PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 10 de março de 2021

A entrevista inédita com The Edge em 1986 - Parte III


Voltando aos primeiros dias, que guitarra você usava?

Eu estava usando a Explorer. Steve Lillywhite costumava rir muito, porque ele havia acabado de lançar um álbum do XTC e dizia: "Eles têm todas essas guitarras, então o grande debate com eles foi: Qual usaremos? O Edge só tem uma!" Não houve debate para nós. Era apenas: está afinada? OK, vamos lá! Ele achou isso muito engraçado. A ideia de guitarras para cada som diferente, bem, realmente, a guitarra para mim não era muito importante. Era tudo sobre o que você fazia com o som básico.

Qual é a sua guitarra principal agora?

Estou usando uma Strat '57. Eu nunca pensei que guitarras velhas realmente valiam o dinheiro até que ganhei esta guitarra. Não era muito cara, abaixo de £ 1.000 - algumas daquelas guitarras antigas, você está falando de £ 3.000, o que é ridículo. Então, essa Strat acabou surgindo. Eu realmente gostei de tocar, foi ótimo. Então eu pensei em ver se há algo nessa coisa de guitarra vintage. E devo dizer que é uma guitarra fantástica de se tocar. Novamente, é assim que eu decido sobre um instrumento - isso me inspira? Este sim. Estou usando muito isso e usando muito a minha Strat preta dos anos 70. Eu realmente não uso mais a Explorer.
Eu tenho uma nova guitarra de jazz Yamaha [AE2000], que é fantástica. É como uma grande guitarra jazz ao estilo Gibson, não tem nenhum controle de entonação e ainda toca perfeitamente em sintonia. Cordas flatwound. E este ótimo sistema nos captadores, que realmente funciona bem. Isso me dá uma área totalmente diferente de som na guitarra - para começar, as cordas flatwound têm um som totalmente diferente.
Além disso, usei a guitarra de sustain infinito que Michael Brook desenvolveu. É eletrônica - mas não posso te dizer mais nada, porque as patentes estão pendentes. Sim, é um efeito semelhante a um E-Bow, mas a desvantagem do E-Bow é que ele está ligado ou desligado, enquanto a guitarra infinita oferece todos os pontos médios entre nenhum sustain e sustain infinito. Você pode criar uma situação em que pode ter uma nota que quase morre e depois volta, ou uma nota que você nem bate toda, e apenas emerge muito lentamente.

O que você usa atualmente para seus tratamentos de guitarra?

Eu tenho alguns novos dispositivos Yamaha. Acho que o Rev7 [Digital Reverberator] é mais adequado no estúdio trabalhando em uma mesa do que em um amplificador de guitarra - não parece funcionar tão bem com níveis de guitarra. Foi projetado, eu acho, para funcionar com níveis de linha e é um pouco barulhento para guitarra. O SPX-90 [Processador de som digital] eu uso muito - é um dispositivo fantástico.

Sempre existe aquele equilíbrio entre encontrar algo novo em um gadget e depender demais da tecnologia, não é?

Devo admitir que possuo muito hardware, mas tendo uma atitude extremamente fria em relação a ele, sabe? Se fizer o que deve fazer, ótimo. Se não, bem, não tenho tempo para isso. Não estou interessado em lutar com essas coisas realmente complicadas que deveriam tornar sua vida simples, onde, na verdade, se você realmente examinar, muitas delas acabam fazendo você perder seu tempo.
O número de vezes que estivemos no estúdio e alguém disse: "OK, vamos retirar o sequenciador e faremos esta seção. Podemos editar este pequeno pedaço para que possamos encaixá-lo?" Então, depois de cerca de 20 minutos discutindo como fazer isso, uma faísca brilhante diz: "Bem, como seria se alguém tocasse?" Oh Deus, sim, eu me lembro disso: tocar. Você sabe o que eu quero dizer? Você adquire uma maneira particular de pensar sobre como abordar algo e, se não for muito cuidadoso, entra em uma rotina. Então, pelo lado do teclado, e definitivamente dos efeitos também, tento mantê-lo atualizado e um pouco distante disso, para que eu possa ter alguma objetividade sobre como usar essas coisas.

Como os teclados se encaixam no U2 agora?

Somos uma banda de apenas três peças, e os dois últimos álbuns estão cheios de teclados, então temos um problema aí. Ou trazemos um tecladista para a estrada, ou então vamos aos sequenciadores e fazemos assim. Ao vivo, sim, mas no estúdio também. Originalmente, pensei que deveríamos ter um tecladista, porque simplesmente não gostava da ideia de máquinas fazendo algo que pudesse matar a espontaneidade. Então decidimos, antes da última turnê, no final de 84 e início de 85, que a banda é muito parecida com uma unidade, havia muita química envolvida, para trazer outra pessoa para o palco, exceto por um possível convidado.
Sempre tivemos essa reputação de criar um grande som. Eu não sei o que é um grande som, mas acho que o que as pessoas querem dizer é que é um som que preenche todo o espectro e não é uma abordagem convencional de três peças para uma performance, onde é uma tapeçaria básica de som na qual o vocais vão. Com o U2, é um som muito mais cinematográfico. Para preservar aquele som em 'The Unforgettable Fire', tínhamos que colocar os teclados. Então comecei a olhar para diferentes sequenciadores e formas de trabalhar, e a forma final que decidi foi usar sequenciadores [um Oberheim DSX], mas usá-los da maneira mais simples possível.
Para a maioria das músicas, isso significava, na medida da praticidade, trabalhar, digamos, uma seção de quatro compassos da música e ter o sequenciador para toda a música, trocando-o onde não era necessário - mantendo-o realmente básico. Em vez de ser algo que um músico tocaria, torna-se apenas uma espécie de pano de fundo para o qual os verdadeiros músicos no palco estão se apresentando. E funcionou muito bem.
Mas, como você pode ver, muitas decisões difíceis precisam ser tomadas. E tenho certeza que teremos que tomar as mesmas decisões para esta próxima turnê, porque o álbum em que estamos trabalhando no momento tem alguns teclados nele também. Muitas guitarras também! Vai ser difícil descobrir como colocar esses teclados no set ao vivo sem arruinar algo único, com apenas os quatro membros da banda no palco.

