PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 23 de março de 2020

Paul McGuinness comenta sobre os livros lançados sobre o U2


Houve dezenas de livros do U2 ao longo dos anos, mas um dos primeiros a causar impacto foi 'Unforgettable Fire', de Eamonn Dunphy.
Paul McGuinness: Eu conhecia Eamonn como jornalista por sua escrita esportiva e lembro-me de sugerir que ele escrevesse sobre a minha banda.
Eu fui até ele primeiro para cobrir o show do U2 em Milton Keynes, em 1985, e como sabíamos que haveria livros sobre o U2, com cooperação nossa ou não, decidimos cooperar com ele no seu.
Houve algumas críticas a ele - mas não foi autorizado, não controlado editorialmente por nós e ele escreveu de seu jeito. Naquela época, era muito melhor do que algo que poderia ser considerado hagiografia, algo que parecia um trabalho interno.

Nos anos 90, veio um dos melhores livros do U2, 'At The End Of The World', de Bill Flanagan.
Paul McGuinness: Capturou a banda em um momento muito interessante com a ZOO TV e os dois álbuns, 'Achtung Baby' e 'Zooropa'. Novamente, não era um trabalho interno, ele pegou sua própria opinião e a expressou. Ele ficou sob a pele deles - e a minha, na verdade!
Existem muitas biografias assustadoras do showbiz nas quais você quer bater no assunto, porque não aprende nada que ainda não conhece e tudo é claramente dirigido pelo assunto, mas o livro de Bill foi excelente.

Existe um livro sobre a banda que dê para voltar nele várias vezes?
Paul McGuinness: O livro que eu realmente gosto é o que eu uso como referência o tempo todo, o volume 'U2 Live' original pelo escritor holandês Pimm Jal de la Parra, alguém que fez um enorme serviço na coleta desse arquivo.
É algo que carregamos na estrada e quando tocamos em uma cidade que tocamos pela primeira vez há 25 anos, é extremamente útil verificar em que local tocávamos na época ... em Milwaukee ou Berlim ou em qualquer lugar e que músicas estavam no setlist.

Há também o livro 'U2Show'.
Paul McGuinness: Diana Scrimgeour produziu um livro muito bom sobre a evolução do U2 como um show ao vivo. Ela era bem conhecida pelo nosso pessoal de produção. Ela foi capaz de mostrar como os shows são concebidos, organizados e temáticos com o disco atual. Gosto do livro dela, porque destaca como o U2 sempre teve carreiras paralelas como artistas de gravação e intérpretes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...