PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 30 de maio de 2023

Como Steve Richards recebeu uma ligação para uma gravação do U2 e se tornou um sósia de The Edge


Uma dupla movimentou a entrada da estação de metrô de Camden Town, em Londres, um tempo atrás, ao se reunir com músicos de rua para entoar o clássico "With Or Without You" do U2.
Mais de 50 pessoas registravam com seus smartphones a performance que achavam impensável de duas das maiores estrelas da música mundial junto ao povo. O que poucos perceberam é que o Bono não era Bono de verdade e o The Edge também não se tratava do original.
O imitador de Bono de longa data, Pavel Sfera, e o sósia do guitarrista do U2, Steve Richards, eram os artistas atrás do microfone. Sfera há muito tempo faz brincadeiras com fãs do U2. Até mesmo o fórum do U2 no Reddit chegou a compartilhar vídeos da "passagem do grupo irlandês pelo metrô de Londres".
Sfera disse ao Camden New Journal: "É uma loucura. Cerca de 99% das vezes as pessoas não perguntam se eu sou Bono, elas apenas assumem que eu sou, mesmo quando não estou usando óculos. Sempre me dizem: 'sou um grande fã do U2'. E eu respondo: 'sim, eu também'. As pessoas têm um apego emocional muito forte e eu não quero quebrar esse momento".
Ele tem regras claras de boa conduta com os fãs: "Eu não assino as lembranças das pessoas e não recebo itens gratuitos. Eu nunca sou inapropriado com ninguém porque há um carinho profundo por outra pessoa e eu não sou dono disso".
Por cerca de 30 anos, Steve Richards ensinou atividades ao ar livre, incluindo arco e flecha e arremesso de machado. Mas ser despedido e ter uma estranha semelhança com o guitarrista do U2, The Edge, colocou sua vida em uma direção inesperada.
"Eu trabalho ao ar livre, então no inverno sempre uso um gorro", disse Richards, explicando como ele passou a ser regularmente comparado ao guitarrista de uma das bandas de rock mais bem-sucedidas do mundo.
Seu cavanhaque semelhante ao de The Edge e algumas guitarras o levaram a enviar fotos para uma agência de sósias há vários anos.
Ele recebeu alguns empregos do sósia de David Beckham, que estava no comando, mas a distância e um horário de trabalho agitado significavam que não daria em nada.
Mas isso mudou quando Richards, casado e pai de dois filhos de Warwick, foi demitido em dezembro.
"Eu estava meio aflito, pensando 'oh meu Deus, o que vou fazer agora?' Então, no Natal, tive esse tipo de pânico e preocupação, mas no início de janeiro mudei de mentalidade.
"Pensei: 'quer saber, vou seguir em frente e ver o que o universo joga em mim'", disse ele.
Ele disse que "literalmente dois ou três dias depois" enquanto estava em casa pintando um rodapé, ele recebeu uma ligação do agente sobre algumas filmagens com o U2 de verdade.
"Ele disse 'tenho algo em que você pode estar interessado - acabei de ligar para a produtora do U2. Você está livre por uma semana na próxima semana?'", Steve recorda.
Richards, que não tem permissão para falar sobre os detalhes do projeto, disse que a ligação levou ao "início desta jornada maluca".
Envolvia voar para o exterior e conhecer o imitador profissional de Bono, Pavel Sfera, e trabalhar mais como uma dupla.
Os dois ficaram surpresos com a semelhança um do outro com as estrelas do U2.
"Nós apenas nos demos bem", disse Richards. "Ele olhou para mim e eu olhei para ele e pensamos 'isso é loucura'."




Sfera, um músico experiente da Califórnia, tem sua própria banda de tributo e foi dublê de Bono em algumas ocasiões durante uma carreira de 30 anos.
"Quando Steve e eu nos conhecemos, fiquei chocado porque não vi ninguém que se comparasse de alguma forma", disse ele.
Eles se tornaram amigos e mantiveram contato e quando Sfera foi convidado para ser testemunha e se apresentar em um casamento em Gibraltar, ele ligou para Steve.
Em abril eles se juntaram a um line-up no The Dublin Castle, em Camden.
Richards ficou impressionado com a energia e as ideias deles, mas ao mesmo tempo ficou "petrificado".
"Eu não tocava há cerca de cinco ou seis anos, muito, muito tempo. E então foi como 'aliás, estamos indo fazer um show', ele disse.
"Então foi uma sessão lotada, tive duas semanas para aprender cinco ou seis músicas".
Antes do show, eles caminharam juntos e foram convidados por um artista de rua para cantar uma música. O Camden New Journal relatou que as multidões acreditavam que "o U2 tinha vindo para Camden Town".
A primeira apresentação de Richards foi diante de uma comitiva crescente "pensando que era real", com acordes de guitarra em um pedaço de papel em seu bolso. Eles então fizeram alguns shows improvisados em cafés e lojas.
O nervosismo bateu novamente novamente durante a passagem de som na frente de uma multidão lotada no Castelo de Dublin, enquanto ele se preparava para tocar músicas como "One" e "With Or Without You".
Mas Sfera o ajudou.
"Ele comanda uma multidão muito bem. Então, tive sorte porque só tenho que sentar ao fundo - como The Edge faz - e apenas tocar a música", disse ele.
"Depois daquele show, foi um alívio e uma sensação incrível. Foi uma loucura. Depois disso, pensei que poderia fazer isso".
A nova dupla espera mais trabalhos juntos, com Sfera colocando seu amigo em contato com tutores que podem ajudá-lo a aprender mais sobre a guitarra elétrica e os efeitos sonoros de The Edge.
Toda a experiência, disse Richards, o ajudou a enfrentar seus medos.
"Ainda é meio surreal", disse ele. "Quem sabe onde isso vai dar".


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...