PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 20 de abril de 2023

A entrevista de Adam Clayton para a Guitar World - Parte I


O U2 é indiscutivelmente a maior banda do mundo e tem sido por muito tempo. Isso também os coloca entre os mais influentes, tendo inspirado todos os tipos de músicos nos vários movimentos do punk e do pop mainstream.
Adam Clayton projetou um equipamento pronto para usar em estádio no seu primeiro amplificador de baixo signature da Fender, o primeiro amplificador de baixo exclusivo da marca. O ACB 50 possui dois canais distintos - um som Fender clássico e um tom mais moderno para cobrir praticamente "todos os sons que você precisa em qualquer situação musical", esteja você no estúdio, tocando em clubes ou sortudo o suficiente para tocar em arenas.
Projetado em colaboração com Adam, o amplificador de 50 watts possui três válvulas de pré-amplificação 12AX7 e uma 12AT7, duas 6L6s na saída, um alto-falante de neodímio Eminence de 15" e uma saída XLR acoplada a transformador com ground lift.
Acontece que foi o lockdown na pandemia que deu ao baixista o tempo para avaliar suas necessidades ao vivo e tornar realidade sua nova visão de equipamento.
"Acho que tudo surgiu naquele período em que não havia muita coisa acontecendo por causa do lockdown e acabou sendo um verdadeiro sonho tornado realidade", explica ele, telefonando do que chama de um velho dia engraçado na Inglaterra, graças ao tempo cinzento e miserável do final do inverno.
"Estive conversando com Justin [Norvell, vice-presidente executivo de produtos Fender] e Stan [Cotey, vice-presidente de inovação de produto] por um tempo sobre a produção de um combo que tivesse um tipo de som diferente do que seus amplificadores costumam ter, embora eu sempre tenha adorado seus designs icônicos...
Uma das coisas que comecei a fazer ao vivo é juntar vários combos diferentes sob o palco para me dar uma combinação diferente de sons, especialmente ao usar efeitos e colocação de microfone. Então fui até a Fender e disse: 'Vamos trabalhar juntos em um amplificador que realmente se adapte à minha situação ao vivo'.
Tinha que ser facilmente transportável – até eu posso levantar este amplificador e carregá-lo por um lance de escada se for preciso. Eu queria que este amplificador fosse prático porque, quando comecei, tudo girava em torno de cabeçotes grandes de 100 watts e caixas acústicas enormes... você simplesmente não precisa mais disso! Não é assim que você consegue um ótimo som".

Você já usou Aguilar, Ashdown e Ampeg no passado. Como é esse novo amplificador em comparação?

Sim, já usei o que chamo de Os Três A's antes, que é Ampeg, Aguilar e Ashdown, mas já fiz alguns baixos personalizados com a Fender e temos um ótimo relacionamento. Eles são líderes quando se trata de desenvolvimento de produtos. The Edge lançou seu amplificador Fender signature não muito tempo atrás, então parecia que agora era o momento certo para fazê-lo. Estou muito satisfeito com o resultado. Estou apenas me preparando para os ensaios com a banda para esses shows em Las Vegas e estou animado para ver o desempenho desse amplificador.

Como você disse, você teve seus próprios modelos Jazz e P-Bass, então claramente você é um cara Fender por completo. No vídeo promocional do novo amplificador, você fala sobre os midranges serem a arma secreta de um baixista e como, pelo menos no mundo do punk rock, o baixo pode muitas vezes ser a estrela da banda...

O que foi realmente ótimo quando surgi como baixista foi que as pessoas estavam procurando por um novo som. Todo mundo estava um pouco sem cérebro por tocar guitarra de blues, que é o que antecedeu 1976. Bem, havia alguns outros movimentos, mas principalmente era o som do blues que dominava.
Então vieram dois ou três baixistas que levaram o som e a aparência do instrumento muito além. Penso em Peter Hook, Jean-Jacques Burnel e Paul Simonon. Essas eram todas as pessoas que diziam que o baixo é uma atitude. Tem seu próprio som e aparência que podem estar logo na frente. Pode ser a estrela do show – não se trata apenas de guitarristas com licks de B.B. King no bolso de trás!

