PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Joe O'Herlihy: o som da Experiência


O diretor de som do U2, Joe O'Herlihy, discute a turnê de arena eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018 e faz um olhar para trás na mixagem do U2 nestes 40 anos.
"No final de setembro de 1978 fiz o meu primeiro show com o U2", reflete Joe O’Herlihy, diretor de som da banda. Clive Young do site Pro Sound está no palco uma hora antes da banda subir, e enquanto ele está no Nassau Veterans Memorial Coliseum em Uniondale, NY, por um breve momento, O'Herlihy volta suas lembranças para o Arcadia Ballroom em Cork, quarenta anos antes. "Eu trabalhei com um guitarrista irlandês, Rory Gallagher, de 1973 a 1978. Na verdade, eu acabara de terminar meu período com ele e decidi que voltaria para casa. Então eu conheci o U2 cerca de três semanas depois, e lá fui eu de novo! O resto é história."
As quatro décadas seguintes forneceram muito do assunto para a atual turnê de arena do U2, que termina um tríptico de turnês que são conceitualmente ambiciosas, mesmo para uma banda que regularmente busca o épico. A turnê mundial de 76 shows da iNNOCENCE + eXPERIENCE 2015 apresentou um show autobiográfico que examinou a vida do U2 como adolescentes "inocentes" em uma banda. Então, em 2017, o grupo retornou aos estádios para 51 shows na turnê 'The Joshua Tree', marcando o 30º aniversário de seu álbum homônimo (e conceitualmente, o ponto em que a banda ganhou experiência). Agora, 2018 reserva o projeto com a eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018, que tematicamente luta com as armadilhas do mundanismo.


Se soa pesado, às vezes é, mas não tão pesado quanto a enorme quantidade de produção que entra no show todas as noites. Mais uma vez, as necessidades de áudio da banda estão sendo gerenciadas pela Clair Global. A marca registrada visual do show, assim como foi para a turnê de 2015, é a apresentação incomum que permite que a banda se apresente em toda a extensão da arena, dando a todos os fãs a chance de ter momentaneamente os melhores lugares da casa. Um palco principal em uma extremidade leva a uma passarela que corta longitudinalmente o local até o palco B circular da outra extremidade, apelidado de "e stage" - como em "Experience". Acima da passarela há uma enorme tela dupla face (inicialmente chamada de The Divider, agora apelidada de The Barricage), que mostra o vídeo para as duas partes do local, mesmo que ocasionalmente se desmembrem ou apresentem membros da banda que estejam entrando no meio da música.
O desafio para O’Herlihy era apresentar o som enquanto a banda se apresentava em várias posições em todo o comprimento do local. A resposta foi criar um sistema de som de um anel oval alternando esquerda-direita de 12 Clair Cohesion CO-12 acima do perímetro do chão da arena, cada um apoiado por oito travas de três SUBS Cohesion CP-218 que usam o método cardióide para direcionar a energia dos graves para a arena. "É uma imagem estéreo em todo o edifício, de modo que você sempre tem uma imagem estéreo, não importa onde você esteja", diz O'Herlihy. "A beleza de tudo isso é que cada caixa acústica está a menos de 25 metros do público que escuta; é muito próximo, mas o sistema nunca está sob estresse, então a qualidade do áudio é de 1.000%, simplesmente porque o sistema está focado para distribuição específica para áreas específicas. Também nunca fica tão alto. Se isso acontecer, venha e me bata."
Para atender aos fãs que estão na pista são 32 Cohesion CO-10s usados para downfill e centerfill na parte de cima à frente do palco principal, passarela e palco b, e 18 CO-8s também estão embutidos no palco e na passarela. "Por todo o caminho abaixo, há um alto-falante à quatro pés de distância de você", diz O’Herlihy. "A intensidade do seu nível é sincronizada automaticamente, dando a impressão do som como se Bono estivesse ali cantando, ele está cantando para você. Eu acho que o que isso faz é criar interatividade, e essa banda é toda sobre comunicação com o público. Se eles não podem fazer isso, isso acaba com o propósito; a coisa toda é conectividade".
Como o sistema é projetado para fornecer áudio onipresente, a posição FOH pode ser colocada virtualmente em qualquer lugar do local, desde que seja relativamente equidistante entre dois CO-12 pendurados. Como resultado, o FOH tende a ficar a poucos níveis acima nas arquibancadas em meio à platéia, permitindo que O’Herlihy ouça o que a platéia ouve e também ganhe uma visão aérea muito necessária de um show que percorre toda a extensão da arena. Central para a área FOH é um console DiGiCo SD7, um dos oito da turnê, todos rodando em 96k. Enquanto O'Herlihy não tem nenhum problema com emulações e plug-ins, ele opta por usar duas prateleiras repletas de Manley VoxBoxes, Avalon VT-737, Summit Audio DCL200 e mais unidades vintage da TC Electronic, Yamaha, Lexicon e outras - simplesmente porque ele pode.


