PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 15 de março de 2022

Como o U2 salvou a carreira do produtor Jacknife Lee


O produtor de Dublin, Jacknife Lee, estava realmente convencido de que sua carreira musical estava terminada nos anos 2000. Mas tudo mudou com uma oferta de uma das maiores bandas do planeta.
"Até aquele momento eu não estava realmente ganhando dinheiro e estava pensando em parar e conseguir um emprego como cozinheiro na França", ele disse de sua casa em Los Angeles.
"Tínhamos acabado de ter um filho e pensei: 'Isso não está funcionando para mim. Por que não nos mudamos para a França e começamos a morar lá? E então recebi um telefonema do meu empresário dizendo: 'Você gosta do U2?' Eu disse que sim. Ele disse: 'Você pode começar na segunda-feira?'
Foi um alívio porque estávamos completamente falidos. Minha experiência até aquele ponto de estar na música foi pequena, e o fracasso veio logo depois. Eu consegui me manter trabalhando na música sem ter que fazer mais nada. Eu fiz música de TV, música de TV infantil, coisas assim também".
Apesar de já ter feito sucesso com remixes para bandas como Radiohead e Bjork, Jacknife Lee – que se mudou para Londres em 1989 para fazer sucesso com sua banda Compulsion, que assinou contrato com a gravadora de Bjork, One Little Indian – estava absolutamente convencido de que o trabalho secaria.
"E esse era o costume: eu conseguia até The Bends e remixagem, todas essas coisas – mas eventualmente meio que fracassei. Achei que estava terminado. Não sou pessimista. E Dj-ing, eu não podia mais fazer isso. Não gostei muito de viajar. Sim, o U2 foi muito oportuno".
Garrett "Jacknife" Lee chegou mais cedo para seu primeiro dia no escritório para trabalhar no álbum de 2004 do U2, 'How To Dismantle An Atomic Bomb'.
Ele estava "super ansioso" para começar, mas logo temeu que estava prestes a cair de cara no chão.
"Eles tocaram uma música. Bono disse: 'O que você acha disso?' Eu disse: 'Acho que você poderia colocar um piano ou algo assim aqui''. E ele disse: 'Ok, faça isso'. E eu disse: 'Eu não toco piano'. E ele disse: 'Bem, para que diabos você serve então?!' E eu pensei: 'É a sua banda - você toca'."
Ele pode se dar ao luxo de rir de tudo agora. "Acho que foi um teste", refletiu. No começo era tudo "bastante assustador" conviver com esses quatro ícones da música.
"Eles não sabiam que eu era irlandês até eu chegar lá", disse ele.
Mas as coisas logo se encaixaram.
"É um sistema muito democrático em que quem tiver a melhor ideia é o que estaremos usando", explicou.
"Não há muito ego envolvido na gravação. Eles são muito abertos à opinião de todos. Isso me ensinou muito. Foi uma experiência bastante incrível".
A colaboração com o U2 rapidamente cimentou a reputação de Jacknife Lee, permitindo que ele esquecesse a ideia de precisar cozinhar para colocar pão na mesa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...