PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 8 de abril de 2023

Shannon Strong, a engenheira de áudio em 'Achtung Baby' citada no livro de memórias de Bono, conta sobre as gravações no Hansa Studios com o U2 - Parte 1


Em 1988, Shannon Strong era uma jovem punk de Denver tocando em uma banda chamada Pagan Cowboys enquanto sonhava com outra coisa. Inspirada pelos anúncios de revista dos consoles de gravação Neve que ela colava na parede de seu quarto quando criança e pelos botões piscantes na ponta dos dedos da tenente Uhura de Star Trek, ela queria estar atrás da mesa de gravação, bem como na frente dela.
Ela fugiu primeiro para Londres, então, depois de testemunhar um show "alucinante" do Einstürzende Neubauten, decidiu explorar Berlim. Dentro de alguns anos, ela se reinventaria como uma cantora e compositora chamada Bambi Lee Savage, mas primeiro, ela blefou para conseguir um emprego como a única mulher engenheira de áudio no lendário Hansa Studios.
Ao longo de dois anos no Hansa, ela trabalhou em álbuns clássicos com U2 (incluindo o marco de 1991 'Achtung Baby'), Nick Cave and the Bad Seeds, e a cantora e compositora australiana Anita Lane, lançando-se na engenharia de áudio apesar da falta de modelos femininos para inspirá-la. 
As contribuições de Savage nunca foram totalmente reconhecidas, embora Bono tenha corrigido o registro até certo ponto em seu recente livro de memórias 'Surrender', observando que ela era "uma garota do Colorado que amava a vanguarda" com um "ouvido brilhante e instinto de exploradora".
Mas no final das intensas e tumultuadas sessões de 'Achtung Baby', Savage sabia que sua verdadeira vocação era como compositora e intérprete. Bono pediu a Savage que gravasse com a produção de Mick Harvey dos Bad Seeds; ele até financiou o tempo de estúdio, que resultou em seu álbum de estreia em 2003, 'Matter of Time'. 


Em entrevista para a Rolling Stone, ela contou sobre as gravações com o U2 no Hansa Studios.

Nas memórias de Bono, ele descreve um dia que foi "um pouco sombrio", em que Flood sugeriu que eles ficassem nus para gravar para relaxar as coisas, e eles o fizeram, exceto por uma fita adesiva estrategicamente colocada. Ele diz que "a engenheira de áudio Shannon Strong revelou que sob seu uniforme de plataforma de petróleo de camisa militar preta e calças cargo ela estava usando uma lingerie vermelha vivaz"!

Como uma mulher em um estúdio de gravação em um mundo masculino, minha política no estúdio sempre foi me vestir de forma não provocativa - nunca quis ser uma distração. Mas, por baixo, eu ainda gostava de me sentir feminina e, devo admitir, tinha uma lingerie extravagante. Isso é verdade! Mas me disseram que Larry  é aquele que meio que julga à distância um pouco para ver se alguém está bem. E se ele tem um mau pressentimento sobre alguém, eles não vão continuar em uma sessão, então aparentemente ele meio que me considerou bem. Uma grande parte de ser um assistente, e especialmente em uma sessão como essa, é a discrição. Coisas foram ditas e feitas que eu nunca pensei que alguém jamais repetiria. Qualquer coisa maluca que Flood pudesse ter inventado, Bono teria sido o primeiro a embarcar. Eu não vou dizer mais nada.

Então, ficar nus funcionou para eles?

Bem, definitivamente iluminou o clima! No Hansa, eu estava realmente documentando tudo enquanto as ideias evoluíam. E tudo estava sendo gravado em uma fita DAT para que pudéssemos nos referir aos momentos mágicos, qualquer ideia que eles pudessem querer seguir. Eles tocavam por meia hora ou uma hora. As coisas seriam discutidas, as coisas que acabaram de ser feitas seriam nomeadas.

Então eles estavam meio que improvisando?

