora dos dados demográficos que estão interessados em streaming. Então, estamos apenas indo para isso agora. Ainda não começamos.

Então você acha que a música que você está fazendo agora é mais amigável para streaming?

Sim. É muito, muito interessante, no entanto. Estamos de volta aos anos 50 agora, onde o foco está em canções ao invés de álbuns. O U2 faz álbuns, então como sobrevivemos? Fazendo as músicas melhores. E tendo, espero, a humildade de aceitar que precisamos redescobrir a composição, que é uma razão pela qual Edge e eu e eu assumimos 'Turn Off The Dark', o musical do Homem Aranha, para entrar no teatro musical, o aspecto de Rodgers e Hammerstein na composição de músicas - muitos dos músicos americanos vieram de musicais. Começamos a entrar no que você pode chamar de composição formal.
Perguntamos ao Paul McCartney: "onde é que você arranjou aqueles acordes incríveis nas canções dos Beatles?" E ele disse: "bem, você sabe, nós éramos uma banda rock & roll, mas para conseguir bons shows nós tivemos que fazer casamentos. Como casamentos chiques. Tivemos que aprender Gershwin, todas essas coisas." E eu disse: "não, eu não sabia." E Paul disse: "Oh, sim, nós conseguimos shows mais bem pagos." E eu: "Ah!" Foi como: "Nota para Bono e Edge: Vamos entrar no teatro musical. Vamos pensar sobre isso".
Eu diria que no meio do caminho de 'Songs Of Innocence', nós realmente começamos a pensar de forma diferente sobre a composição, sendo mais formal sobre isso. E agora essas novas músicas têm melodias que você pode ouvir do outro lado da rua, ao virar a esquina. Quando elas são boas, você pode ouvi-las através das paredes.

Como você descobre novas músicas?

A banda está sempre ouvindo música, e eu tenho meus filhos. Jordan é uma pretensiosa musical, uma esnobe indie. Eve é hip-hop. Elijah está em uma banda, e ele tem sentimentos muito fortes sobre a música, mas ele não faz qualquer distinção entre, vamos dizer, o The Who e o The Killers. Ou, você sabe, Nirvana e Royal Blood. Não é geracional para ele. É o som e o que ele está vivenciando. Ele acredita que uma revolução do rock & roll está ao virar da esquina.

Você acredita nisso?

Acho que a música ficou muito feminina. E há algumas coisas boas sobre isso, mas o hip-hop é o único lugar para a raiva masculina jovem no momento - e isso não é bom. Quando eu tinha 16 anos, eu tinha muita raiva em mim. Você precisa encontrar um lugar para ela e para guitarras, seja com uma bateria eletrônica - eu não me importo. No momento em que algo se torna preservada, está fodido. Você poderia muito bem colocá-la em formol. No final, o que é rock & roll? A raiva está no coração dela. Alguns grandes do rock & roll tende a ter isso, e é por isso que o The Who foi uma banda tão grande. Ou Pearl Jam. Eddie tem essa raiva.

E, portanto, você acha que há espaço ainda disponível....

Vai retornar.

Você concorda com Eli?

Seu ângulo de visão era, se a revolução rock & roll não está acontecendo, nós vamos iniciá-lo.

Como você acha que o público do U2 é? Anos atrás, você estava dizendo que tinha que sair e ter um público mais novo, mais jovem, teve que sair em uma pequena turnê em locais pequenos, teve que reinventar.

O experimento da Apple realmente ajudou nisso. Larry tinha sido muito cético sobre isso. Mas, mais tarde, ele estava dizendo: "Olha, eu estou sentado na minha bateria nos shows. Eu posso ver o que você não pode ver, e eu posso ver que o público é mais jovem." Perguntei-lhe como sabia que estava relacionado com a experiência da Apple. Ele disse: "bem, porque eles não sabem as letras de "Beautiful Day", mas eles sabem as letras de "Every Breaking Wave"." E à medida que vamos em frente com este álbum, estamos no rádio - é incrível. Eu não posso pensar em outro artista em seus anos 50 anos que está tocando nas rádios. Na rádio mainstream. Consegue pensar em algum?

Não. Nem o Bruce, nem os Stones...

