PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 15 de março de 2023

A Entrevista: Bono e The Edge no LA Times sobre 'Songs Of Surrender' - Parte I


"Escrevi um livro com um título que ainda não consegui entender ou compreender adequadamente", escreveu Bono, na página de título da cópia de Rob Tannembaum de seu recente livro de memórias, 'Surrender: 40 Songs, One Story'. A longa carreira de sucesso do U2 - 14 álbuns de estúdio que venderam 170 milhões de cópias em todo o mundo, mais 22 Grammys - está enraizada em um ideal quixotesco semelhante de tentar entender grandes tópicos como amor, fé e comunidade.
Desde suas origens como uma banda pós-punk irlandesa inocente e quase emo até seu sucesso dominante no final dos anos 80 e suas décadas subsequentes como anciões do rock robustos que podem lotar estádios, eles fizeram perguntas a nós e a si mesmos e depois rejeitaram as respostas em favor de mais perguntas. Eles nunca se contentaram em ser grandes quando poderiam almejar serem grandiosos e épicos.
As memórias de Bono também inspiraram um novo álbum, 'Songs Of Surrender', no qual o U2 revisitam 40 de suas músicas do catálogo anterior, desde seu álbum de estreia, e não apenas despem os arranjos, mas em vários casos revisam as letras também.
Em entrevistas separadas no Zoom para Rob Tannembaum do LA Times - Bono em seu hotel em Los Angeles e Edge em sua casa em Malibu - algumas diferenças de personalidade eram óbvias. O guitarrista falava prosaicamente e segurava as cartas na manga. O cantor falava floridamente, muitas vezes zombando de si mesmo e de seus companheiros de banda, e se inclinava para perto da câmera quando ficava empolgado - que é seu estado característico. (Pouco depois da entrevista, ele enviou ao entrevistador por Fed Ex a cópia autografada de suas memórias, sem ser solicitado).
Os tópicos incluíam a arrogância de ótimas composições, o novo estilo vocal atípico de Bono e se Larry Mullen está "saindo de fininho" do U2.

Os arranjos mais simples em 'Songs Of Surrender' lembram a série 'Unplugged' da MTV. Uma analogia 'Unplugged' parece precisa para você?

Bono: Sim, embora tenhamos feito questão de incluir algumas músicas que não são acústicas. O tema central é a intimidade, e a forma de alcançá-la foi principalmente por meio de instrumentos acústicos. Se fôssemos despir as músicas a apenas voz e violão, ou voz e piano, descobriríamos se o imperador estava usando alguma roupa. Nós pelo menos veríamos como o eu nu se parece. Escrever músicas não era nossa preocupação quando o Edge e eu éramos mais jovens.

Qual era a sua preocupação?

Bono: O impacto, a explosão sônica, os sentimentos e nossa reivindicação em um novo território, emocional e musicalmente. Nós tínhamos uma inclinação para ser detestáveis.

Com Adam e Larry mais de fundo em 'Songs Of Surrender', este é o U2 reinterpretando as canções do U2, ou é Bono e The Edge reinterpretando as canções do U2?

Edge: Ooh, uma pergunta muito boa. As contribuições de Adam e Larry não foram tão grandes porque estávamos tentando fazer o arranjo mais mínimo possível. A personalidade de todos está presente, e também as músicas são músicas do U2 - então é claro que é um álbum do U2.

Bono: Eles não precisavam tocar em todas as músicas, porque seríamos apenas uma banda de rock.

Essas músicas significam muito para muitas pessoas. Por que mudá-las?

Edge: Nós não saímos do nosso caminho para mudá-las, como tal. No caso de, digamos, "Stories For Boys", foi escrita quando éramos garotos e explica o que estávamos passando. É difícil para um homem de 60 anos tornar essas letras críveis, então reescrevemos a música. Tem um pathos agora, onde a versão original tinha exuberância e bravata.

Uma das novas letras de "Stories for Boys" é: "In my imagination, there's only static and flow/No yes or no" (Na minha imaginação, há apenas estática e fluxo/Não, sim ou não) em vez de "Sometimes a hero takes me/Sometimes I don't let go" (Às vezes um herói me leva/Às vezes eu não deixo me levar). O que a mudança significa?

Edge: Isso é sobre auto-aceitação. Na época do nosso primeiro álbum, éramos, como a maioria das crianças, inseguros e autocríticos. Fomos inspirados por 'O Senhor das Moscas' e por um lindo filme chamado 'If'. A nova letra reconhece que fomos muito duros com nós mesmos. É um pequeno tapinha na cabeça.

Depois que você decidiu reinterpretar as músicas, como começou o processo?

Edge: A maioria das faixas começaram comigo. Eu faria um esboço simples - qual é o tom, qual é o tempo, adicionaria um pouco de violão ou piano. Quando Bono começou a cantar, sabíamos instantaneamente se estava funcionando.

