PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

The Edge conta a origem da composição de "Van Diemen's Land"


"Van Diemen's Land" é uma letra que The Edge escreveu sobre John Boyle O'Reilly - um irlandês enviado à servidão penal na Austrália, que acabou sendo editor de um jornal em Boston nos Estados Unidos. 
Além da letra, The Edge gravou o vocal principal da canção, que foi lançada em 1988 no disco 'Rattle And Hum' do U2.
Ele revela: "Eu escrevi, mas ... escrevi quase como um exercício. A história é: eu estava com minha esposa e estávamos levando as crianças para o vale de Boyne e olhando para aquela área onde há tantas tumbas megalíticas - Newgrange é a mais famosa, mas há duas: uma em Dowth e Knowth. E elas não foram desenvolvidas para os visitantes, então elas são ... você pode vê-las de fora e elas também são fascinantes, embora você não consiga entrar na própria passagem. 
Então, eu estava lá e acho que ... na verdade, me confundo entre as duas, mas uma delas tem um orfanato do século 18 anexo, que neste
ponto estava fora de uso. Mas na parede estava uma placa em homenagem a John Boyle O'Reilly dizendo que aquele era o lugar onde ele cresceu. 
E eu li a placa que descreveu este escritor-ativista que escreveu panfletos em protesto contra os maus tratos do povo irlandês pelos britânicos, e como ele foi preso e acusado de algum tipo de traição e condenado a servidão na Austrália, e foi enviado para Van Diemen's Land. 
Então li um pouco mais sobre ele e fiquei muito inspirado por esse personagem - ele foi para Van Diemen's Land; depois de alguns anos foi capaz de escapar e finalmente fez seu caminho para Boston; acabou sendo o editor do The Boston Globe, e teve uma vida muito longa e carreira como jornalista respeitado em Boston.
Mas ele foi um dos primeiros ativistas sociais, na verdade, e isso mostra, eu suponho, que realmente fizemos progressos: não estamos mais prendendo dissidentes e enviando-os para as colônias. Então, por um lado, ele foi uma inspiração e por outro lado, foi meio que um pouco de consolo e dizer: bem, ok, pessoas como John Boyle O'Reilly eram aqueles que meio que pagaram o preço pessoalmente para criar progresso, mas agora estamos vivendo em um mundo que realmente se beneficia de seu protesto, de suas tentativas de denunciar a injustiça e falar a verdade ao poder. Portanto, há progresso, há um razão para continuar fazendo isso ... como eu disse, cada geração avança um pouco e ele era apenas um personagem pelo qual fui realmente tomado".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...