PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 1 de dezembro de 2013

A culpa do eco é do Bono

Os primeiros discos do U2 eram dominados por um pesado uso de eco na guitarra do Edge. Isto encheu o som da banda, dando cobertura ao fato de nem o guitarrista, nem o baixista da banda tocarem muito naquela fase. Isto também deu às primeiras canções do U2 um sentimento de tamanho reverberante e - não é tudo - colocou uma cobertura de personalidade comum sobre o material. O U2 tinha um som.
Edge diz que tudo começou com o Bono: "Nós tínhamos uma música na qual estávamos trabalhando chamada "A Day Without Me" e o Bono não parava de dizer: "Eu ouço este eco, como se os acordes estivessem se repetindo." Então eu disse, é melhor eu arranjar uma unidade de eco para este single. Eu levei uma para o ensaio e testei-a de várias maneiras atingindo um sucesso limitado. Na verdade eu não gostei nada daquilo; eu achava que aquilo enlameava o som. Então eu comprei a minha própria unidade, uma Memory Man Deluxe fabricada pela Electro-Harmonix. Quero dizer, a Electro-Harmonix fabricava as coisas mais baratas e vagabundas para guitarra, mas elas sempre tiveram uma grande personalidade. Esta Memory Man tinha um certo som que eu realmente adorava. Eu apenas brinquei com ela por semanas e semanas, integrando-a nas músicas que já tínhamos escrito. À partir do uso dela, um novo conjunto de músicas começou a aparecer." Ouve algum momento em que o Bono disse: "Oh, não, eu criei um mostro! Desliga este eco!"?
"Quando estavamos fazendo o álbum 'War', todos nós - mas particularmente o Bono - sentíamos que deveríamos tentar nos livrar desta coisa do eco," diz Edge. "Foi uma tentativa muito consciente de fazer algo mais abrasivo, menos etéreo, mais duro. Menos daquela coisa distante. Eu me dei conta que o eco podia ser uma manha excessiva. Há alguns coisas que você pode fazer com uma guitarra e eco que soam impressionantes, mas eu podia ver que elas eram ruas cegas. Eu sempre deixo-as de lado e volto para elas. Eu não gosto de usar efeitos de uma maneira óbvia. Você enjoa das mesmas texturas. Variedade se torna importante."

De 'U2 At The End Of The World', de Bill Flanagan

Agradecimento: Ultraviolet - Forum UV Brasil
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...