PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

As revelações da artista irlandesa Catherine Owens sobre os trabalhos na Popmart Tour do U2


A artista irlandesa Catherine Owens é a mulher a quem o U2 se voltou quando começou a buscar as imagens visuais dramáticas que decoram o show da PopMart Tour. 
Owens revelou: "Trabalhei na turnê anterior do U2, customizando os Trabants e fornecendo contatos e conexões para várias seções visuais do show. Devo ter feito algo certo porque a palavra veio de cima para me trazer de volta a bordo desta vez - exceto que agora eu tinha todo o departamento "encontre os visuais e encontre-os agora" entregue a mim de bandeja.
Na maior parte do tempo, sou uma artista irlandesa que mora em Nova York e trabalho sobre coisas profundas e significativas em qualquer meio, baseado em mulheres, suas escolhas e o que elas ganham da vida como resultado dessas escolhas.
Para combinar minha própria maneira de trabalhar e as necessidades do U2, eu abordo cada nova turnê como se fosse uma instalação gigante ou uma peça de arte performática ultrajante. Isso me permite olhar para a turnê como se fosse uma extensão do meu próprio trabalho e torna o projeto muito menos assustador. O processo de trabalho começa mais ou menos assim: Willie Williams, o designer de show do U2, me liga em Nova York e me conta como estão as coisas com a banda, planos de turnê, cenografia, gravações de álbum e vibe geral. Ele vai lançar algumas palavras para eu continuar. Lembro-me de uma das primeiras - América do Sul.
"Você pode encontrar algumas coisas que parecem a América do Sul ... quente, lento, desprezível, sexy, coisas vibrantes?"
"Você acha que eu posso ouvir algo do álbum?" Eu digo. "Isso seria de grande ajuda".
"Ah, desculpe, o álbum não será finalizado até um dia antes do show ... mas posso cantarolar um pouco da música "Miami" para você, se quiser".
Então ... assim eu saio em busca de algo que "faça sentir" a América do Sul.
Começo a trabalhar em tempo integral para encontrar todos os recursos visuais para o show em 2 de janeiro de 1997. Tivemos três meses para encontrar as imagens que identificassem os artistas com quem queríamos trabalhar, comprar os trabalhos existentes e encomendar novos trabalhos. Ah, e obter todas as permissões e documentos legais aprovados e encaixar tudo duas semanas antes dos ensaios em Las Vegas para poder refazer qualquer um dos visuais que precisassem ser ajustados. Interessante.
A próxima parte do processo foi a mais divertida. Willie, Gavin Friday e eu tínhamos reuniões criativas com a banda em seu estúdio de gravação em Dublin, normalmente entre os ensaios enquanto a banda jantava. Às vezes, havia muitas reuniões acontecendo na mesma sala, então você teria que pressionar bastante durante seus cinco minutos. Isso não foi um incômodo para Willie e eu, desenvolvemos uma rotina melhor descrita como um cruzamento entre o show de cães e pôneis à moda antiga, e empurrando seu caminho para o último ônibus quando estava prestes a deixar a estação.
Visto que eles estavam tão ocupados, a banda estava sempre fabulosa nessas reuniões, muitas ideias malucas voando por aí, muitos momentos engraçados com Bono na maioria das vezes incapaz de ficar parado, pulando de pé no meio de sua salada para apresentar alguma "ação" em relação à sua ideia mais recente. Enquanto isso, Willie acenava com a cabeça de um lado da mesa (de um jeito que só ele consegue ...) dizendo: "Isso pode funcionar ... sim! ... pode funcionar".
Isso seria seguido pelos embelezamentos de Gavin e uma sensação generalizada de que estávamos realmente chegando a algum lugar ... ou que estávamos completamente condenados e, honestamente, não seria melhor voltar a essa ideia de tocar o show inteiro em um lâmpada branca brilhante com muitos solos de guitarra do Edge?
Eu sairia dessas reuniões sentindo-me mais parecida com um míssil que busca calor do que com uma artista. Mas armada com um monte de noções e uma longa lista de números de telefone, da propriedade de Keith Haring ao escritório de Roy Lichtenstein, comecei meu trabalho visual.
