PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Bono teve que esclarecer declaração que sugeriu que o U2 tinha um público irracional ao tocar em Dublin


Depois do show no Phoenix Park em Dublin no ano de 1983 pela War Tour, Bono saiu do palco e, na companhia de Bill Graham, refletiu sobre o que acabara de acontecer.
Triunfante como o show tinha sido, ele parecia preocupado com o fato de o U2 quando apareceu no palco; ter recebido uma resposta tumultuada, como era óbvio.
Em 1985, Bono estava ansioso para esclarecer o que ele quis dizer. "Quando eu disse isso, não o disse de uma maneira que sugerisse que tivéssemos um público irracional. O que eu estava dizendo era que a ocasião era maior que nós. Era muito maior que o grupo U2 e as pessoas estavam aplaudindo a si mesmas no palco. Estou chegando a um acordo com isso muito mais agora: quando há 30.000 ou 40.000 pessoas ou 50.000 pessoas em um campo ou estacionamento, o sistema de som, por mais poderoso que seja, é realmente incapaz de transmitir sua música, as músicas que as pessoas ouvem são os discos que têm em casa, é o que ouvem e essas músicas são trilhas sonoras para o que elas têm feito ao longo dos anos, quando ouviram esse disco e leram a própria vida na música, enquanto leio minha própria vida na música de outras pessoas. Eles estão aplaudindo-se naquele palco. Estamos apenas ... Com humildade, estou honrado por fazer parte desse processo, mas apenas uma parte dele".
Se a performance ao vivo era, para algumas pessoas, simplesmente os discos que ouviam em casa, então algo de novo estava acontecendo? Provavelmente foi por causa da consciência dos perigos da super familiaridade que Bob Dylan, por exemplo, optou por reinventar constantemente seu material até o ponto em que seus shows, na melhor das hipóteses, entregavam um desafio direto ao público.
Adam Clayton falou: "Não tenho certeza se isso é válido hoje em dia. Veja, acho que o clima é muito diferente. As pessoas lá fora gastaram seu dinheiro com um ingresso que não podem pagar e não acho que querem ser educadas. Eu acho que eles realmente querem ter o que eles pensam que estão comprando, que é duas horas para fugir de todas as besteiras de como as coisas são e como eles tiveram que economizar o dinheiro em primeiro lugar. Eu acho que eles só querem uma libertação".
Mas se o show era uma libertação para o público - para quem poderia ser uma experiência única - também poderia ser uma libertação para a banda que estava em turnê há tanto tempo?
"Seu corpo fica viciado em adrenalina", disse Adam. "Adrenalina - todos somos viciados nisso!" Bono concordou.
"Você sabe que quanto maior e melhor a performance, pior estamos no dia seguinte, porque eu não consigo dormir depois, especialmente esses shows ao ar livre. Eu não consigo dormir depois deles, por horas e horas, e a única opção é engolir uma garrafa inteira de vinho e apago depois de um tempo. E de qualquer maneira, se você fizer isso toda noite da semana - você acabará parecendo com ele!" (apontando para Adam em meio a gargalhadas).
Bono continuou. "Ocorreu-me no palco na outra semana, mês, ano, que essa era a parte mais familiar da minha vida, essa caminhada no tapete que cobre nosso palco era muito mais familiar do que o tapete na minha sala de estar - se eu tivesse um tapete na minha sala de estar. Eles diziam que o lar é onde está o coração, mas eu acho que o lar é onde o tapete está! O lar é feito de coisas familiares e eu não tenho lar. O lar para mim é os teclados de Edge; o amplificador significa muito mais para mim do que qualquer pedestal ou televisão colorida. Você diz que está em turnê, mas quando eu subo no palco é como ir para casa. Na verdade é como estar em casa. O resto é trabalho".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...