PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 19 de junho de 2018

Adam e Edge falam sobre o Stiff Little Fingers


Jake Burns, vocalista e guitarrista do Stiff Little Fingers, banda punk fundada nos anos 70 na Irlanda do Norte.

"Eu acho que o U2 é a banda mais importante que saiu da Irlanda. Você poderia argumentar que a influência deles não é tão boa quanto, digamos, Van Morrison, mas eu discordaria. Eles mudaram toda a paisagem musical e não apenas uma vez. Olhe para o número de bandas que imitam pobremente o U2, como Echo & the Bunnymen e Coldplay. Eles foram / são imensos. Eu nem sempre gosto do que eles fizeram musicalmente, mas ninguém pode negar seu sucesso e integridade."

O primeiro LP do Stiff Little Fingers, 'Inflammable Material' (1979), é um clássico do punk rock. "Foi um disco muito elogiado na época e muito influente", diz Burns. Entre os fãs do LP estava Bono, que diria tempos depois que "Alternative Ulster" fora uma das maiores influências do U2.
Adam Clayton certa vez supôs que se você acelerar "With Or Without You" do U2, parece com "Alternative Ulster".



Em uma biografia chamada 'Kicking Up A Racket The Story of Stiff Little Fingers 1977 - 1983', uma fã de longa data da banda, Ian Templeton, falou com Adam e Edge sobre os primeiros discos do Stiff Little Fingers, suas performances ao vivo e a influência que eles tinham.
Adam e Edge se lembram de terem visto a banda em 1978, no Moran's e McGonagles, em Dublin. "Eu lembro com certeza da primeira vez que vi o Stiff Little Fingers", lembra Adam. "A razão pela qual eu me lembro do show foi porque era de abrir a mente. Eles eram incrivelmente poderosos, eles eram o equivalente, eu acho, de uma pessoa inglesa ver o Clash no 100 Club ou algo assim.
"Em Dublin", acrescenta, "certamente, dentro do nosso círculo, esses shows deram início a uma centena de bandas irlandesas pela cidade".
Edge recorda o "grande hino do punk" que foi "Suspect Device". "Tinha tudo realmente, eram incríveis três minutos e meio. Tanto veneno nas letras e o som era bagunçado. era perfeito em sua imperfeição. Esses caras realmente queriam dizer isso. Isso significava tudo. Era a vida ou a morte, é disso que eu me lembro do show."
O título do livro é um aceno ao guitarrista Henry Cluney, e Edge recorda seu estilo turbilhão. "Eu só me lembro de ser levado pela intensidade da banda tocando, particularmente, na verdade, Henry. Do jeito que ele ia para o ataque com guitarra, ele ia embora, ele se perdia nisto. Apenas o compromisso total em tocar, não havia aquela pitada de dar uma segurada ou fazer pose."
No short film do U2, 'Every Breaking Wave', a canção "Alternative Ulster" é tocada.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...