Como o palco não estaria pronto para testar nenhum visual até alguns dias antes do primeiro show, tínhamos muito pouca ideia do que exatamente funcionaria na tela. Sabíamos que não queríamos usar vídeo e filme, já que havíamos coberto com sucesso aquela área com a Zoo TV, e a suposição de Willie era que grande, ousado e brilhante seria o caminho a percorrer. Estive incentivando o uso de animação na última turnê, e dessa vez ela se tornou a resposta óbvia para muitas preocupações. Também refletiu perfeitamente o humor da PopMart de uma forma coerente.
Coletar imagens para a turnê foi bastante simples. Primeiro, fiz meu caminho pelos festivais de animação de vídeo em Nova York. Eu vi muitos trabalhos de instalação / performance, alguma dança e teatro, procurando por pistas, ideias, cores, vibrações, designs, etc. Então eu lia tudo, em qualquer lugar, da revista Hello! a resenhas universitárias, em busca de imagens que parecessem, bem, como o U2. Sempre que me deparava com uma imagem ou vídeo gritando: "Escolha-me, escolha-me", eu seguia meus instintos, independentemente da lógica, e então procurava o artista ou diretor.
Em seguida, apresentei o trabalho à banda para aprovação. Foi nesse ponto que Willie e eu começamos nossa rotina de Laurel e Hardy. Eu mostraria o visual para a banda e para quem mais estivesse na sala naquele dia para seu "encontro", enquanto Willie atuava como engenheiro de som no canto, pressionando botões no CD player para corresponder ao visual que eu estava mostrando. Nos tornamos muito bons nessa rotina, de fato, de vez em quando me preocupa que haja quem olhe para essa apresentação e diga a si mesmo: "talvez esses dois passem muito tempo juntos".
Conforme a banda aprovava as imagens, visitei os artistas e expliquei o processo e, após discutir várias ideias com cada grupo de pessoas, começamos a encomendar novos trabalhos e comprar os já feitos. Passei um bom tempo explicando ao artista que a palavra "não" na verdade não é uma palavra que usamos com muita frequência no mundo do U2 e que coisas como "preciso de mais tempo para terminar minha peça" não empolgariam Monica, que programa o visual para a tela.
Os artistas gostam de ir com calma, mas as turnês do U2 não param para ninguém. Na verdade, todos os artistas com quem trabalhamos têm sido fantásticos - criativos, talentosos e capazes de trabalhar com prazos absurdos. E nós chegamos à noite de estreia em Las Vegas.
Meu momento pessoal favorito do show é a chegada da nave espacial (feita pela Image Now), seguida pela chegada de Leigh Bowery, nossa dançarina do ventre transexual (feita por John Maybury), seguida pela chegada do Limão, seguido pela chegada da banda em toda a sua glamourosa glória. Paddy O'Parliament, eu chamo esse momento, e eu adoro isso.
Enquanto escrevo, estou sentada do lado de fora, olhando para o porto em Cobh, Co. Cork, que fica no sul da Irlanda. Eu sou a artista residente no Old Yacht Club e tenho estado ocupada colocando em dia meu próprio trabalho. As reuniões da banda parecem estar a um milhão de quilômetros de distância agora, mas é claro que a distância nunca impediu uma roda de girar, e o próximo projeto já está em andamento. O Museu Guggenheim de Nova York me pediu para montar uma exposição de todo o trabalho visual da turnê PopMart para ser exibida em sua galeria no centro de Soho. Mais uma vez, Willie e eu estamos na trilha, mas desta vez a palavra do dia é "Blobs". "Lava Lamp Blobs", para ser mais precisa. Um grande vidiwall, mostrando todas as filmagens da turnê, uma peça sonora muito conceitual, baseada no diálogo interno diário da turnê, gravando do sistema de walkie-talkie e, com sorte, um evento que durará toda a noite.
Bem, acho que sou apenas uma garota que não consegue dizer NÃO!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...