PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Guy Harding: editando o show do U2 em Paris pela iNNOCENCE + eXPERIENCE 2015


Nascido em Londres, Guy Harding é um editor especializado em música ao vivo, especiais de TV e premiações. Ele editou alguns dos maiores shows ao vivo com múltiplas câmeras no planeta. De shows em 2D e eventos ao vivo para Madonna, U2 e Victoria's Secrets, até recursos 3D para o One Direction.

"É janeiro de 2016. Estou no meio da edição de um grande show do U2 que foi gravado em Paris em dezembro de 2015 e transmitido ao vivo pela HBO, e eu estou fazendo o corte da versão em DVD.
Minha esposa e filhos estavam esperando por mim para fazer uma pausa para começar nossas férias de esqui em Mammoth Mountain. Depois de três dias vendo meus filhos brincar na neve, finalmente me lembro do que significa a palavra "relaxar". Mas então a banda anuncia que eles moveram o prazo de entrega para mais a frente. Então, a fim de cumprir o novo prazo e ganhar tempo, eu dediquei algumas horas todas as noites para ficar fazendo a edição à frente do meu laptop.
O show foi gravado com 22 câmeras em UHD em três noites diferentes, então eu tenho um grupo com 66 câmeras - todas carregadas em DNxHD 45.


A capacidade de usar a Avid literalmente em qualquer lugar, com reprodução multicam de nove vias, tornou-se uma grande mudança para mim. Minha mídia só é conectada via FireWire 800 em unidades externas.
Este é o meu terceiro trabalho com o U2, e graças a uma longa relação de trabalho com o diretor Hamish Hamilton, tenho uma boa ideia em minha mente de onde os cortes devem ser feitos. Hamish fez muita pré-produção, planejamento e criação de scripts para o show ao vivo, o que significa que foi filmado de forma muito semelhante a cada noite - o que é comum para um show que será transmitido ao vivo. Cada show é filmado e tratado quase como um ensaio, por isso eu sei que se a câmera seis na noite três traz algum problema, eu posso ir para a mesma câmera na noite um ou dois e ter imagens similares que eu possa usar.


O show ao vivo da banda foi criado pelo talentoso Willie Williams e tem sua própria história; a seção inicial é punk, a seção do meio é sobre a banda crescendo em Dublin e depois termina com uma seção de hits. Essas três seções do show tornam-se a base, a motivação, o ritmo e o estilo da seleção de imagens ao fazer o corte. As pessoas às vezes pensam que editar música é fácil, mas em um show como esse, ainda gosto de pensar nisso como um drama roteirizado onde ainda é sobre a narrativa, o personagem e a narrativa. Por exemplo, quando Bono está cantando "Iris", que é uma música sobre sua mãe, então obviamente é mais importante diminuir o ritmo e ficar com uma cena de Bono cantando e os visuais de turnê relevantes nas telas acima dele e menos sobre a banda toda tocando atrás dele. No entanto, se o vocalista é o protagonista que conduz a música para a frente com a letra, o corte pode se tornar previsível quando você atinge em cada vocal, cada bateria e cada solo de guitarra. Mas acho que é aí que a experiência com a edição de performances ao vivo entra em cena. Essas regras geralmente mudam, no entanto, ao lidar com diferentes bandas, gêneros musicais e destinos diferentes, como broadcast, internet ou DVD.


Uma pergunta que sempre faço é: como você assiste 66 câmeras? Infelizmente, eu nem sempre tenho tempo para me sentar e assistir a todas as 66, então eu sempre começo a editar no modo MultiCamera da Avid com as nove câmeras da noite preferida. Essa noite é escolhida por Hamish, o diretor e a banda - que também se importam muito com o áudio. Trabalhando música por música, vejo nove câmeras de cada vez, mudando-as a cada vez para as nove seguintes no grupo. Se a qualquer momento eu não estiver vendo as imagens que eu gosto, vou cavar mais fundo e passar mais tempo assistindo através das câmeras das outras noites.
Antes que você me pergunte ... sim, meus assistentes me odeiam. Eu sempre insisti que todas as câmeras estão no mesmo grupo grande, e eu luto se elas não estão. Felizmente para eles, em grandes turnês como essa, o show é todo executado por timecode, e isso cria um click track que é enviado para os monitores in-ear de Larry, então ele está em sincronia com a iluminação e as telas de vídeo do show, etc. Portanto, de noite para a noite, o timing da banda é o mesmo. Então, com ou sem o solo de guitarra improvisado de The Edge, alguma continuidade e alguns ajustes de iluminação, eu posso cortar entre as noites sem problemas.


Após uma apresentação com Hamish, que voou de Londres, e notas de Jim Parsons, o produtor (também em Londres), eu tenho que mudar de marcha e passar para a minha próxima edição de um show enquanto espero que o U2 assista à edição e dê notas.
Eu trabalho de manhã e à noite nas notas do U2 e durante o dia no Victoria's Secret Swimsuit Special."

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...