Um monitor enorme fica sob o palco, composto pela base RF de Niall Slevin, centrada em torno de uma série de sistemas wireless da Sennheiser e mesas DiGiCo usadas por Alastair McMillan (mixagem para Bono), CJ Eriksson (Larry Mullen e Adam Clayton) e Richard Rainey (The Edge), que seguem o show através de monitores de vídeo fazendo o tracking para cada membro da banda.



"Cada console tem 128 entradas e não estamos duplicando nada", diz O'Herlihy. "Quando eles estão no e stage, certos canais são usados; quando eles entram na Barricage, há outro conjunto separado de canais que são usados; e o palco principal tem seus próprios canais. Nós não complicamos nada por duplicação. Quando você duplica, multiplica suas próprias chances de erro ao fazer isso! Além disso, acreditamos em 100% de redundância; é por isso que usamos o DiGiCo SD7. Existem dois mecanismos em cada um dos consoles, portanto, se você tiver uma falha em um mecanismo, ele alternará automaticamente para o outro, porque eles são executados simultaneamente. Mesmo os ouvidos mais instruídos não ouviriam a mudança. É um aspecto enorme do que fazemos - a maior turnê do mundo, nada pode dar errado - e é por isso que usamos esse produto específico."
Os consoles, mais de 200 alto-falantes e tudo o mais da Clair Global estão muito longe dos primeiros dias da banda com o provedor de áudio. "Estamos fazendo isso há muito, muito tempo", admite O'Herlihy, "e é incrível o relacionamento que temos com a Clair. Nosso aniversário de 35 anos foi no dia 11 de maio - o primeiro show que fizemos com eles foi no The Palladium, em Nova York. Nós estávamos tocando em Las Vegas na noite, e eu mandei uma nota dizendo: "Parabéns, pessoal; 35 anos atrás hoje! Eu gostaria apenas de compartilhar isso com você". Muitas respostas - Dave Skaff disse: "Lembro-me de ter dirigido para levar mais material para Nova York", e Troy Clair completou: "Lembro de carregar o caminhão para isso!". - e ele é o presidente / CEO da empresa agora.
"E é isso - é muito sobre as pessoas. Você pode ter o melhor equipamento do mundo, mas o equipamento é um equipamento se você não tiver o conhecimento das pessoas que estão por trás dele. Fazemos isso por duas horas todos os dias; há 22 horas no resto do dia, então as pessoas têm que se relacionar, elas têm que viajar em um ônibus, elas têm que fazer tudo isso - e sua turnê dura! Muitas pessoas aqui estão comigo há muito tempo. Joe Ravitch, nosso engenheiro de sistemas sênior, está comigo há 35 anos - desde aquele show do Palladium, na verdade."


Se uma turnê do U2 soar um pouco como um assunto de família, não se engane: é. "Minha filha Sarah está aqui, trabalhando no gerenciamento de turnê", relata ele. Apontando para a Barricage, ele acrescenta: "Meu filho, Mark, essa é a tela dele. Ele trabalha para a PRG em Los Angeles, onde ele é nosso provedor de vídeos. Ele saiu em turnê com nós em 1990 e desde então vem fornecendo o vídeo. Sarah cresceu em torno destes caras; nós estávamos na Park West em Chicago, em 12 de abril de 1981, quando ela nasceu [durante] a turnê do U2, então eles a conhecem desde bebê."
Ainda assim, após 40 anos de mixagem para o U2, com produções, tecnologias, crianças e expectativas que cresceram ao longo dos anos, como ele vê seu trabalho hoje?
"Quer saber?", Diz O’Herlihy. "Eu tenho o melhor emprego do mundo. Eu acordo todos os dias, amo o que faço. Quantas pessoas acordam todos os dias e odeiam o que fazem? Eu me sinto absolutamente abençoado e eu sei disso - e é como eu me sinto sobre isso todos os dias." Isso soa como a voz da Experiência.

Falando em Experiência:

Durante o vídeo de "Hold Me Thrill Me Kiss Me Kill Me" no intervalo da eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018, foi adicionada a bola de espelhos de "Discothèque"!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...