PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 20 de abril de 2023

A entrevista de Adam Clayton para a Guitar World - Parte II


Quem mais te influenciou ao longo dos anos? Naturalmente, você mencionou James Jamerson no passado – porque que baixista não deve a ele e a Carol Kaye uma enorme dívida?

Como você disse, James lançou uma sombra muito grande sobre todos. Ele era um músico fenomenal. Obviamente, ele veio de uma formação mais jazzística, mas foi seu fraseado que sempre me conquistou. Sempre que ouço uma faixa de baixo isolada – e é ótimo que você possa ouvir essas coisas hoje em dia – você percebe como ele estava tocando em torno com a batida e a melodia, é uma aula de como tocar baixo. Essas partes não foram muito trabalhadas – geralmente eram três ou quatro takes e estava pronto, muito respeito a ele a esse respeito.
Sempre gostei do baixo de Jean-Jacques, apenas por causa de sua agressividade crua. Suponho que venho de uma visão bastante simplista de que, se você não consegue realmente ouvir o baixo, se não tem uma impressão do que o baixo está fazendo, então algo está errado. O baixo tem que ser sexy ou agressivo, ou não deveria estar lá no que me diz respeito. Ele certamente foi a agressão…

E quanto disso você levou para o U2?

Bem, ele tinha aquele som ultrajante, em parte porque o baixo era muito alto naqueles primeiros álbuns do Stranglers. Acho que foi isso que me mostrou que o P-Bass era o certo para mim e uma boa ferramenta para expandir os midranges. Adequava-se ao fato de que o U2 era um trio musical, com o Edge tocando acordes de arpejo muito leves - o que era semelhante ao que Hugh [Cornwell] estava fazendo nos primeiros dias do The Stranglers com aqueles riffs da Telecaster. Deixou muito espaço para o baixo.
Foi aí que os midranges e a distorção começaram a preencher o som da banda. Sempre fui fã disso. Sempre começo com esse som tocando com uma palheta e, se me adaptar ao estilo dos dedos, esse som mudará, mas sempre posso voltar à palheta.

Você tem mais espaço do que a maioria dos baixistas - com o Edge tocando alto e geralmente sem teclados ou guitarras rítmicas para enfrentar...

Pode haver muito espaço para preencher. Eu não entro necessariamente na toca do coelho o tempo todo, porque quando estamos trabalhando em uma faixa, nunca sabemos realmente como ela vai acabar ou quais overdubs Edge pode acabar fazendo - o que ele pode segurar ou deixar ir. Também adicionamos teclados ao longo dos anos, então mudou muitas das partes clássicas de baixo e sons que tivemos ao longo dos anos.
Os dois últimos discos, 'Songs Of Innocence' e 'Songs Of Experience', estavam justamente de volta a um som mais enraizado. Mas, novamente, o álbum tinha uma enorme variedade de sonoridades diferentes, desde coisas que eram mais esparsas até pesadamente dobradas. Eu apenas continuo com o trabalho neste momento. É o que a música precisa e tento não pensar muito nisso. Nos primeiros cinco álbuns, cada faixa tinha que contar de uma maneira diferente e esse era o foco da minha atenção. Agora é muito mais sobre as músicas e o corpo do trabalho como um todo.

"Bullet The Blue Sky" é outro grande exemplo de como uma linha de baixo hipnótica pode criar uma música verdadeiramente poderosa. É uma pista muito experimental, nesse sentido…

Essa é uma música muito interessante porque é quase um groove de uma nota que dura de seis a oito minutos sem mudar. Por alguma razão, seja qual for a localização da batida e como ela cai ou repousa sobre si mesma, ela nunca se desgasta. Novamente, é uma daquelas coisas em que você não pode realmente analisar por que funciona, apenas funciona.
A ideia veio de Larry tocando uma parte específica da bateria e eu tenho a tendência a escolher um ritmo fora da batida para eu empurrar. Gosto de tudo que é eterno, coisas que você pode ficar ouvindo de forma hipnótica. Muita dance music também tem. E "Bullet The Blue Sky" tem isso: você pode entrar nesse mantra sem ser pego em muitas mudanças musicais ou de acordes para quebrar esse feitiço. Deixa você neste transe constante.
Além disso, por causa de onde o baixo está sonoramente – é muito para a frente – meu som de baixo nessa faixa é um dos meus favoritos de todos os nossos discos. É o tipo de som com o qual gosto de fazer a passagem de som porque sempre sei onde estou com ele. Sempre que ouço o som do baixo em uma sala, posso dizer qual é a acústica dessa sala.