Ahh, eles estavam improvisando totalmente. Recentemente, assisti 'From The Sky Down', que era sobre a produção desse álbum. E eu pensei: "Uau, eu não tinha ideia, e eu meio que gostaria de saber que eles haviam reservado o estúdio na esperança de, você sabe, capturar um pouco da magia Hansa para impulsioná-los com este retorno de um ponto baixo em sua carreira". Eu estava completamente no escuro sobre tudo isso.
O Hansa não estava em boa forma e já haviam decidido fechá-lo. Eles o mantiveram aberto para o U2. E quando o U2 foi para olhar o estúdio, pensei que eles veriam que tudo estava desmoronando e decidiriam não contratar. Mas eles apenas trouxeram seu próprio equipamento. Então eles estavam usando nossa mesa de mixagem e nossa máquina de gravação, e principalmente o The Hall. Mas nós apenas tivemos problemas e sons crepitantes. O elevador no corredor às vezes causava um zumbido.
Eles descreveram naquele filme como estavam infelizes e que estavam tentando entender as coisas em Berlim, mas eu me lembro de muitos momentos leves na sala de controle - eu tinha um grande casaco de oncinha falso e estava pendurado no casaco prateleira atrás do sofá. E Bono e Brian Eno se revezavam para posar com ele. Apenas coisas bobas. Brian era tão inteligente, engraçado e legal. Ele apenas colocava as coisas de cabeça para baixo quando elas atingiam uma parede de tijolos ou becos sem saída. Ele entrava e simplesmente conectava seu DX7 de brincadeira com seu próprio cartãozinho com seus próprios sons, fazia todo tipo de coisas estranhas e inesperadas, sons de metralhadora ou qualquer outra coisa, apenas para manter a vibe. Eu tinha meu pequeno batom no console e ele me perguntou algo, então me virei para olhar para ele, e ele estava sentado no sofá usando meu batom. E ficou tão bem nele!
Flood tinha um jeito muito quieto e persuasivo. Eu estava apaixonada por Flood antes mesmo de conhecê-lo. Assim que o conheci, pensei: "Farei qualquer coisa por esse cara". Quer dizer, eu acendo seu cigarro para você... tanto faz. Engraçado, discreto, inteligente e muito encorajador para mim como assistente. Ele me deu muitas oportunidades. Ele era um mentor total. E também um grande companheiro de bebida.

O U2 pediu que você fosse a Dublin para mais gravações. O que se destaca nessa experiência?

Houve uma noite em Dublin quando Flood, Bono e eu fomos a um clube. Depois de uma semana sentada naquela sala e tentando me concentrar tanto por 12 horas e tendo informações ininterruptas para serem documentadas - foi um desafio para mim. E então nós fomos para este clube, e eu fiquei completamente louca. Eu estava subindo nas vigas e meio que tirando meus ya yas ou algo assim, e fui expulsa do clube. Flood acabou convencendo o porteiro a me deixar entrar. O sentimento de lealdade e dedicação que tenho por todos eles até hoje é profundo.
Houve outra noite em Elsinore quando Bono, Flood e eu bebemos bastante e acabamos "pegando emprestado" um barco a remo do porto na estrada e tentando remar até esta ilha às três da manhã. Bono estava parado na frente, como um gondoleiro. Eu estava no fundo fumando um cigarro, depois remava e depois Flood sentava no fundo e fumava um cigarro. Por fim, percebemos que tínhamos perdido o fôlego e não conseguiríamos chegar àquela pequena ilha, então apenas amarramos o barco do lado de fora de casa. Na manhã seguinte, foram feitas ligações para o aluguel do barco, e pedidos de desculpas e recompensas e outros enfeites, Flood disse: "Agora posso ver a manchete: "Grande estrela do rock rouba pequeno barco!" Quando Larry, que é um marinheiro competente, soube disso, fomos duramente repreendidos por nossa imprudência. "Você tem alguma ideia de como o mar da Irlanda pode se transformar sem aviso?" Então, sim, tivemos uma pequena briga adorável, mas, sem saber, possivelmente sobrevivemos a nos perdermos no mar! E foi para isso que realmente entrei na engenharia: aventura em alto mar! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...