PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 24 de março de 2021

The Edge fala sobre efeitos na guitarra: "nunca vou tocar sem eles"


Nascido David Evans, filho de pais galeses (seu pai, Garvin, mudou-se com a família para a Irlanda), The Edge começou a tocar guitarra na adolescência. Os relatos sobre seu apelido variam: seu comportamento, possivelmente - alguns afirmam que é o formato de sua cabeça - mas é aquele que ele mantém (ao contrário de Bono, que silenciosamente parou de listar seu sobrenome como Vox).
As tentativas de prática formal provaram ser limitantes e, portanto, alimentado pela música do Television e Patti Smith Group, The Edge seguiu em frente com sua abordagem então ingênua para a guitarra.
Quando o jovem Evans se viu na mesma sala de ensaio com Bono (que também tocava algo na guitarra), Adam Clayton e Larry Mullen, seu som característico nas seis cordas estava começando a se formar.
"Eu suponho que naquela época eu sabia algumas coisas", Edge disse. "Mas eu não estava muito interessado nisso. Acho que fui muito rápido quando comecei, mas logo comecei a mexer e tentar ver o que eu conseguia fazer".
Por causa da inexperiência da jovem banda (apenas Adam Clayton havia tocado baixo anteriormente em um contexto de grupo), as canções cover provaram ser um problema, e eles foram forçados a enfrentar ao escrever seu próprio material. The Edge usou esse período para aprimorar e aperfeiçoar - o que o mundo logo ouviria.
"Desde o início, me deparei com decisões sobre como deveria me dedicar a guitarra. Certos aspectos do instrumento eram tediosamente técnicos, e acho que você poderia dizer que não estava particularmente interessado em praticar. Você pode fazer as mesmas coisas continuamente todos os dias e, eventualmente, está soando como todo mundo. O que tento fazer - às vezes com grande sucesso, às vezes não - é me desafiar criando um novo conjunto de ferramentas para trabalhar. Os efeitos desempenharam um papel importante nisso".
Na época de 'Boy' em 1980, guitarristas como Andy Summers e Robert Fripp estavam mudando as atitudes das pessoas sobre os pedais de efeitos, tornando-os uma cor necessária na paleta de um músico.
"Minha coisa toda com efeitos é tirar o que eu puder deles, mas ser simples. Nunca vou tocar sem eles, porque eles são uma parte importante do que faço como guitarrista. Eu confio em ser criativo com som. Mas acho que a simplicidade, mais do que a infinidade de possibilidades que certamente está à minha disposição por meio de vários processadores, é onde está. Acho que você pode ficar tão atolado que, no final do dia, terá perdido todo o seu tempo".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...