PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 29 de abril de 2023

A entrevista de Adam Clayton ao QN'A da Q104.3 - Parte I


Como uma das bandas de rock mais impactantes da história, não resta muito para o U2 realizar, mas a banda ainda está explorando novas fronteiras.
Com mais de 45 anos de carreira, o U2 acaba de lançar seu primeiro álbum em seis anos, 'Songs Of Surrender', e estreou um novo documentário com Bono e The Edge aclamado no Disney+. A banda também está se preparando para seu tão esperado retorno aos palcos ainda este ano em Las Vegas no MSG Sphere, celebrando o legado de seu álbum 'Achtung Baby'.
Adam Clayton viu um projeto paralelo de anos se concretizar com o lançamento de seu amplificador Fender ACB 50 - um empreendimento que veio nos passos da própria parceria de The Edge com a renomada empresa.
"Eu os abordei porque estava com um pouco de inveja porque Edge tinha um amplificador", admite Adam. "'Eu posso fazer isso também!'"
Ele disse ao QN'A da Q104.3 de Nova York que a rivalidade entre bandas é uma boa diversão e, de fato, sua apreciação por The Edge, Bono e Larry Mullen, Jr. está no auge.
Adam descreveu 'Songs Of Surrender' como uma visão sonora da arte de The Edge, enquanto o livro que inspirou o álbum - as memórias de Bono, 'Surrender: 40 Songs, One Story' - foi uma lente literária para a constituição do frontman como ser humano, que até mesmo décadas de amizade não poderiam conceder.
"Eu estava muito interessado no que ele focava, no que era importante para ele", diz Adam sobre o livro de memórias. "É claro que havia muitas coisas que eu não necessariamente sabia sobre seus primeiros anos e sobre sua vida familiar. Como ele fala no livro, eles nunca falaram sobre sua mãe depois que ela faleceu. E isso certamente foi minha própria experiência com ele; ele raramente falava sobre isso, raramente comentava sobre isso".
Durante sua conversa via Zoom com o QN'A, Adam ofereceu mais informações sobre sua filosofia como músico, seu papel crucial no U2, seus pensamentos sobre as memórias de Bono e seus sentimentos sobre seguir em frente este ano sem Larry Mullen, que está tirando uma licença para se recuperar de lesões.

O que você está ouvindo esses dias?

Estou gostando muito do novo álbum do Paramore. Eu acho que eles são muito interessantes, e eles vão tocar em Dublin dentro de algumas semanas. Eu quero ir vê-los ao vivo.
Eles parecem músicos realmente enérgicos, o que eu meio que gosto. Eu gosto de alguma energia voltando para a música. Tudo tem sido tão controlado e processado. Eles realmente parecem tocar e dizer como isso é.

Estou muito curioso para saber se você leu o livro de memórias de Bono, ou se planeja lê-lo?

Eu li. Passei o lockdown lendo muito da minha geração e memórias mais jovens e mais velhas. Descobri quando entramos em isolamento que meio que perdi a noção de quem eu era ou a que geração eu realmente pertencia.
Foi porque eu passei essa vida extraordinária que é um pouco desorientadora, de viver com uma mala e viajar e ser aplaudido e elevado a um nível que não é exatamente igual ao que se faz. Eu meio que pensei que queria me reconectar com quem eu sou, qual é a minha geração e de onde eu vim. ...
Quando o livro de Bono saiu, eu estava muito interessado no que ele focava, no que era importante para ele. Claro que havia muitas coisas que eu não necessariamente sabia sobre seus primeiros anos e sobre sua vida familiar.
Como ele fala no livro, eles nunca falaram sobre sua mãe depois que ela faleceu. E essa certamente foi minha própria experiência com ele; ele raramente falava sobre isso, raramente comentava sobre isso.
Nos primeiros dias da banda, eu me lembro daquela casa na Cedarwood Road. Lembro-me de estar em casa quando Bob Hewson voltou para casa. Lembro-me de Bono preparando o jantar para nós, que consistia em salsichas e feijões cozidos, todos cozidos na mesma panela. Era assim que éramos. Se não tivéssemos o ônibus para voltar para casa naquela noite, dormiríamos todos na mesma cama em um dos cômodos da casa — no quarto do irmão dele, acho. Então o livro me trouxe de volta a isso.
O que realmente me abriu os olhos foi o compromisso e a obstinação com que ele assumiu seus vários projetos de ajuda com sua fama e com seu sucesso e com as pessoas que detinham o poder no edifício do Capitólio ou em qualquer outro lugar do mundo, para aliviar o sofrimento das pessoas com AIDS.
Eu não sabia muito sobre as minúcias do que estava envolvido naqueles briefings, sentado do lado de fora das portas das pessoas até que você conseguisse uma reunião, esse tipo de coisa. Eu não entendi muito disso. É claro que eu sempre estive ciente e tive muito respeito pela inteligência absoluta de rua de Bono, que ele poderia argumentar e fazer sentir. Você adiciona isso ao sistema de crenças dele e tem uma pessoa muito determinada que conquistou coisas incríveis. Isso se deve em parte por ser famoso, em parte por ser músico, em parte por ser irlandês e consideravelmente por ser inteligente e versado nos argumentos.

Você escreveria suas próprias memórias?

Acho que não é para mim. A coisa sobre o que Bono conseguiu fazer - e é tão raro - ele conseguiu escrever 600 páginas sem realmente insultar ninguém. Não sou tão caridoso na minha vida particular. Acho que provavelmente tenho muitos rancores para poder escrever um livro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...