PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de maio de 2018

'Rattle And Hum' 30


Bono, 29 de Dezembro de 1988

"Fiquei surpreso e chocado e não entendo como 'Rattle And Hum', um álbum que é uma bagunça maravilhosa com um olhar para o futuro, tendo peças do passado e peças do presente, vendeu cinco milhões de cópias sendo um disco duplo - eu não consigo descobrir isso. Quer dizer, nós fizemos o nosso melhor para afastar os não fãs do U2 e, pensamos, se alguma coisa vai abalar, será isso, porque nós estamos despojando a banda do seu som.
Sempre esperei as críticas, e estávamos recebendo críticas que diziam que era o maior LP ao vivo da história da música pop e outros reviews dizendo que era uma merda. E eu estava pensando que já fazia um longo tempo desde que um disco no rock'n'roll tinha tido esse tipo de impacto - as pessoas simplesmente não se importavam o suficiente para falar. Foi algo muito acalorado. Então, devo dizer que ficamos lisonjeados com a reação de amor-ódio ao LP, mas o que eu estava decepcionado - em ambos, elogios e as críticas, era a falta de discernimento sobre o LP, liricamente, no que ele dizia sobre nós, U2. Há tanta coisa lá, tantas coisas pesadas - tem um começo, meio e fim em sua própria maneira irregular. E que as pessoas não questionaram a ideia de por que nós fizemos "Helter Skelter", em vez de 'por que eles estão fazendo uma canção dos Beatles?' - as pessoas não conseguiram raciocinar além disso.
O rock'n'roll é uma grande tradição, e nós somos parte disso, e nós pensamos que invocar grandes figuras lendárias era, de certa forma, a coisa mais humilde a se fazer, feito por fãs - nós somos fãs. E nós pensamos que bandas de rock não faziam isso -. todos nós sabemos que eles são fãs, mas eles não fazem. O The Rolling Stones fez isso com 'Exile On Main Street', mais ou menos, e foi uma espécie de modelo. Mas queríamos ir ainda mais longe e tem fotos, porque não há pessoas lá fora que provavelmente nem sequer sabe quem Billie Holliday é ou que BB King é. Nós pensamos nisso como: 'nós temos essa coisa, U2; agora vamos deixar isso meio de lado e vamos nos perder nessa música'.
Não era para ser um tributo para nós. É muito engraçado, mas coisas assim já aconteceram conosco, então às vezes podemos interpretar mal uma situação. Quero dizer, ainda acho que foi a coisa certa a fazer. Nós estávamos lá como os aprendizes - era bastante óbvio. Você só tem que assistir o filme para ver o olhar no meu rosto de puro constrangimento conversando com BB King, sentado ao lado deste grande homem do blues.
A introdução de "Helter Skelter", que foi tomada como delírios de grandeza, foi uma observação totalmente sem pensar, mas foi feita de maneira irreverente. Eu não quero estar me defendendo - eu não vejo por que eu tenho que me defender - mas o rock'n'roll sempre foi um pouco de irreverência. Ao mesmo tempo, eu sou mais reverente do que qualquer um sobre música, sobre o espírito dela, sobre o que é o coração do rock'n'roll.
"Helter Skelter" era exatamente o que estávamos passando na turnê The Joshua Tree. Foi um dos piores momentos da minha vida musical. Primeiro, um holofote de luz me atingiu e tive que levar pontos. Minha voz falhou na primeira semana - a imprensa mundial veio para a abertura da turnê e eu não conseguia cantar. Estávamos fugindo o tempo todo e eu desloquei meu ombro e senti muita dor. E descobri que estava bebendo muito só para parar a dor.
Quando você começa como uma banda punk em uma garagem, você faz isso todos os dias, você faz covers de músicas de rock'n'roll e as re-trabalha para se adequar naquele momento específico no tempo. Nós pensamos que "All Along The Watchtower" realmente chamaria a atenção das pessoas, mas quando eles vissem o filme eles entenderiam. A ideia de aprender a tocar uma música cinco minutos antes da performance dela é uma coisa, mas cinco minutos antes de aparecer em seu álbum é que achamos hilário. Isso, para mim, era o tipo de coisa que uma big band como nós deveria fazer - deixar o ar sair do balão, não explodi-lo!
A única razão pela qual tocamos "All Along The Watchtower" em São Francisco foi porque o show foi no distrito financeiro (Business men they drink my wine/plough-men dig my earth/but none of them along the line know what any of this is worth). Era, tipo, 'Vamos parar de tomar grandes decisões – vamos tomar uma pequena'.
O resto da letra eu aprendi no dia. Literalmente, perguntando a um dos caras locais, alguém passando por ali, se você soubesse as letras, nós estávamos anotando-as na hora.
O senso de humor desta banda é muito perdido. É como alguns jornais americanos relataram que fizemos um show do Save The Yuppie - a mesma banda que fez shows pelos direitos humanos e pelos povos famintos da África. Eles estavam muito preocupados com o Crash. Honestamente, foi relatado sem ironia. Talvez as pessoas não esperam que nós tenhamos um senso de humor para que eles não procurem senso de humor em nada do que fazemos."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...