PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 19 de maio de 2023

"Eu odiaria pensar que todo mundo gosta do U2 por razões 'profundas' e 'significativas'"


"Primeiro eles abriram minha mente para a música deles. Depois, a música deles abriu minha mente para o mundo" - uma fã do U2

1987. A revista oficial para fãs do U2, chamada Propaganda e editada pelo diretor de iluminação da turnê, é uma publicação bem acabada que apresenta as coisas internas da banda, bem como alguns apelos inesperados à ação política. Publicações de fãs geralmente incentivam os leitores a manter contato com os músicos. A Propaganda os exorta a escrever cartas em nome da Anistia Internacional: "Por favor, escrevam às autoridades federais da Iugoslávia, pedindo a libertação imediata do Dr. Nikola Novakovic e de todos os outros Prisioneiros de Consciência. Escreva para: Presidente da Presidência da Bósnia- Herzegovina... Comece sua carta com 'Vossa Excelência...'"
Eles levam muito a sério sua política ativista liberal, embora tomem cuidado para não serem hipócritas. Adam Clayton fala preocupado com alguns fãs que se voltam para a banda "precisando ser curados", e Bono diz: "Eu odiaria pensar que todo mundo gosta do U2 por razões 'profundas' e 'significativas'. Somos uma banda de rock n roll barulhenta. Se todos subíssemos no palco, e ao invés de dizermos 'Eeei', todo o público dissesse 'Ummmm' ou começasse a rezar o rosário, seria horrível". 
A banda compartilha uma espécie de espiritualidade ecumênica e inespecífica.
The Edge: "Acho que sou cristão, mas não sou uma pessoa religiosa". 
Bono: "Eu me sinto indigno do nome. É um grande elogio. Mas eu me sinto em casa na parte de trás de uma catedral católica, em um salão de avivamento ou descendo uma montanha". 
Larry Mullen: "Sou cristão e não me envergonho disso. Mas tentar explicar minhas crenças, nossas crenças, diminui isso. Tenho mais em comum com alguém que não acredita em nada do que com a maioria dos cristãos. Eu não me importo de dizer isso".
Adam Clayton diz simplesmente que para os jornalistas "a religião era um ângulo fácil, um gancho para pendurar uma história. Todos nós acreditamos nas mesmas coisas, mas não nos expressamos da mesma maneira". 
Isso, junto com os instintos rebeldes inatos de Adam Clayton e o temperamento acelerado, causaram alguma tensão interna, mas que foi resolvida. "Eu estive no deserto por alguns anos, então havia um antagonismo natural dentro da banda que as pessoas perceberam. Agora a espiritualidade contida dentro da banda é igual a todos os membros".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...