PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 29 de abril de 2023

A entrevista de Adam Clayton ao QN'A da Q104.3 - Parte II


No vídeo da Fender apresentando seu amplificador de baixo ACB 50, percebi que cada riff que você tocou no vídeo era tão identificável como uma música do U2, mesmo que você tocasse sem acompanhamento.

É muito gentil da sua parte observar isso. De uma forma engraçada, eu suponho intuitivamente que estou ciente disso, mas não tinha feito uma reflexão do que você está dizendo. Acho que fazia parte da filosofia do U2 desde o início, porque éramos essencialmente uma seção musical de três peças, cada músico tinha que entregar algo que fosse essencial para a composição, e cada peça contribuiria para o complemento da composição.
Em parte, acho que porque fomos educados como uma banda ao vivo e você queria ter esse fator de reconhecimento instantaneamente. Eu vi um documentário recentemente da MoTown, e o ponto que estava sendo dito era que todas aquelas introduções naquelas gravações antigas da MoTown, que se você não pudesse reconhecer a música nos primeiros dois ou três compassos, então não era uma introdução boa o suficiente.
O U2 viveu disso, certamente nos primeiros seis ou sete álbuns, foi assim que pensamos. É um pouco mais difícil agora criar esse tipo de parte porque o processo de gravação e o processo de tocar ao vivo mudaram, já que é dominado pelo processamento e pelo domínio digital. Com isso, quero dizer que vivemos em um mundo onde você pode basicamente traduzir qualquer som que possa imaginar. Esse é um headspace diferente daqueles dias analógicos quando você usava tecnologia básica e aprendia como distorcê-la, dar vida e criar algo novo.

No que diz respeito a ouvir, eu sei que você começou como guitarrista e mudou para o baixo mais tarde - eu me pergunto quando você começou a ouvir baixo na música?

Comecei ouvindo música em minúsculos toca-fitas portáteis. A verdade é que eu não estava realmente ciente de nenhum low end. Eu estava ciente da frequência do contrabaixo quando estava no midrange, porque você podia ouvir nesses pequenos alto-falantes.
Obviamente, como eu me desenvolvi como músico e como tínhamos um pouco mais de dinheiro para comprar equipamentos de melhor qualidade para ouvir música e entrar em estúdios de gravação, toda aquela riqueza de música rítmica americana e funk era realmente o sonho de um baixista. Você sabe, descobrindo James Brown, descobrindo James Jamerson, descobrindo esses titãs - Carol Kaye - da música americana. Isso mudou a forma como eu ouvia música e o que eu queria da música. Eu também entrei no reggae em grande estilo. O reggae sempre fez parte do que estava acontecendo com a música punk no Reino Unido, uma grande influência no The Clash.
Então comecei a ouvir baixo de uma forma diferente. Fundamentalmente, sempre tive consciência de que, para o baixo funcionar bem no U2, pela forma como Edge compunha suas linhas de guitarra, e ele ficava longe de acordes de guitarra grandes, pesados, cheios, havia um midrange que precisava de alguma atividade, alguma condução nele. É onde eu meio que acabei ficando.
E também a revolução musical que foi o punk ou new wave que aconteceu em meados dos anos 70, foi sobre encontrar diferentes heróis e diferentes estrelas na banda, e todo mundo tinha que ser uma estrela. Muitas vezes o baixista, tradicionalmente, era um cara meio gordinho que ficava no fundo do palco, ao lado do baterista... e ninguém dava muita atenção para ele.
Acho que com o som despojado do punk rock - muitas vezes havia apenas quatro caras na banda - todos precisavam assumir sua posição no palco e mantê-la. Então os baixistas viraram estrelas nesse período. Sempre achei que o baixo fica melhor em suas mãos do que uma guitarra. Gosto do equilíbrio, gosto da escala, gosto do tamanho; combina com meu corpo. Esse minimalismo de ter quatro cordas, há algo realmente poético nisso para mim.
O som que eu gravitei foi um Fender Precision Bass através de alguns amplificadores de compressão de válvula. Curiosamente, os amplificadores de baixo Fender realmente não conduziam o midrange, eles a extraíam. Então você tinha muitos agudos em um amplificador Fender Bassman e muitos graves e não muito médios. Portanto, não usei muito equipamento de backline da Fender.
Então, o que foi interessante quando comecei a conversar com a Fender sobre a ideia de fazer um amplificador, ficou claro para mim que poderíamos fazer algo que a Fender nunca havia feito antes e seria revolucionário para a Fender entrar nesse espaço. Eu os abordei porque estava com um pouco de inveja porque Edge tinha um amplificador! 'Eu posso fazer isso também!'
Ao longo de dois ou três anos, nos encontramos, toquei algumas coisas. Stan Cotey conseguiu uma reação minha, voltou para a prancheta e, finalmente, voltamos com o ACB50.
É um amplificador que em 50 watts lhe dá muito espaço. Eu me pergunto por que diabos eu já tive esses gabinetes de 4, 12 cabeçotes de 100 watts, quando você pode colocá-los em um combo. Acho que hoje em dia o monitoramento é muito mais sofisticado e a reprodução de som frontal é muito mais sofisticada.

Como será tocar no U2 sem Larry este ano em sua residência em Las Vegas?

O melhor sobre Larry e meu relacionamento como músico é que ele sempre me fez soar bem, e por isso sou muito grato. É muito difícil saber como será com outro baterista.
Mas você sabe que Bram é um baterista muito talentoso. Ele é um cara muito legal. Imagino que encontraremos um groove. Não será necessariamente igual ao que Larry e eu encontramos. Acho que, de certa forma, tenho algum receio de sair da minha zona de conforto e do que gosto, mas também acho que é uma oportunidade, sabe, de descobrir coisas diferentes. Trabalhar com outro baterista deve ser uma recompensa para mim, vou tirar alguma coisa disso. Tenho certeza que acabará sendo uma colaboração útil e valiosa.
Vai ser diferente. Você sabe que Larry conhece instintivamente meus pontos fortes e fracos, então ele operaria em uma determinada área que ele sabe que funcionaria para mim. Bram, eu sei, não vai ser assim. Então, você sabe que vai haver um pouco de pés firmes no chão, mas por causa disso podemos acabar em um lugar diferente às vezes e não há mal nenhum nisso. Isso só pode ser benéfico, tenho certeza.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...