PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 4 de março de 2020

Richard Jobson e The Edge em um papo explicam "The Saints Are Coming"


2006. No final das gravações com o Green Day no Abbey Road, The Edge ligou Richard Jobson para convidá-lo para o estúdio.
Foi Jobson, quase três décadas antes, como um membro de 17 anos da banda escocesa pós-punk The Skids, que escreveu "The Saints Are Coming".
Ele foi ao estúdio ouvir a faixa.
Além de sair com os sete músicos e o produtor Rick Rubin, ouvir a performance de sua música e ser fotografado por Anton Corbijn, Jobson e The Edge conversaram com o U2.COM
Jobson ainda estava bastante surpreso com a estranha mudança de eventos. Na verdade, ele não acreditou que fosse Edge, quando recebeu um telefonema perguntando sobre "The Saints Are Coming":
"Pensei que fosse um dos meus companheiros irlandeses que estava me enrolando, realmente achei!"
"É verdade, ele simplesmente não acreditou em mim", acrescenta Edge. "Eu estava dizendo: 'Aqui é o Edge do U2' e ele estava dizendo 'sim, sim, sim ...'
No Abbey Road, com as duas bandas na sala, ele falou sobre.


U2.COM: Edge disse que "The Saints" tinha uma ressonância que ele estava procurando quando pensava no U2 e no Green Day tocando uma música para a reabertura do Louisiana Superdome.

RJ: É sobre a morte do pai de alguém, sobre como um jovem, lutando para obter uma noção de si mesmo, perde alguém que ele não sente que realmente conhecia. E é sobre como ele os quer de volta. É a ideia de telefonar para o seu pai e ele não atender, você quer que ele fale com você e ele não vai voltar ... é apenas a tristeza disso. Mas também há muitas metáforas na letra que se tornam incrivelmente pertinentes ao que o Edge está fazendo com essa faixa agora ... sobre essas pessoas não respondendo a uma tragédia e também a metáfora de inundações e pessoas se afogando, é incrível, quase assustador !

Edge: É por isso que isso soa verdadeiro em minha mente.

RJ: Depois da ligação com Edge, eu tive que baixar a música porque não a ouvia há muito tempo e não tinha muita certeza do que ele estava falando. Você sabe que eu estava realmente muito emocionado ouvindo novamente depois desse tempo. Os Skids não eram uma banda grande, apenas uma banda pequena, e eu ocasionalmente desprezei esse grupo e, no entanto, a coisa incrível - para mim pessoalmente - do que o U2 fez com o Green Day é capturar a beleza e a raiva da canção e validá-la. Uma coisa realmente especial. Para mim isso coloca os Skids em um novo contexto.

U2.COM: Você se lembra de escrevê-la?

RJ: Eu escrevi "The Saints Are Coming" entre os 16 e os 17 anos, acho que tinha acabado de completar 17 anos, no meu aniversário, e era uma música muito corajosa em alguns aspectos. Lidou com emoção crua. Éramos crianças de uma comunidade da classe trabalhadora no leste da Escócia, onde você não deveria demonstrar sua emoção. Acho que tivemos um momento difícil, minhas letras foram chamadas de pretensiosas e esotéricas, mas eu estava apenas vestindo as metáforas - era difícil ser tão sincero sobre suas emoções em uma sociedade patriarcal e masculina. Você teve que vestir suas músicas. As palavras estão todas escondidas, mas todas têm uma ternura, eu acho.
Para mim, a música era sobre raiva e quando ouvi o jeito que o U2 e o Green Day a trataram, uau, foi o que eles fizeram com ela. Eu me perguntei se eles poderiam ter uma qualidade mais etérea, mas eles ficaram com raiva e acho que a versão deles mistura os dois.

Edge: Nós realmente queríamos capturar um pouco desse veneno.

RJ: Sim, o veneno está aí, essa ideia de que você pede ajuda e ninguém vai chegar até você, essa é a mensagem principal ... essa é a minha opinião sobre a interpretação de qualquer maneira.

U2.COM: Você ainda está surpreso com essa estranha reviravolta do destino musical?

RJ: Para ser sincero com você, se você me ligar amanhã, eu vou tagarelar e tagarelar! Eu estou absolutamente ciente de quem o U2 e o Green Day são no rock'n'roll e que eles estão fazendo uma música desse pequeno grupo conhecido do leste da Escócia, escrita em 1978. Essa é uma grande pergunta para mim e eu não sei a resposta ... exceto que é uma coisa maravilhosa, porra!

U2.COM: Como foi ouvir a versão deles sendo reproduzida agora?

RJ: Esse foi um momento muito emocionante, porque é uma música muito emocionante para mim e, portanto, você deve enterrar com você para não se envergonhar. Mas sou fã do U2 e sou desde os primeiros dias e adoro o fato de que eles são uma das únicas bandas de rock'n'roll - se não a única - que conseguiram evoluir, criar novas ideias, sem nunca manchar seu livro. Minha filha de quatorze anos é fã de ambas as bandas e, para ser sincero, estar no estúdio em uma fotografia com eles agora ... Eu me senti como uma mosca zumbindo em volta da bunda da vaca e eu estava esperando a cauda me espantar para longe! Essa é uma analogia muito ruim, mas eu realmente estava esperando a cauda me levar embora!

U2.COM: The Skids se separaram em 1982, mas você conhecia a música do U2 muito cedo.

RJ: Eu os vi muito cedo, mas nesses primeiros anos nunca tocamos com eles. Eu segui a carreira deles e eles sempre tiveram essa química ... mas você sabe, ouvindo-os agora e estando naquele estúdio, eu não tinha muita saudade de estar em uma banda de rock'n'roll novamente. Eu encontrei o que faço no filme. Embora seja interessante ver com o lançamento disso se haverá algum tipo de revisão sobre The Skids ...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...