PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 6 de abril de 2023

The Edge sobre 'Songs Of Surrender' para a Hot Press - 1° Parte


Em meio a tempos extremamente ocupados para o U2, The Edge oferece um vislumbre fascinante de sua vida criativa, em uma entrevista exclusiva para a Hot Press. O guitarrista – e produtor de 'Songs Of Surrender' – escreve apaixonadamente sobre a inspiração por trás do novo álbum, o processo de reimaginar algumas das faixas mais amadas do U2, o que ele aprendeu com as memórias de Bono e a importância da música como uma força de mudança...

A ideia acústica, esse tipo de ideia de re-imaginação para 'Songs Of Surrender', esteve por aí por um tempo, mas duas coisas aconteceram simultaneamente que fizeram parecer que esse era o momento. Um era o livro de Bono. A outra era o lockdown, onde eu tinha tanto tempo disponível que senti que era hora de experimentar essa ideia.
Ia funcionar? Não sabíamos se ia dar certo. E dessa forma, não havia compromisso envolvido ou expectativas, então 'Songs Of Surrender' e o livro de Bono eram projetos paralelos nesse sentido… e nós amamos isso no U2, nós amamos essas rimas internas.
Fiz cerca de 50 rearranjos e, em alguns, foram necessárias algumas abordagens diferentes antes de chegar ao caminho certo. "The Fly", por exemplo, foi gravada em um estilo diferente... "Where The Streets Have No Name", "Pride" teve vários outros arranjos que não seguimos adiante.
Nós nos demos permissão desde o início para abandonar qualquer senso de reverência pela versão original definitiva, então estávamos abertos a novas letras, novas ideias de melodia, andamento diferente, tom diferente, seções musicais diferentes, motivos diferentes, qualquer coisa que servisse à música…
Sentimos que as músicas eram fortes o suficiente para se prestar a uma abordagem diferente e ainda ser a mesma música. Ficamos empolgados por poder encontrar arranjos que mostrassem essas músicas de uma maneira muito diferente e lhes dessem mais dimensão.
Praticamente tudo começou comigo no piano ou violão tentando descobrir um tempo e um tom e uma vibe básica. E então nós construímos isso a partir disso, fizemos algo acontecer e Bono teria a chance de cantar e nós descobriríamos se isso iria funcionar... E se isso não acontecesse, às vezes recomeçaríamos ali mesmo e depois começaríamos a procurar outras abordagens.
Bono está cantando como um pássaro agora. Sua gama de habilidades interpretativas se expandiu ao longo dos anos. Ele ainda tem as notas altas. Não queremos que ele as use com tanta frequência quanto dependíamos deles no passado, mas acho que ele é muito mais hábil no middle range. E neste álbum ele está quase fazendo algo falado às vezes, o que é muito eficaz, então acho que ele é um cantor muito melhor agora do que era. Cantar, como fizemos no início, teve seu valor, mas isso é muito mais interessante, para onde estamos indo.
Uma grande música não precisa necessariamente ser um hit, é uma música que cristaliza uma ideia, uma emoção, um pensamento, de uma forma bonita... Algumas das músicas eu acho, eu simplesmente amei mas não eram necessariamente grandes sucessos… "The Little Things That Give You Away" nunca foi um single, só acho que é uma das melhores músicas que escrevemos recentemente… "Dirty Day" nunca foi um single, eu simplesmente amo essa música… "If God Will Send His Angels" era um single na época, mas esta é uma versão completamente nova dessa música.
Então foi realmente sobre as músicas… Foi uma ótima música? E nesse sentido é subjetivo, mas há uma parte de mim que pensa que é empírico… você sabe, uma ótima música é realmente uma ótima música, não importa a opinião das pessoas.
Eu acho que "Stories For Boys" é provavelmente a mais surpreendente porque essa música em sua forma inicial era cheia de energia pós-punk... Uma música escrita por garotos sobre seus interesses e o lugar em que eles se encontram... Isso foi completamente reimaginado e em na verdade, sou eu cantando, o que é bem incomum...
A letra é uma reescrita completa e queríamos escrevê-la sobre esses meninos, mas da perspectiva de agora, nossa perspectiva... Então, estamos escrevendo sobre quem éramos e o que estava acontecendo à distância do tempo e da experiência, o lugar em que agora nos encontrávamos, e dá uma ênfase muito diferente à melodia... Acho que acabou sendo uma ótima interpretação, quase uma música nova.
Gostamos da ideia de que essas novas versões são adições: em vez de substituir as originais, são alternativas. Eles não estão em competição porque as originais são clássicos por um bom motivo. Acho que não teríamos chegado a esta coleção sem a ajuda dos produtores que trabalharam nas versões originais. Eu amo o que fizemos aqui, mas ainda estamos, como sempre, em dívida com as ótimas pessoas com quem trabalhamos... Steve Lilywhite, Brian Eno, Daniel Lanois, Flood, Jacknife Lee... todos eles... Estamos muito sorte de ter essas pessoas em nossas vidas criativas.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...