Você conhece essa música que Bruce escreveu em 2007, "Girls In Their Summer Clothes"? Ouvi essa música e disse: "Esta música deve estar no rádio, por que isso não é totalmente sobre rádio?" Eu falei com alguém recentemente, um fã de Bruce, e eu disse: "Você conhece essa música? É a música mais perspicaz sobre o envelhecimento. É uma música de experiência na verdade". E ele disse: "Não, eu não sabia disso". Então, essas músicas, elas podem escorregar pelas rachaduras da cultura. É por isso que o U2 vai vender nossos produtos da mesma forma que fizemos com nosso primeiro álbum.

Como você vai medir o sucesso para 'Songs Of Experience'?

Eu gostaria de ter canções famosas, de modo que quando nós tocarmos em nosso show ao vivo as pessoas não vão perguntar, "qual é essa? Devemos ir ao banheiro agora?"

Que canções você acha que vai se tornar famosas?

Eu sei que "You're The Best Thing About Me" será uma delas. Eu acho que "Get Out of Your Own Way" será uma delas. A maior de todas poderia ser "Love Is Bigger Than Anything In Its Way", mas pode ser que isso é o que as pessoas do rádio estão nos dizendo. Poderia ser algo inesperado como "The Showman" ou, você sabe, "Red Flag Day, "Summer Of Love"... eu não sei.

Qual é a parte mais difícil de estar no U2 agora, em 2017?

Obter consenso.

Por exemplo?

Algumas pessoas, de uma forma muito sã, estão pensando: "por que você quer fazer isso? Por que você quer nossas músicas no rádio? E eu digo que, se nós acreditamos em nossas canções, nós temos que usar todo o meio que nós pudermos encontrar para alcançar as pessoas. Não precisamos fazer isso por dinheiro. Não precisamos fazer isso por nada. E, é claro, nossa banda poderia fazer turnês pelo resto de sua vida apenas sobre o que temos. Estou pedindo-lhes para colocar um monte de energia para gravar essas novas músicas e, em seguida, vender nossos produtos, colocando tudo sobre a mesa, como fazíamos quando éramos jovens. Só que não somos jovens.

Então, há um pouco de uma divisão existencial quanto à sua ambição, que é tão quente quanto sempre.

Sinto uma compulsão para as músicas. Se você vai chegar até aqui, você deve seguir todo o caminho. E não sei se isso pode durar para sempre. Mas, uau, nós temos as músicas agora. Chegando aqui no carro, em uma estação, ouvimos "You're The Best Thing About Me". Em outra estação, chamada Wave, ouvi "Bullet Uhe Blue Sky". Uma jornada. . . por cerca de 30 anos.

Como o resto da banda se sente sobre as novas músicas?

Eu diria que Edge parece ser alguém que quer estar na banda mais do que nunca. Certamente mais focado nela como um todo. Eu acho que os dois últimos álbuns o lembraram que os pontos fortes do U2 - acima dos atmosféricos e da inovação e todas essas coisas que ele ama - são grandes melodias e pensamentos claros. Foi aí que entramos. A melodia do verso em "The Best Thing" foi um retorno à forma dele. Eu estava chamando de Punk Motown, mas eu era o Punk e ele era definitivamente o Motown.
Adam está sampleando eras mais antigas e deixando-as em novas eras como um artista pós-moderno. Ele é o nosso carteiro pós-moderno. Warhol começou essa coisa de samplers, ele gostaria que o visse assim. Certas músicas trazem a sensação de que ele é influenciado por outra pessoa. Adam nos vê como obras de arte. É como se ele estivesse caminhando pelo mercado de arte e sempre procurando algo interessante. Não sei se Larry sabe o que fazer do álbum. Ele adorou a turnê, mas ele e eu provavelmente somos os mais difíceis em todas as gravações do U2. Depois que terminamos o 'The Joshua Tree', lembro-me de ir à casa de Chris Blackwell na Jamaica. Nós dois estivemos no bar todas as noites, comemorando toda aquela confusão que passamos. Ele tem esse tipo de coisa irlandesa de ser pessimista com tudo o que é novo. Eu já tive isso também algumas vezes, mas não com este álbum. Mas, você sabe, somos exatamente assim. É difícil de explicar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...