PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Daniel Lanois conta em detalhes como conheceu Brian Eno e como isso o levou a trabalhar com o U2


Daniel Lanois co-produziu (com Brian Eno) o álbum mais vendido do U2 de todos os tempos, 'The Joshua Tree' (1987, mais de 25 milhões de cópias) – e os três seguintes nessa lista ('Achtung Baby', 1991; 'All That You Can't Leave Behind', 2000; 'How To Dismantle An Atomic Bomb', 2004).
Lanois modestamente diz que fez todo um "passo-a-passo", desde quando, quando criança no Canadá, ele usava um gravador de fita comprado em um mercado de pulgas, para gravar a si mesmo e seus amigos fazendo algumas músicas.
"Desenvolvi um pouco de dom para isso", diz ele. E, talvez ainda mais importante, "uma curiosidade sobre isso".
O equipamento melhorou, o jeitinho virou um talento sério e a curiosidade ficou onde estava. Eventualmente (com seu melhor amigo na época) ele construiu seu próprio estúdio e começou a gravar bandas locais. Um deles, os Time Twins, foi para Nova York, onde tocaram a demo que Lanois havia feito, para Brian Eno. Esse foi um dos maiores passos.
"Bem, eventualmente saímos do estúdio caseiro no porão da minha mãe e conseguimos outro lugar em uma cidade chamada Hamilton, que fica perto de Toronto. Ficou um pouco mais sério naquele momento.
Comecei a gravar muitas bandas locais, incluindo duas mulheres chamadas Time Twins; fizemos uma demo muito aventureira. Eles foram para Nova York e conheceram Brian Eno e ele gostou muito da gravação. Então ele ligou e perguntou se ele poderia reservar algum tempo.
Ele veio ao nosso estúdio. Acho que ele gostava que tivéssemos uma mentalidade de cidade pequena, não tão voltada para a carreira como as pessoas em Nova York poderiam ter sido.
Acho que ele estava realmente agradecido por eu estar prestando muita atenção ao que ele estava fazendo e poder ser útil para sua visão.
Ele estava fazendo discos instrumentais, ambient, alguns discos de Harold Budd, algumas trilhas sonoras. Acho que fizemos cerca de meia dúzia de álbuns desse tipo entre 1979 e 1983.
Eu simplesmente amei tudo nele. Ele foi muito generoso. Ele estudou na escola de arte, ele tinha acabado de terminar 'Remain In Light' do Talking Heads, ele trabalhou com Bowie, então ele tinha um conhecimento que eu não tinha. Ele adora compartilhar ideias, explicar como ele faz as coisas; ele era um bom professor. Eu realmente amo tudo sobre ele, até hoje.
Ele foi convidado a produzir o U2 quando eles estavam apenas começando, poucas pessoas sabiam sobre eles, certamente não fora da Irlanda e do Reino Unido.
Brian não estava interessado em produzir ninguém na época. Mas eu disse, vamos pelo menos ouvir a demo. Ouvimos e achei que o garoto tinha uma voz aguda muito legal.
Mas Brian disse: 'Não, não irei produzir'. Perguntei se ele faria uma apresentação, porque eu estaria interessado.
Então fizemos uma visita a Dublin e nos demos bem com os caras. Além disso, é claro, Bono é muito convincente e ele convenceu Brian a fazer isso depois de tudo. Eles obviamente o consideravam um inovador e estavam em um ponto em que queriam encontrar outra dimensão em seus discos.
Já estávamos trabalhando em equipe, e isso estava indo bem. É da minha natureza ser útil, então eu assumi o papel de engenheiro inicialmente. Mas consegui desenvolver um relacionamento com eles. Acho que eles reconheceram que uma pessoa muito musical havia entrado em seu mundo.
Eu sempre estive disposto a lidar com um monte de coisas... então, por exemplo, quando você grava vocais no estúdio, você pode fazer dois, três, quatro takes. Então você monta uma compilação das melhores linhas. Eu era bom nisso, porque eu realmente tinha uma queda por fraseado. E eu não me importava de ficar acordado até tarde da noite montando coisas assim, o que permitia que Brian chegasse de manhã e fosse criativo.
Nesse ponto, certamente percebemos que tínhamos um relacionamento criativo muito especial acontecendo. Quando terminamos 'The Unforgettable Fire', eu disse a The Edge que achava que tínhamos mais a dizer, e ele levou isso a sério.
Eles também convidaram Flood para fazer engenharia, então isso me afastou dessas responsabilidades e pude concentrar meus esforços na sala da banda. Eles perceberam que eu tinha algo a oferecer além da engenharia.
E então Eno e eu tentamos um experimento interessante, fizemos uma produção em dupla. Ele fez uma semana com eles, foi embora. Fiz uma semana com eles, fui embora. Ele voltaria por uma semana, etc. O que era bom nisso era que ele poderia me surpreender e eu poderia surpreendê-lo. E nós dois adoramos surpresas.
Muito cedo tivemos "With Or Without You".
Recebemos esta nova invenção do meu amigo Michael Brook, a Infinite Guitar. Chegou, nós ajustamos e começamos. Edge estava apenas testando e eu disse: 'Por que você não toca "With Or Without You" com ela?'.
Ele fez um take e eu disse: 'Isso é muito bom, por que você não faz outro'. E essas se tornaram as duas partes estratosféricas finais que são um elemento muito grande da personalidade dessa música.
Mas em relação a como a banda estava pronta para alcançar tantos tímpanos, esse não era realmente o meu trabalho. Eu estava apenas nas trincheiras da gravação. Eu nunca soube o que estava acontecendo nos escritórios.
Era uma coisa diferente, porque havia quatro vozes na sala. Mas eu gostei disso, porque eram todos muito inteligentes, jovens.
Tínhamos uma política de que, se alguém fizesse uma sugestão, tentávamos. E então, no final da semana de trabalho, montávamos a fita de escuta principal. Mas sempre tínhamos uma fita B com outras ideias, que talvez tivesse uma jam session, ou um riff ou uma ideia de letra, esses pequenos fragmentos. E muitas vezes elas se tornariam considerações da divisão A.
Mantivemos esse sistema funcionando durante a produção de todos os discos do U2. Sempre tínhamos a fita B surpresa para agitar a imaginação ao ouvir em um fim de semana.
Bono falou com Bob Dylan e disse: 'Tem um rapaz com quem trabalhamos, ele é bem inventivo'.
Naquela época eu tinha meu estúdio montado em Nova Orleans. Eu tinha ido para o sul e estava fazendo um disco com os Neville Brothers chamado 'Yellow Moon'.
Recebi uma ligação de Dylan. Ele disse que estava passando por Nova Orleans em turnê e queria parar e conversar um pouco. Coincidentemente, Aaron Neville queria gravar duas músicas de Dylan nesse álbum, "With God On Our Side" e "The Ballad of Hollis Brown".
Então eu toquei os dois e ele as amou. Eu disse: 'Bem, Bob, se você gosta do que está acontecendo, por que você não volta na primavera, eu terei tudo pronto para você e vamos começar seu próximo álbum ['Oh Mercy']. E foi o que aconteceu".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...