PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 13 de junho de 2018

O produtor musical e engenheiro de som Tim Palmer fala sobre trabalhar com o U2


O britânico Tim Palmer, produtor musical e engenheiro de som, trabalhou em 'All That You Can't Leave Behind' do U2.
Seu talento e criatividade chamou a atenção da banda na época das gravações do disco. Ele explica como foi trabalhar com o grupo:

"Eu conheci Bono pela primeira vez há muitos anos nos shows do Tin Machine, e posteriormente, eu mixei a música que ele contribuiu para o álbum de Michael Hutchence, bem como uma música ["The Ground Beneath Her Feet"] de um filme que Bono havia co-escrito, chamado 'The Million Dollar Hotel'. Então a banda me pediu para mixar algumas músicas para o seu novo álbum. Eles enviaram as faixas para Los Angeles para eu trabalhar nelas. Mas você precisa entender que a mixagem não é necessariamente um estágio final para o U2, é simplesmente parte de um processo - quero dizer, os arranjos estão sendo modificados direto para a morte. De qualquer forma, eles me pediram para voar para Dublin, onde eles estavam terminando o álbum com Brian Eno e Daniel Lanois.
Eles estão muito abertos a novas ideias. Eles tem uma política de banda onde eles não aceitam nada até cada membro esteja totalmente feliz, e solicitando ajuda para Eno, Lanois e eu, as coisas levam tempo!
Eu me aproximei do U2 como com qualquer outro, mas logo descobri que não era algo como qualquer outro! A determinação da banda para sempre ter o melhor de si mesmo é bastante surpreendente considerando que eles fizeram discos por tantos anos - não há descanso em glórias anteriores aqui. Eles não são preciosos sobre nada. Mesmo depois de duas semanas de overdubs e mixagem, se eles sentem que podem melhorar a faixa original, eles vão voltar e fazer um re-cut. Quando você acha que está pronto para finalizar um mix, Bono pode aparecer com uma nova melodia de letra e refrão e mudar toda a canção em sua cabeça. Existem tantas versões de músicas que eu não sei como eles se lembram do que fizeram. Edge carrega uma enorme mala com CDs com ele que é levada por dois roadies! De alguma forma ele pode lembrar o menor detalhe de uma versão mais antiga, e pega este CD na mala para referência. Eu o chamo de "Edge, Ouvidos do Tamanho de um Planeta". Você não pode roubar nada dessa banda!
Originalmente, eles me enviaram seu material para o meu estúdio em LA no formato Otari RADAR. Eu configurei meu equipamento ProTools ao lado do RADAR para que eu pudesse experimentar minhas ideias e executar elas separadamente - desta forma, se eu mudasse todas as partes em torno disto, estaria em segurança no ProTools e as partes originais permaneciam intactas. Em Dublin, praticamente reproduzi a mesma configuração.
Foi bom ter a oportunidade de conhecer as outras partes da equipe. Nós todos jantamos juntos todas as noites e, em um ponto, tivemos a banda, Brian Eno, Daniel Lanois, Mikes Hedges, Steve Lillywhite e eu sentados ao redor discutindo o álbum. É claro que nem sempre concordamos com as coisas, mas esse é o ponto realmente, a banda tem a oportunidade de obter mais de uma opinião sobre uma música. É realmente uma equipe esforçada, só porque você passa uma semana na música não significa que você consegue terminar isto. É uma situação de equipe."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...