PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 8 de agosto de 2021

60 Anos de The Edge - Parte I


The Edge completa hoje 60 anos de idade!
Ele nasceu David Howell Evans, filho de pais galeses e cresceu em Dublin. 

"Lembro-me de ser provocado por meus amigos irlandeses por causa de certos sons de minha voz que eram claramente diferentes. E isso tornou-se uma coisa meio inconsciente, soar como meus amigos e pertencer - me sentir parte da gangue. 
Então, até hoje, eu tenho um tipo de sotaque muito estranho que é difícil de definir. Quer dizer ... eu mesmo nem conseguia descrever.
As pessoas pensam que é muito irlandês, mas não é tipicamente irlandês. Mas nem é ... não há nenhum indício de galês nele também. Meu pai passou muito tempo em Londres quando criança. Então ele realmente não tinha um forte sotaque galês, mas minha mãe tinha. Então eu era apenas um garoto maluco confuso a esse respeito".

"A música era algo - música e ritmo eram duas coisas pelas quais eu era fascinado desde muito jovem. E eu me lembro de tocar nas latas de biscoitos ao som da música na TV. Esse era o meu interesse. Quero dizer, não que a música fosse particularmente interessante, mas adorei a sensação de tocar junto e criar ritmos em tempo com a música que estava tocando. Eu era muito novo, provavelmente você sabe, três anos, quatro anos de idade. E eu acho que ouvir, ouvir, com certeza, era algo que eu fazia atentamente desde pequeno. E eu estava acostumado a imitar sotaques, fiquei fascinado por eles. Eu - como uma criança - iria divertir meus pais e meu irmãos fazendo sotaque australiano ou americano, sotaque londrino ... Fiquei muito interessado em saber como eles todos eram diferentes. E sotaques de Dublin - quero dizer, se você já passou algum tempo em Dublin, distrito por distrito, os sotaques são tão variados e fascinantes, e uma palavra, como a palavra laranja, você sabe, dependendo de que parte da cidade você ia, variava o sotaque. Quero dizer, uma grande variedade de pronúncias de uma palavra tão simples: que sempre me fascinou".

"Minha mãe foi criada na Batista e meu pai na Presbiteriana, mas não havia nenhuma Igreja Batista em um raio de cinco milhas em Dublin. Então, eles optaram por se juntar a congregação Plesbiteriana. Houve uma diferença marcante. Eu mesmo percebi quando era criança, porque quando voltávamos ao País de Gales, como fazíamos ocasionalmente, íamos à igreja do meu pai - aquela que ele frequentava quando era criança. A diferença era ... o grau de - eu diria - alegria e engajamento; a música em si era tão inspiradora, então você ia para a Capela galesa. Em Dublin, foi uma experiência muito mais seca e não gostei muito, para ser sincero. Eu sei que a igreja passou por diferentes fases - acho que ultimamente, tornou-se muito mais alegre e menos seca, mas não achei inspiração, de fato, não estimulou nenhum interesse. Na verdade, não desenvolvi uma fé por meio da igreja. De maneiras que você pode dizer que eu estava um tanto vacinado contra a fépor minhas primeiras experiências na igreja. Eu pensei que sabia do que se tratava e eu apenas não me conectei com isso.
Eu acho que provavelmente também estava ciente de um tipo de sectarismo moderado que estava acontecendo, porque quando você é uma criança crescendo você está apenas interessado em oportunidades sociais - você está interessado em quem são os garotos legais na rua, então eu estava totalmente cego para as questões sectárias socialmente - nunca foi um problema. Mas quando eu ia para os nossos cultos na igreja, eu poderia dizer que era como um pequeno grupo - um pequeno gueto, de certa forma - e todos pareciam iguais. A mesma mentalidade, mesmo modo de vestir, atitudes semelhantes. E isso realmente não me atraiu. Devo dizer que encontrei muitas outras pessoas mais divertidas e muito mais cheias de vida, todo o tipo de cena. E então sim, foi uma experiência divertida encontrar o seu lugar crescendo ... identidade e pertencimento eram coisas que eu sempre tive que lidar com. E tentar navegar sozinho, para tentar encontrar as respostas sobre quem eu era e como poderia me conectar com este lugar em que eu estava vivendo".