Fale-nos sobre o seu equipamento atual - adoraríamos saber quais baixos e pedais você usará com o ACB 50…

Costumo tocar qualquer um dos Fenders que tenho. Eu colecionei muitos Fenders antigos ao longo dos anos, tanto modelos Jazz quanto P-bass. Vou tocar qualquer um em particular quando estivermos gravando – vou pegar qualquer coisa que eu acho que vai funcionar bem em qualquer faixa.
Quando tocamos ao vivo, geralmente vou com o equipamento mais recente que consigo encontrar, embora seja meu técnico quem sai e caça coisas diferentes e as traz. Na verdade, ele faz todas as mudanças para mim ao vivo, então há toda uma outra coisa acontecendo entre eu e o cara do monitor. Costumo deixá-los fazer isso porque acho que é muita distração se eu ficar preso no mundo dos efeitos. Acabo pensando um pouco como The Edge!

Falando em coleções de instrumentos, foi muito bom ver você no Big Beautiful Book Of Bass de Geddy Lee, em parte porque as pessoas podem não ter ligado você a um músico de rock progressivo como aquele…

Eu teria que dizer que não sou uma pessoa do rock progressivo. Não há um osso de rock progressivo em meu corpo! Mas observei e assisti Geddy e Rush ao longo dos anos. Claro, é inegável quanto talento e habilidade natural ele tem.
Embora possa não ser algo que me interesse musicalmente, ainda posso admirá-lo. Depois de entrar em todas essas fórmulas de compasso diferentes e tocar uma seleção de pedais de baixo junto com um braço duplo e tudo o mais que estiver acontecendo, é algo impressionante!
Ele também é um homem muito, muito adorável. A partir desse livro, você pode dizer que ele é um fanático por nuts de baixos, porque ele tem um de cada cor. E não é apenas um em cada cor, é o melhor em todas as cores!

Está muito longe do rock progressivo, mas "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" acabou soando mais como Guns N 'Roses do que uma música típica do U2. Como isso aconteceu?

Isso vem do mundo do rock dos anos 70. Eu sempre fui um grande fã desse tipo de rock naquela época. Eu amava muito glam, bandas como Sweet e Slade. Bowie, obviamente, era o imperador absoluto do glamour naquela época. Até o Elton John, que ainda está por aí fazendo shows, teve uma ótima fase nesse período. Então é daí que vem toda a influência dos anos 70 nessa faixa, com aquele compasso 6/8 suingante.
Edge inventaria coisas assim. O riff é bem econômico – é um riff clássico do Edge nesse sentido, não tem preenchimento. A sequência de acordes tem algumas pequenas mudanças peculiares para confundir todo mundo! Eu pensei que era uma ótima música para 'Batman Forever' – eu senti que tinha um grande senso gótico nela. E é ótimo que ainda estejamos tocando muitos anos depois!

"Vertigo" é outra pesada – e você tocou no vídeo promocional do novo amp…

Eu toquei! É outra daquelas músicas do Edge em que é um riff enganosamente simples. Ele mais ou menos criou a música inteira em tempo real. Há algumas mudanças lá que eu diria que são mudanças do tipo The Who. Quando ele quebra o riff, os acordes poderosos são muito predominantes e então ele volta novamente.
É uma daquelas músicas em que ele tocou para mim e eu pensei: 'Você acertou aquele riff de guitarra e o empurrou para casa!', Larry e eu entramos no estúdio e sabíamos que tinha que ser durões. Implacáveis. Sempre funciona ao vivo e é por isso que é uma das músicas que sempre amamos tocar.

Já que estamos falando do The Who, você falou muito sobre sua admiração por John Entwistle ao longo dos anos...

Ele era uma daquelas pessoas que você realmente tem que estudar e quase ir para a universidade de baixo para realmente saber o que estava fazendo, porque havia tanto sentimento e coragem quanto seu próprio departamento sonoro.
É interessante quando você ouve aqueles discos do The Who, percebe que o baixo está ocupando a maior parte do espaço e a guitarra de Pete Townshend está apenas decorando as partes do baixo. Ele era um músico fenomenal e tive o prazer de encontrá-lo algumas vezes. Ele faz muita falta! Existem muitos baixistas que não estão mais conosco, mas não acho que alguém se aproxime dele em termos de ser um músico de rock puro com um toque bonito.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...