PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 8 de agosto de 2021

60 Anos de The Edge - Parte II


The Edge completa hoje 60 anos de idade!

"Acho que crescendo na Irlanda, obviamente, The Troubles e as questões do nacionalismo e do sindicalismo sempre estiveram presentes. E eu acho que todos nós da banda, todos nós sentimos instintivamente que recorrer à violência sempre seria um fracasso: um fracasso no presente e um fracasso no futuro. E o pensamento de que você justificaria levar alguém a vida de outra pessoa baseada na sua ideia - isso não é ... não tem apoio democrático. É como se você estivesse impondo sua ideia por meio de violência em uma comunidade. Simplesmente ... para nós, sempre pareceu muito errado.
Acho que ainda gostaríamos de nos agarrar a essas convicções: que as ideias têm de servir às pessoas. A ideia de que ... que elas são a maior prioridade e que as pessoas podem ser sacrificadas por aquelas ideias, discordamos veementemente. E às vezes era difícil, porque eu acho que se você entrar nas minúcias da política na música, para algumas pessoas, você está cruzando uma linha e isso incita algumas pessoas a se afastarem.
E lembro-me de uma ocasião, logo depois de gravarmos o álbum 'War', que tinha a música "Sunday Bloody Sunday", na primeira vez - acho que o álbum nem tinha sido lançado ou tinha acabado de ser lançado, tocamos em Belfast e, obviamente, estávamos um pouco nervosos por tocar "Sunday Bloody Sunday" em Belfast. Então Bono, sem dizer qualquer coisa para nós antes, apenas pegou o microfone e disse: "esta próxima música não é uma música de rebeldia, mas apenas quero dizer que se vocês não gostarem, nunca tocaremos ela novamente. É chamada de "Sunday Bloody Sunday"". E o lugar parou. Mas vimos 10 pessoas saindo - imediatamente, se virando e saindo, e percebi: uau, ok, a música pode causar uma divisão, especialmente quando você vai falar sobre e rejeitar aquelas ideias que fazem parte da identidade das pessoas, você sabe, é difícil.
Recebemos muitas resistências - você sabe - dos nacionalistas linha-dura durante aqueles anos, porque acho que estávamos provavelmente custando-lhes apoio, custando-lhes doações de irlandeses-americanos que pensavam que a luta ainda era a mesma luta que sempre existiu. E a gente só dizia: não, não é, não é".

"Acho que sempre há um risco, sim. Lembro-me de algumas ocasiões - apresentamos "Mothers Of The Disappeared" em Santiago, no Chile. E trouxemos algumas das madres para o palco e lhes demos um momento para serem reconhecidas pela multidão. E, novamente, você sabe, havia grandes seções do público que realmente não apreciaram isso - eles pensaram que elas não deveriam ser lembradas de sua existência. E eu acho que nós, nós pensamos sobre arte, suponho que seja algo que tem que ter uma certa dosagem, uma certa substância, e a política é apenas parte disso, sabe? Política, religião, sexualidade; tudo tem que estar lá porque se você não fizer isso - eu não sei - falta a capacidade de se conectar com as pessoas e, com sorte, provocar perguntas. E a arte, eu acho, é - tem que ser - confrontadora. Quero dizer, todos os artistas que nos inspiraram entenderam e sabiam disso ... pessoas como John Lennon, Bob Marley. Todo o movimento punk rock foi basicamente uma espécie de declaração política, mas vimos o aspecto da justiça social, então realmente nos solidificamos com isso.
Eu penso algo sobre a Irlanda, talvez seja porque somos um pequeno país, portanto, forçados a olhar para o mundo, e com a nossa história de ter sido colonizado, ele nos dá uma perspectiva ligeiramente diferente sobre justiça social, e os irlandeses foram os mais incríveis doadores para causas de caridade na África, particularmente. Então a generosidade dos irlandeses estava lá, houve algo - se conectou profundamente em um nível emocional, de injustiça. E nós certamente, nós herdamos isso, eu diria que é algo que poderíamos definitivamente apontar para a sensibilidade irlandesa como sendo responsável por isso. Quero dizer, quando nós primeiro descobrimos a Anistia Internacional, foi através de amigos na Irlanda, e eu acho que o Live Aid e Bob Geldof - que me parece ser uma expressão muito típica da maneira irlandesa de ver o mundo.
A tecnologia fez conexões que igualaram a sociedade em todo o mundo. Obviamente, estou falando agora de uma espécie de sociedade ocidental conectada. Mas voltando no tempo quando estávamos começando como uma banda, certamente não era o caso. Quero dizer, é difícil explicar para uma corrente geração como foi crescer na Irlanda no final dos anos 70 e nos anos 80. E realmente foi uma espécie de posto avançado da Europa. E você sabe, também tivemos a América, que de certa forma era como ir para Marte, mas era pelo menos algo que você conhecia através da televisão. Mas foi muito diferente. A Irlanda naquela época era muito, muito isolada e muito diferente do que é agora".

"Existem críticas válidas dentro das coisas que foram escritas sobre nós. E pessoalmente, quero saber, quero aprender, quero ser melhor, eu quero melhorar. Portanto, estou aberto a qualquer coisa que seja válida. E então há coisas que nasceram de um lugar diferente - é não é uma crítica genuína, ela vem apenas de uma tentativa de rebaixar e rejeitar e, você sabe, é muito fácil de sentir
o espírito do que você está lendo e ouvindo e você apenas tem que ser seletivo e tentar ser tão honesto quanto você pode ser. E se a crítica for precisa, você sabe, leve isso em consideração".

"Acho que sou - por natureza, um otimista cauteloso. Eu definitivamente não acredito em um tipo de ingenuidade, 'tudo vai dar certo
por sua mentalidade'. Eu acho que você tem que estar atento, e você tem que estar engajado e você tem que forçar a mão rumo à justiça e ao progresso. Acho isso importante, mas estou otimista e acredito que a esperança é fundamental, porque sem ela, não há incentivo e inspiração para a ação. Agora eu acho que algumas das maiores preocupações são ambientais. Acho que vimos - infelizmente com a COVID-19 - esses problemas escapando das manchetes, mas eles estarão de volta à frente e ao centro assim que a COVID-19 estiver para trás de nós. Mas acho importante manter a esperança diante de, particularmente aqueles desafios que agora parecem ser uma causa perdida; você sabe, se você ouvir a narrativa vindo do órgão ambiental, parece que agora eles perderam a visão esperançosa. E eu acho que isso é uma
vergonha, acho que deveríamos estar tentando encontrar mais soluções do que apenas apontando os problemas. E esse é o equilíbrio: é preciso ser real, é preciso ser honesto e verdadeiro. Mas acho que perder a esperança é permitir o desânimo assumir. E acho que é isso que não podemos permitir que aconteça - temos que motivar e inspirar ação. Acho que é aí que o U2 geralmente tenta se engajar em algo esperançoso e positivo e em direção a uma solução".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...