Bono soa muito mais calmo e discreto nessas versões.

Edge: As músicas do U2 são famosas por terem uma conexão emocional. As novas versões geralmente ficavam muito lacrimosas, muito sentimentais, então Bono conscientemente manteve seu canto um pouco mais inexpressivo do que o normal. Com "I Still Haven't Found What I'm Looking For", nós a engrandecemos tanto que é quase como uma música country de Johnny Cash.

Bono, quando você revisitou aquelas letras antigas, o que você achou do jovem que as escreveu?

Bono: Eu tenho ficado um pouco envergonhado com a efusão [de emoções]. Eu tive fases de constrangimento, mas estou do outro lado agora. Esse é o trabalho da nossa música atualmente: podemos ser tão descarados, desafiadores e vulneráveis quanto costumávamos ser? Podemos ser tão chatos?

Edge: Estávamos cientes, naquela época, de sermos muito coração aberto.

O U2 começou como uma banda pós-punk, um estilo que é inerentemente "cool", mas você inverteu e o tornou "hot", certo?

Edge: Isso pode ser a influência irlandesa. Sempre houve uma espécie de ópera e uma intensidade emocional em nosso trabalho.
Conhecemos Brian Eno em meados dos anos 80, depois que ele trabalhou com David Bowie e depois com Talking Heads, que definitivamente estavam no lado cool da mídia. Eno nos disse: "Seria um erro vocês tentarem ser cool, porque o que vocês são é quente e apaixonado". Na época, queríamos ser um pouco cool.

Bono: Lembro-me de Eno dizendo: "O que é único em sua música é que muito dela não é influenciada pela música negra". E diríamos: "Grandes trechos são, Brian". Ele diria: "Não. Pequenos trechos delas são. E essa é a coisa menos interessante sobre você, de qualquer maneira". Esse foi o fim da discussão. Ele apontava para "Pride (In The Name Of Love)", "The Unforgettable Fire" ou "Beautiful Day" e dizia: "Você é o dono disso. Esse é o seu território".

Então, ser uncool faz parte do que caracteriza o U2?

Bono: Nosso primeiro álbum é realmente uma ode à inocência, ao passo que se você está em uma banda, geralmente está tentando desfigurar sua inocência. É sexo no banco de trás de um Cadillac. Aqui estão esses adolescentes irlandeses dizendo, não, queremos manter nossa inocência. Estou impressionado com o quão audacioso isso foi.

Eu sou um grande fã do U2. Eu vi um de seus primeiros seis shows americanos e a maioria das turnês desde então. Mas alguns anos atrás, para ser franco, percebi que estava perdendo o interesse pelo U2, assim como por alguns outros artistas. Percebi o que esses artistas tinham em comum: homens brancos heterossexuais que gritavam suas emoções. Houve algum impulso semelhante para você, que levou a uma abordagem mais calma em 'Songs Of Surrender?'

Bono: Eu gostaria de ter coragem e fraseologia para dizer exatamente isso. Temos uma linguagem interna dentro da banda: "Olá, estou tendo um sentimento". É uma das nossas descrições da nossa música. Acho que não há problema em fazer a pergunta: "Eu preciso de mais alguma coisa disso? Eu não senti isso de você antes?" Se você tem, eu poderia argumentar, mude de canal tão rápido quanto você conseguir. Podemos aguentar os socos, então bata a qualquer momento.
Em nossos dois últimos álbuns de estúdio, eu queria voltar aos primeiros princípios: "Não nos aborreça, leve-nos ao refrão". Eu estava cansado de nossas composições. Rock tinha se tornado tão pouco ambicioso. Os Beatles nunca pensaram assim! Eles queriam o mundo inteiro: melodias, palavras, aqueles momentos reveladores. Eles foram generosos.
Mas você está certo em ser duro com cantores e compositores, especialmente aqueles que são abertamente confessionais. Elvis Costello se refere a essa música como "foda- me, eu sou sensível". Estou um pouco cansado da situação "Olá, estou tendo um sentimento", inclusive quando sou eu cantando.

Uma das reinterpretações mais marcantes é "Two Hearts Beat As One", que você transformou em uma espécie de faixa soul/disco da Filadélfia. Como isso evoluiu?

Edge: Sou eu cantando. Eu fiz um vocal demo em praticamente tudo e, em algumas ocasiões, Bono dizia: "Isso parece ótimo. Estou feliz por você cantar essa". Aconteceu com "Stories For Boys", "Two Hearts", "Desire" e "Peace On Earth". Trabalhamos muito rápido. Gravei "Peace On Earth" no meu quarto com dois microfones e um laptop. Literalmente levou 10 minutos.
Algumas músicas demoraram mais. A primeira versão de "Pride (In The Name Of Love)" era muito sem sal. Não queríamos que fosse o U2 Light.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...