Muitos diriam que "With Or Without You" é uma das melhores canções já escritas. O que você lembra dela sendo formada?

Tínhamos essa visão de que queríamos fazer algo bem diferente do que estava sendo tocado nas rádios americanas naquela época. Em meados dos anos 80, era muito rock de guitarra meio americano e estávamos muito longe disso. Os novos sons com os quais as pessoas estavam tocando eram com o baixo na frente, e Edge encontrou esse tom de guitarra infinito - que continha muito pouco acordes. Suas partes eram todas atmosféricas e sustentadas. Então coube ao baixo derrubar aqueles quatro acordes e tudo sobre a sonoridade do que tínhamos conosco.
Eu tinha um pequeno baixo Ibanez que ganhamos anos antes da Ibanez. Nunca o toquei em nada porque tinha muito low-end e nenhum mids, o que significava que não funcionava em nada. Mas para essa faixa, queríamos esse tipo de som de baixo e acabei usando o Ibanez. Eu realmente gosto de ouvir essa faixa desde então porque eu posso ouvir aquele baixo.
É a única faixa que gravei com ele, embora Edge possa tê-lo usado em "40" quando tocou o baixo nela. Tem uma personalidade real. As pessoas sempre me perguntam: 'Como você conseguiu esse som?' pensando que era de um Fender, mas na verdade era esse estranho Ibanez!

"New Year's Day" é outro favorita ao vivo que parece agradar a todos e se comunicar em um nível humano incrivelmente universal…

Sim, e é outra em que a bateria foi uma grande inspiração. Larry começou fazendo a batida com aqueles pedais duplos no bumbo. Na época, eu ouvia muita música pop. Tinha um grupo chamado Face que tinha essa faixa "Fade To Grey" que eu ouvia muito no rádio. Tinha tipo de baixo interessante. Sempre gostei da simplicidade dessas ideias porque no fundo sou minimalista. Eu sempre quis tocar algo assim.
De alguma forma, entre a batida de Larry e eu querendo tocar algo que quase parecesse disco, esse ritmo surgiu e se tornou a raiz básica da música. Eu apenas mudei um pouco. Acho que na época era um A para um C e depois um E. Essas mudanças soaram frescas na época.
É engraçado, sequências de acordes entram e saem de uso. Ela tinha essa energia por causa da bateria de bumbo de Larry, e então Edge colocou essa grande parte cristalina do piano. Foi assim que nasceu "New Year's Day". É uma faixa que existia lá no norte, na neve, lá no alto das montanhas… tinha que ser "New Year's Day".

Que exercícios e aquecimentos você diria que ajudaram a desenvolver sua técnica? Por exemplo, músicas como "Where The Streets Have No Name" exigem uma boa quantidade de resistência…

Eu acho que é ensaiar, ensaiar, ensaiar! Acho que se estou em turnê, depois do primeiro mês, tudo está acontecendo como deveria e eu realmente não tenho que pensar sobre isso. Mesmo que tenhamos feito quatro ou seis semanas de ensaio, ainda leva tempo para nos acomodarmos na estrada.
Hoje em dia, estou mais interessado em passar para aquela sensação de tempo dobrado das notas à medida que a turnê avança. Isso torna as coisas mais interessantes para mim. Isso é apenas algo que notei pela experiência de fazer e fazer. Não chego a essa velocidade imediatamente após um intervalo. Não é algo que eu ache fácil depois de tocar junto com uma bateria eletrônica. Eu gosto de ouvir a banda e o kit atual. Você encontra esses pequenos espaços e entra neles.

Existe alguma coisa técnica ou estilisticamente que você ainda não explorou como baixista – ainda há montanhas para escalar, por assim dizer?

É uma coisa engraçada. Por anos e anos, eu meio que rejeitei o baixo de cinco cordas e pensei: 'Se você não pode fazer isso em quatro, então não pode ser feito!' Mas agora estou em um ponto em que realmente gosto do low-end que você pode obter deles.
Claro, eles ainda são bestas que precisam ser controladas. É definitivamente uma área que está começando a parecer mais interessante para mim, tentando colocar aquele B inferior em movimento e adicionado à música!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...