PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 11 de março de 2023

Billboard compila alguns dos melhores e mais impactantes momentos do documentário com Bono e The Edge


A Billboard compilou alguns dos melhores e mais impactantes momentos de 'Bono & The Edge: A Sort Of Homecoming, With Dave Letterman'.
Antes do U2, houve o Lypton Village, e The Edge admitiu que "não consegue se lembrar" por que ele e seu grupo de amigos se chamavam assim. Uma das principais características da banda, no entanto, era que cada membro recebia um apelido, que é onde The Edge recebeu o seu.
"O nome de Bono no Village era Bono Vox de O'Connell Street", disse The Edge, antes de Letterman observar que Bono foi apelidado em homenagem a uma loja de aparelhos auditivos.
"Foi parte de uma reação contra a sociedade conservadora da qual fazíamos parte", explicou The Edge, antes de brincar que os membros do U2, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. continuaram com seus nomes reais. Clayton era a "Sra. Burns" e Mullen era "The Jam Jar".
Um fato menos conhecido entre os fãs mais jovens do U2 é o quanto a turbulência religiosa da Irlanda inspirou a banda. Bono e The Edge mergulharam na história da tensão entre católicos e protestantes em seu país de origem e como isso inspirou seu hit "Sunday Bloody Sunday", escrita por The Edge.
"Em um determinado dia, essa raiva explodiu. Essa frustração de não ser capaz de compor, de não saber se deveria estar em uma banda de rock n' roll, o que o futuro reserva", disse The Edge sobre seu eu de 21 anos, que sentiu como se tivesse que pensar entre sua fé e seu amor pela música.
"Isso foi alquimia", disse Bono sobre a criação da música. "Eu estava assistindo. Eu estava parado ao lado dele. Eu vi essa transformação da raiva interna em externa. Eu estava tipo: 'Ufa, é por isso que estou em uma banda. É por isso que estou com esse cara'. Foi uma maneira de sentir que nossa música poderia significar algo além de si mesma".
"Brian Eno … disse para nós: 'Sabe, você não deveria se preocupar com coisas como ser cool. Isso seria uncool para você. Sejam vocês mesmos'", diz Bono.
"Você sabe, e eu olho para trás agora, e percebo que é a coisa do U2: música extática. Porque quando você está naquele estúdio, você tem que ter coragem de pular do prédio e acreditar que pode voar".
No especial, Bono também conta a Letterman como um dos hinos do U2, "Where The Streets Have No Name", mudou para ele depois do 11 de setembro.
"Lembro-me de lutar com o conceito de América e o que isso significava para mim, e o que pode significar em todo o mundo", diz ele.
Então, quando o U2 cantou a música no Super Bowl apenas cinco meses após os ataques, ele sabia que "este é um momento frágil" que exigia algo ainda mais comovente do que seus heroísmos de rock habituais no Louisiana Superdome em Nova Orleans.
"Eu queria usar alguma exortação, tirando o espetáculo normal e transformando-o em um monumento de nomes rolantes. Os intervalos do Super Bowl são um espetáculo. Mas os maiores espetáculos são as emoções".
E Bono explica o poderoso significado - ou sentimento - por trás da "fermentação incomum de uma música" que é "Where The Streets Have No Name".
"A letra não é muito detalhada", diz ele. "Mas a sugestão contida na letra é gigantesca. E o que parece sugerir é que existe um lugar transcendente para o qual podemos ir juntos. Você quer vir?"
Como o futuro do drag nos Estados Unidos está atualmente em perigo, graças à recente onda de legislação anti-drag e anti-trans introduzida por legisladores republicanos nos EUA, pareceu importante ver o quão fortemente o U2 apoia os direitos das pessoas de todas as sexualidades - particularmente drag queens.
Letterman sentou-se com a drag star e defensora da igualdade no casamento, Panti Bliss - que uma vez se juntou ao U2 no palco em Dublin em 2015 - para discutir como ela inicialmente se equivocou sobre a banda. "Eu cresci em um país que reprimiria absolutamente qualquer indício de sexualidade. Dublin, durante toda a década de 80, era esse tipo de lugar cinza e agressivamente normal. Nem se ouvia falar de homossexualidade", explicou ela.
"Eu caluniei injustamente o U2 porque, para mim, naquela época, eles eram parte integrante dessa cultura, esse tipo de cultura rock de garotos heterossexuais que eu me sentia absolutamente rejeitada", continuou Panti. "Então eu saí, fui para o Japão para viver, trabalhar e fazer [drag]. Enquanto eu morava lá, o U2 veio se apresentar e comecei a ver: 'Ah, na verdade, esse U2 não é o U2 que eu caluniei injustamente'. O que vi no palco em Tóquio era diferente, sabe? Foi sexy e divertido. Talvez eu esteja exagerando, mas eles foram parte do motivo pelo qual acabei voltando eventualmente".
Sobre como o U2 impactou o movimento de igualdade na Irlanda, Panti observou: "O U2 foi parte do que permitiu que a Irlanda se sustentasse com seus próprios pés e tivesse nossas próprias coisas. Eu apreciei isso na época e ainda o faço agora".
É raro ver uma banda manter uma amizade próxima após 50 anos trabalhando juntos, mas Bono e The Edge reservaram um momento durante sua apresentação no Ambassador Theatre de Dublin para declara isso.
"O que não gosto em Edge é que ele não precisa de mim. Ele poderia estar fazendo tudo isso, escrevendo, cantando, se apresentando, tocando, produzindo sozinho. Mas ele não faz", Bono compartilhou, olhando para seu velho amigo.
"Porque não é tão divertido", The Edge respondeu docemente.
Com lágrimas, Bono acrescentou: "Seus melhores amigos são aqueles com quem você pode ter as melhores discussões. Eu tenho praticamente o melhor argumento que você poderia encontrar aqui. Eu confiaria no Edge com minha vida. Na verdade, eu confiei nele com a minha vida".
Uma das partes mais emocionantes do documentário, quando David Letterman descobriu que The Edge e Bono haviam passado a manhã escrevendo uma música sobre ele, inspirada pela viagem de Letterman ao Forty Foot da Irlanda.
"We come to love this Forty Foot man / He keeps on doing the best that he can / We almost lost him there on Sandymount Strand / Being swept away was part of his plan / You can laugh nervously / That’s how we see underneath", a dupla canta, antes de Letterman colocar as mãos na cabeça em descrença.
"Muitas coisas boas aconteceram comigo na minha vida. Isso estaria bem no topo da lista", ele compartilhou.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...