PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Bono: Além Dos Salmos


David Taylor, um professor assistente de teologia e cultura do Fuller Theology Seminary, compartilhou na Orcas Island Community Church  uma entrevista sobre o filme 'Salmos' que ele fez com o pastor Eugene Peterson, autor de 'The Message', tradução da Bíblia, e Bono. David respondeu perguntas e compartilhou mais sobre como o projeto surgiu. Este projeto, com 18 meses de construção, foi inicialmente lançado em abril de 2016.
Quando David foi perguntado: "Qual era o seu propósito em prosseguir com o projeto?", ele respondeu.
"Eu tinha dois objetivos. Primeiro, queria homenagear Eugene e Bono e garantir que eles se sentissem bem. Bono teve um afeto e admiração por Eugene ao longo dos anos, e Eugene respeitou o U2 ao longo dos anos. Antes disso, eles só tiveram a chance de se encontrar uma vez, em 2009. Bono sempre quis se conectar mais com Eugene, então eu sabia que isso era algo que ele apreciaria - encontrar-se com Eugene de uma forma relaxada, não intensificado, ambiente não público.
Em segundo lugar, minha esperança era que, como resultado de assistir a esta conversa filmada, o público fosse inspirado a ler e orar os próprios Salmos, para encontrar Deus por meio deles. E acho que é isso que Eugene e Bono gostariam: que qualquer pessoa que assistir a isso faça o mesmo. Como Paulo, eles diriam: "Assim como recebi e encontrei boas notícias aqui, que outros também o façam"."
Em 2017, o estúdio Fuller disponibilizou cinco novas entrevistas em vídeo entre Bono e David Taylor.
A série foi chamada de 'Bono e David Taylor: Além dos Salmos'.
"Foi Bono, refletindo sobre sua conversa anterior com Eugene Peterson em Montana, que pediu mais tempo para expressar o quanto os Salmos o influenciaram", explicaram os produtores.
Durante as entrevistas, Bono e Taylor compartilharam mais ideias sobre os Salmos, composição, honestidade na arte cristã, vida e morte, justiça e muito mais.
Em um dos vídeos, Bono disse que tem olhado para diferentes tipos de Salmos e todos eles "têm utilidade", então ele se pergunta "por que não consigo encontrá-los na música cristã?".
Quando questionado sobre quais Salmos seriam bons para alguém que não tem fé cristã ou conhecimento bíblico, Bono disse: "Salmo 82 é um bom começo. Defender os direitos dos pobres e dos órfãos. Seja justo com os necessitados e desamparados. Resgate-os do poder de pessoas más. Veja, isso não é caridade, isso é justiça".
Bono "adora que os Salmos tenham isso". Ele também falou sobre os Salmos 9 e 12: "Eu irei porque os necessitados são oprimidos, eu lhes darei a segurança que desejam", citou Bono, e acrescentou: "Este é Cristo".
"Nós [U2] temos um palpite de que Deus não se interessa tanto por publicidade. É a arte, mais do que a publicidade, que impressiona o Criador do universo", apontou Bono em outro vídeo.
Ele acredita que "a criação grita o nome de Deus, então você não precisa colocar um sinal em cada árvore".
"Quero ouvir uma música sobre o rompimento do seu casamento, quero ouvir canções de justiça, ouvir sobre a fúria da injustiça, quero ouvir uma canção tão boa que faça as pessoas quererem fazer algo sobre o assunto".
Bono enfatizou como a honestidade é importante para "os artistas - ou artistas em potencial - que podem estar ouvindo nossa conversa e não estão expressando o que realmente está acontecendo em suas vidas porque sentem que isso vai dar uma impressão errada sobre eles. Não temos que agradar a Deus de nenhuma outra forma senão sendo brutalmente honestos; essa é a raiz não apenas de um relacionamento com Deus, mas a raiz de uma grande música. Na verdade, é o único lugar onde você pode encontrar uma grande música, qualquer obra de arte, de mérito", disse.
Bono também destacou a relevância e o significado do Rei David, o autor da maioria dos Salmos.
No Antigo Testamento, o Rei se apaixona por uma mulher casada chamada Bathsheba e comete adultério com ela. Para cobrir a gravidez de sua amante, ele traça um plano para matar seu marido, que era um soldado.
"O comportamento de David é alucinante, ele tem uma escuridão dentro dele", diz Bono, mas ele foi perdoado "pela graça e redenção. Os salmos de Davi são marcados pela honestidade", acrescentou.
Bono nunca escondeu sua fé cristã, e suas declarações sobre o assunto foram seguidas com muito interesse nos últimos anos.
Sua mãe, que o levava com seu irmão à capela da Igreja da Irlanda todos os domingos - enquanto seu pai ia à missa na Igreja Católica no distrito de Finglas, norte de Dublin -, plantou a semente da fé que se concretizou durante a adolescência de Bono.
"Bono conseguiu juntar a raiva que alimentava o punk e a compaixão de Cristo. Teve a coragem da denúncia profética bíblica, ao lado de uma visão gloriosa de um futuro de esperança cristã", escreveu o teólogo e jornalista José de Segovia em artigo sobre o cantor.
"Até hoje não ouvi uma canção moderna de louvor com a força de "Gloria" - a primeira canção de seu álbum 'October', que combina uma confissão de impotência humana com uma declaração de exaltação divina", disse De Segovia.
"Virei artista pelo portal da dor (...) Minha mãe morreu no túmulo do próprio pai. Enquanto ele estava sendo sepultado, ela teve um aneurisma. Eu tinha 14 anos", disse Bono em um dos vídeos.
"Comecei a jornada tentando preencher o vazio do meu coração com música, com meus companheiros, meus companheiros de banda. Enfim, a única coisa que pode preenchê-lo é o amor de Deus, é um grande buraco, mas felizmente é um grande amor", acrescentou.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...