PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

As Luzes De Casa: Bono certamente está considerando o fim


Steve Stockman, autor do livro 'Walk On: A Jornada Espiritual Do U2', em seu blog Soul Surmise:

"Atenção para esta. É uma das coisas mais extraordinárias que já tivemos a sorte de fazer", disse Bono sobre "Lights Of Home" no programa da BBC.
"Lights Of Home" é uma das canções mais pessoais de Bono. É um homem olhando para a sua mortalidade e vislumbrando a imortalidade em que acredita.
Bono vai direto para o coração dela na primeira linha:

"Eu não deveria estar aqui porque eu deveria estar morto
Eu posso ver as luzes na minha frente"

E apesar de tudo, se torna imediatamente mais saudável:

"Eu acredito que meus melhores dias estão por vir
Eu posso ver as luzes na minha frente"

Este susto de saúde de Bono não foi tratado com facilidade, como vemos nas linhas:

"Oh Jesus, se eu ainda sou seu amigo
Que diabos
Que diabos você tem para mim?"

Essas linhas são um grito de oração. Nas notas de 'Songs Of Experience', Bono escreve sobre uma crise de fé:

"Eu tive que lutar ainda mais duramente por essa fé.
Para ouvir a voz de Deus.
Eu tive que baixar as persianas para o mundo.
Tirar os ruídos do fundo e do primeiro plano. As interferências.
Diminuir o volume da minha mente povoada para ouvir aquela voz quieta e suave que promete a paz que ultrapassa toda compreensão."

Estas linhas no encarte são particularmente espirituais. Bono passa para este tema de casa:

"Tempo de voltar pra casa, de descobrir que não era um lugar. Era um rosto, mais do que algumas faces, mas seu coração era meu lar. Ali. As luzes de casa.
Em The Message, a tradução da Bíblia de Eugene Peterson, eu li o Salmo 100: "Entre com a senha, obrigado. Sinta-se em casa".
Que frase!"

Aqui novamente, vemos Bono misturando e desfocando Ali e Deus. O velho amigo de Bono, T-Bone Burnett, costumava usar as mulheres em suas músicas para representar a América também. Para Bono, é Deus e o amor de sua vida. Ali e Deus entraram em sua vida no mesmo período da adolescência quando conheceu os outros caras no U2. Sua vida em sua profundidade de espiritualidade é embrulhada em todos eles. Ali é um canal para Deus em sua vida, seu pastor e mentor espiritual. Ele tem muitas vezes encontrado respostas nos olhos daquela mulher!
A casa aqui é aquele refúgio do mundo que ele encontra em seu lar em Killiney, onde Ali e seus quatro filhos o mantêm são e enraizado. É também aquele lugar onde nos encontramos com Deus, no final de toda a sua plenitude. Bono certamente está considerando o fim.

"Mais um empurrão e eu vou nascer de novo
Mais uma estrada que você não pode viajar com um amigo
Vi uma estátua de uma guitarra dourada
Luzes brilhantes bem na minha frente"

Ao ouvir a canção pela primeira vez, se imagina que a guitarra dourada é uma imagem do Bezerro de Ouro, um ídolo que os Filhos de Israel criaram no deserto. Depois de algumas audições, fica a pergunta se é o cumprimento da vocação de Bono que vai encontrar a sua plenitude nas ruas douradas do céu. Pode ser um ou ambos. Para Bono, a saída desta vida é renascer na próxima. A viagem que todos nós viajamos sozinhos. As luzes de casa.
O mantra final da canção é:

"Liberte-se para ser você mesmo
Se ao menos você pudesse se ver"

Toda a dissertação de 'Songs Of Experience' está em torno da ideia de que se começarmos no final, olhando para trás da vida após a morte, podemos ser mais honestos com nós mesmos e tudo mais. Não teremos nada a perder a partir daí.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...