"Eu acho que a música encontrada nas igrejas poderia ser incrivelmente poderosa e afetando e falando muito mais eloqüentemente da fé dos paroquianos do que qualquer outra coisa. E parecia ... ali um lado de uma expressão celebrativa e exaltante da fé, e então, neste outro contexto, uma espécie de uma expressão muito severa e triste. E eu simplesmente não conseguia me conectar com uma, mas a outra era fascinante. E novamente, o ponto de entrada - era a música e o canto. E, na verdade, me lembro de Bono compartilhando comigo uma história de quando ele tinha provavelmente cerca de 15 anos de idade, estava de férias no País de Gales e foi em uma manhã de domingo à capela e foi soprado longe pela música, pelo canto. E ele juntou-se com gosto. E ele se lembra de que uma das primeiras afirmações dele como um cantor ocorreu ali mesmo, quando as pessoas na fileira à sua frente se viraram e colocaram os polegares para cima enquanto ele estava cantando alto! Mas ... a música para mim foi fundamental, definitivamente fundamental".

"Tudo o que posso dizer é, na minha vida absolutamente, música tem sido uma maneira de receber e compartilhar emoções profundas que eu não poderia transmitir de outra forma. Outros artistas têm inveja de como a música possa ser poderosa e eu entendo isso, porque ela tem a capacidade de comunicar emoções profundas. E eu penso que é - do ponto de vista antropológico - provavelmente anterior à linguagem. E parece acionar partes do cérebro que estão além do lobo frontal racional - esse tipo de cérebro consciente - parece ir para o subconsciente; parece estimular uma parte diferente do cérebro. E eu acho que há estudos feitos sobre essa base, que ilumina outras áreas.
Então, ainda estou descobrindo, sabe, sinto que não há fim para o que você pode aprender e descobrir sobre isso.
Mas parece ser uma forma que revelará o músico e o cantor, revela-os em suas expressões. E então, você sabe, o tipo profundo de dor emocional da experiência de uma pessoa é evidente em sua música, a alegria - também o desafio comemorativo - é evidente em sua música. E então não é - eu não acho que seja um acidente que algumas das músicas mais evocativas e poderosas vem, por exemplo, de afro-americanos, que passaram por essas lutas de gerações, e sua música é tão poderosa, porque a mensagem do evangelho e a mensagem da Bíblia, se você cresceu em uma família afro-americana, é muito mais vital. E você sabe a história do Êxodo e as palavras de Cristo significam muito mais. E eu acho que isso transparece em suas músicas".

"Bem, acho que há muito tive de aceitar que a religião era falha; que sempre que as pessoas tentam explicar o inexplicável, expressa o inexprimível de alguma forma formal, baseada em regras, e sempre terá deficiências. E assim, uma vez que você aceita que não existe uma persuasão religiosa perfeita, não existe uma teologia perfeita, não existe nenhuma expressão perfeita dessas ideias, então eu acho, você pode começar a olhar para isso como: bem, qual é a melhor, qual é a mais apropriada? E acho que tudo se resume às pessoas. Então, para mim, sou completamente agnóstico quando se trata da questão de qual é a melhor forma de religião e fé. Eu encontro grande sabedoria e grande percepção em todas as formas de Cristianismo, no judaísmo, no budismo. E eu acho que a busca parece ser (até agora na minha experiência) semelhante - e sobre o propósito, a fé muçulmana também - a tentativa semelhante de alcançar algo além de nós: um poder maior, mais alto, algo do divino.
Estou apenas aberto, encontro alguém que acredito que está perguntando certas questões e tem sabedoria a oferecer e ficarei feliz em aceitar conselhos e bênçãos de alguém de qualquer religião, se eu acreditar que eles têm esse dom para me dar. Essa é a minha situação atual, e tenho estado fora da religião organizada por anos, mas ainda me considero um buscador. Eu me considero um cristão, mas eu também tenho que salientar que Jesus era judeu,, então talvez eu devesse ser capaz de alegar ter essa crença também. Há tantas sobreposições que acho que se torna ridículo ter que se ater a uma maneira de pensar e ver o escrituras e não se permitir obter insights de todas as fontes".
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Unknown disse...

QUERO DESEJAR SAUDE PAZ E VIDA LONGA A ESTE GRD. MUSICO QUE DOMINA MUITOS INSTRUMENTOS NOS CLIPES QUE VEMOS DO U2,QUE BANDA EXTRAORDINARIA SOU MUITO FÃ,POIS CANÇOES QUE FALAM DE FÉ E ESPERANÇA ,NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A HISTORIA DA HUMANIDADE.

Unknown disse...

Em busca de Deus .....e ser feliz da sua maneira.....Somos todos ungidos do Espírito Santo....o importante é continuar com esta busca.

Marco Souza disse...

Parabéns , você é exemplo de ser humano fazer parte da melhor banda de rock de todos os tempos e conseguir transmitir a palavra através da música !! Isso é don Divino !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...