PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 5 de junho de 2018

O único e verdadeiro manager que o U2 já teve: Paul McGuinness


Paul McGuinness - 12 de Junho de 2005 - NY Times

Eu era uma criança. Meu pai estava na Força Aérea Britânica e minha mãe tinha sido professora na Irlanda. Eu nasci em uma base na Alemanha. Eu morei em países que incluíram Malta e Iêmen. Quando eu tinha 10 anos, meus pais me mandaram para um colégio interno na Irlanda. Minha infância me deu uma aptidão para viagens e uma capacidade de me adaptar a novas circunstâncias.
Descobri bem cedo que não tinha habilidade musical quando comecei a numerar as teclas do piano antes de cada aula. Mas eu gostava de ouvir música e, durante minha adolescência, descobri outros trabalhos na indústria da música. Meus heróis eram os caras que gerenciavam Bob Dylan, Rolling Stones e Beatles. Achei que administrar uma big band seria muito divertido, mas não sabia como chegar lá.
Eu me matriculei no Trinity College em Dublin e estudei filosofia. Eu editei o jornal da escola, dirigi peças e contratei as bandas para algumas danças, mas saí para trabalhar em filmes. Tornei-me diretor assistente de um filme esquecido de John Boorman chamado 'Zardoz'. Em 1978, um amigo me apresentou aos membros do U2. Eles ainda estavam no ensino médio e eu tinha 26 anos. A diferença de geração era dolorosa às vezes. Eu era o único que podia dirigir. Não importa o quão democrático nós afirmamos ser, Bono sempre parecia estar no banco da frente.
Desde o início, os membros da banda eram extraordinariamente ambiciosos. Eu tinha administrado uma banda de folk rock irlandesa antes do U2. Os membros queriam ganhar dinheiro e ir para casa para suas famílias. O U2 estava preparado para colocar os lucros de volta na banda, o que significava que tínhamos dinheiro para gastar em equipamentos, gravações e fitas demo. Eu os aconselhei desde cedo que possuir seu próprio trabalho era muito importante, mas difícil de alcançar. A banda agora possui todas as gravações que eles fizeram e todas as músicas que eles já escreveram.
Os membros da banda e eu sempre soubemos que seria patético ser bom na música, mas ruim nos negócios. Eles compartilharam meu entendimento de que o rock 'n' roll é uma equação complexa envolvendo arte, comércio, publicidade, moda, sexo, política e todo tipo de coisa.
Os anos 80 foram um pouco confusos porque trabalhamos muito e viajamos muito. O ponto de virada foi em 1987 com o lançamento do álbum 'The Joshua Tree', que foi para o número 1.
As pessoas imaginam que eu aceno meus braços e coisas grandes acontecem. É mais como mover meus dedos. Em 1983, nos primórdios da MTV, estávamos conseguindo uma reputação como uma banda ao vivo, mas ainda não tínhamos um álbum de sucesso. Decidi que nós mesmos produziríamos o programa de TV no Red Rocks Amphitheatre, em Denver, e usaríamos o filme para provar aos europeus como éramos grandes na América. Nós usaríamos nos EUA para tentar entrar na MTV. Nós investimos todo o dinheiro que tínhamos no programa. No dia do show, as comportas se abriram.
Nós filmamos o evento de qualquer maneira e, felizmente, a chuva e o nevoeiro esconderam o fato de que o show não estava com lotação esgotada. Havia apenas cerca de 2.000 pessoas na platéia, mas parecia que havia 10.000.
O ponto baixo da carreira da banda foi em 1997, quando lançamos um álbum chamado 'POP'. Nós projetamos uma turnê com um grande show ao ar livre chamado PopMart com um arco dourado ao estilo McDonald's, e lançamos a turnê com uma conferência de imprensa no Kmart. Estávamos usando a pop art para satirizar o consumismo, mas a ironia não se traduziu bem e passamos a turnê inteira tentando explicar o conceito.
Nossos adereços de palco contou com um Limão rotativo de 40 pés de altura que rolava por uma rampa para os encores. O Limão perderia sua casca, se abriria e a banda iria ser revelada, descer as escadas e cantar. Uma noite, o Limão não conseguiu abrir e a banda ficou presa dentro. O Limão teve que recuar vergonhosamente para a sua posição inicial e a banda saiu por trás.
Você nunca verá a banda sair do camarim até pelo menos meia hora depois de cada show, e não é porque eles estão tomando banho. Nós desenvolvemos uma prática ao longo dos anos, onde todas as noites nós cinco nos sentamos e desconstruímos o show.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...