PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 12 de março de 2021

20 anos do U2 no Slane Castle: Pat Carty da Hot Press se recorda da lendária performance em 2001


Pat Carty da Hot Press se recorda da lendária performance do U2 no Slane Castle em 2001:

"Foi o fim da etapa europeia da turnê Elevation, uma turnê de sucesso em apoio a 'All That You Can't Leave Behind' de 2000, álbum em que o U2 voltou a candidatar-se ao cargo de "melhor banda do mundo" após o erro - para a banda pelo menos - de 'POP' de 1997. Em vez do usual show único no Slane, o clamor internacional por ingressos justificou as duas apresentações, em 25 de agosto e 1º de setembro de 2001.
Por meio da internet, consegui alguns ingressos para os dois shows, embora eles se misturem em um só e em minhas memórias possivelmente se colorem pelo subsequente e altamente recomendado DVD 'U2 Go Home'. Como você sempre faz em retrospectiva, lembro-me apenas do bom tempo e de um espírito de camaradagem bem-humorado entre a multidão. Atacar o U2, Bono em particular, era até então um passatempo nacional favorito, além de discutir preços de imóveis, mas sempre há um senso de comunidade e, sim, vá em frente, orgulho de seus shows, e nunca foi mais tão quanto no Slane.
Esse fervor quase nacionalista foi alimentado ainda mais pela pequena questão do futebol. Você poderia facilmente colocar tudo o que eu sei sobre esportes competitivos, e futebol em particular, em meio selo postal, e ainda ter espaço para este artigo, mas eu estava tão envolvido quanto todo mundo enquanto víamos a bola bater no fundo da rede holandesa na tela de vídeo, nosso dedo médio coletivo no dique, evitando a inundação holandesa, garantindo a vaga da República da Irlanda nos play-offs da Copa do Mundo. Com o maior respeito a Moby, Ash e The Walls, o U2 não poderia ter desejado uma apresentação melhor. Bono, o maior showman - desculpas ao Sr. Phil Lynott de Crumlin - que esta ilha já produziu, sabia muito bem o que ele estava fazendo quando se enrolou na bandeira de três cores e disse à multidão para "fechar os olhos e imaginar ... é Jason McAteer!"
Eu tenho ido vê-los por mais de trinta anos neste momento; eles nunca são menos do que muito, muito bons e, ao lado de Springsteen, eles são os mestres absolutos do tipo de grande show que o universo tinha em mente quando projetou o Slane Castle e seus arredores, mas este foi especial. A imagem de "nossa tribo" pulando para cima e para baixo como uma só durante "Elevation"; balançando aqueles martelos infláveis verdes, brancos e laranja que Thomas Francis Meagher e suas amigas francesas jamais poderiam ter concebido, ficará gravado em meu cérebro enquanto seus neurônios continuarem funcionando.
Mas, a verdadeira razão pela qual esses shows estão entre os melhores que eu tive a sorte de comparecer é pessoal. Bob Hewson perdeu a batalha contra o câncer apenas uma semana antes do primeiro show, e Bono contou a história de seu velho nas duas noites, sobre o excelente tenor que ele era na Coolock Musical Society, dedicando "Kite" à sua memória. Eu tinha perdido meu próprio pai também naquele ano, também para o câncer, então eu senti profundamente pelo homem e o admirei por ter continuado com o show em primeiro lugar. Eu lutei contra as lágrimas quando o solo slide de Edge arranhou o céu noturno: "Quem vai saber quando chegar a hora, não quero ver você chorar, eu sei que isso não é um adeus".
Eu não sou uma pessoa espiritual, de forma alguma, e pode ter sido a bebida, que havia em abundância, mas ali, naquele prado mágico e mítico de Meath - onde a colina desce suavemente até um rio que, presumivelmente, corre para o mar - rodeado por milhares de fãs delirantes do U2, em frente àquele palco em forma de coração, na sombra da casa da família Conyngham, eu senti ... algo. Foi profundamente, inesquecivelmente comovente, e não é por isso que todos nós entregamos nossos corações à música em primeiro lugar? O objetivo era, é e sempre será a alma".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...