Você tem tocado teclado no estúdio agora?

Eu diria que durante a criação do álbum atual, toquei cerca de metade, porque Eno toca muitos teclados. Quando estamos trabalhando em algo, tendemos a começar com a guitarra e, em seguida, se Brian está lá, ele tende a tocar teclado. Então, Brian também faz alguns. Mas acho que estou ficando cada vez mais interessado no DX7 com o passar do tempo. Não sou tecladista, mas toco teclado. E de todos os teclados que experimentei e tive tempo de trabalhar, o DX7 é o que estou achando o mais estimulante. É muito difícil de usar, difícil de programar, mas acho que você obterá alguns resultados fantásticos se gastar tempo. É meu teclado favorito no momento.

Muitos músicos acham os teclados DX da Yamaha difíceis de programar e acabam usando apenas os presets.

Bem, não é o tipo de teclado que você pode simplesmente sentar e começar a programar imediatamente. Costumo editar sons que já existem, em vez de começar do zero. Mas depois de entender os algoritmos, você começa a ter uma ideia de quais são bons para coisas diferentes, e então você está no meio do caminho. Ainda há muito para aprender. Mas acho que é muito flexível em termos do que você pode produzir com ele.

Que tal os amplificadores de hoje - ainda confia em seu Vox?

O que eu quero de um amplificador é apenas um som inspirador. Eu tenho algumas Mesas Boogies, vários Ampegs e Fenders antigos, mas sim, realmente o AC-30 é aquele que eu sempre volto, porque é tão simples. Você configura e sempre soa bem. Não importa o que você faça, é sempre inspirador. Tenho usado o Vox e temos usado o Boogie. Bono tem usado muito isso, ele tem obtido ótimos sons, sons enraizados, incultos, brilhantes e corajosos. Eu tinha um velho Fender, que explodiu, então não fui capaz de usá-lo.
O que eu gosto em equipamentos geralmente é que eles precisam ser inspiradores. Por exemplo, eu tenho um par de Korg [SDD3000] para delays, e eu diria que os primeiros 5% da execução do botão de modulação são musicalmente interessantes - mas os próximos 95 são um lixo horrível e desafinado que você não pode usar. Por que eles simplesmente não projetaram algo que expandisse os primeiros 5%, e então a próxima metade como o Ridiculous Mode? OK, isso dá a você a maior variação possível, mas quem quer variação? Eu só quero que algo soe bem. Mas achei que aqueles Korgs eram ótimos ao vivo, porque podia programá-los e ter presets.
Mesmo com amplificadores. Você obtém EQs em alguns amplificadores, onde pode produzir um top end incrível - todos esses sons que são absolutamente inúteis. E a maioria desses amplificadores, se você conseguir um bom som deles, é esta pequena seção em algum lugar no meio de uma configuração, e você precisa de todos esses botões bem posicionados. Eu não preciso disso! Eu só quero um amplificador para conectar e soar bem.

É isso que o seu AC-30 oferece?

Exatamente. Você não quer perder tempo tocando. Se você quiser um equalizador extremo ou um efeito específico, você sempre pode trazer um gráfico e mexer com ele e obter um som realmente estranho. Mas geralmente, eu acho, e certamente para mim, o número de vezes que preciso de um EQ extremo é talvez um em 25. E, no entanto, a maioria dos amplificadores parece atender esse um em 25 casos, em detrimento dos outros 24 casos em que você só quer um bom som.

Talvez seja porque a maioria dos amplificadores não são projetados por músicos?

Sim, e isso é como a coisa do equalizador com engenheiros, eles estão sempre arrancando os cabelos dizendo: "Ah, vamos voltar aos equalizadores antigos, eles soavam muito melhor!" Todas essas coisas. E é porque as pessoas ficaram assustadas com as opções e flexibilidade. Não acho que nada que tenha sido realmente útil ou bom tenha saído dessa mentalidade.
Todos os grandes caras do rock 'n' roll saíram de apenas juntar algumas box malucas ou o que quer que parecesse funcionar para eles e trabalhar com isso. Você olha para trás, para qualquer um deles, Chuck Berry, Bo Diddley, todos esses caras, eles não tinham bancos de amplificadores sofisticados. Eles tinham um som que usaram durante toda a carreira. A música deles, todas aquelas coisas antigas, ainda são incríveis. É como se o som fosse secundário. Você aceita que esse é o som. É o que é feito com esse som que é interessante.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...